Como ajudar as moças a ter sucesso em suas responsabilidades de liderança

Contribuição de Presidência e junta geral das Moças

  • 12 Julho 2019

Jovens em um acampamento para as Moças de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Artigos em Destaque

  • Ao estudarmos o padrão de liderança do Salvador, por meio de seu exemplo, seremos mais capazes de ajudar as moças a ter sucesso em suas responsabilidades de liderança.

“Oramos para que as moças aproveitem todas as oportunidades como presidências de classe, líderes de acampamento das jovens e membros da classe para estudarem as palavras de Cristo e liderar como Ele liderava.” — Presidência e junta geral das Moças

As presidências de classe das Moças e as líderes de acampamento das jovens têm a sagrada responsabilidade de desenvolver e praticar habilidades de liderança — atributos que podem ser desenvolvidos ao estudarem a vida de Cristo e seguirem Seu exemplo.

O estilo de liderança do Salvador era repleto de convites e oportunidades. Quando o Salvador nos advertiu: “Vem, e Segue-Me”, Seu convite não foi apenas para que ouvíssemos Suas palavras, mas para fazermos o que Ele faria: agir com amor e caridade e levar as pessoas a Ele.

Ao estudarmos esse padrão de liderança por meio de Seu exemplo, seremos mais capazes de ajudar as moças a ter sucesso em suas responsabilidades de liderança.

As seguintes características de liderança foram exemplificadas pelo Salvador:

  • Ouvir

“E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos mestres, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e suas respostas.” (ver Lucas 2:41–52).

  • Notar “o indivíduo”

“E [Zaqueu;] procurava ver quem era Jesus. (…) E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém ficar em tua casa. E apressando-se, desceu, e recebeu-o com alegria” (ver Lucas 19:1–10).

  • Enxergar o potencial divino

“Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais” (ver João 8:3–11). Jesus estava sendo compassivo e pedindo a ela que fosse embora e mudasse. Por meio do poder da expiação de Jesus Cristo, a mudança se torna possível para todos nós.

  • Confiança

“E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no” (ver Mateus 4:18-20).

  • Concentrar-se nos outros

“Ora, Jesus, vendo ali a sua mãe, e o discípulo a quem ele amava estando presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” (ver João 19:25–27).

  • Usar o tempo com sabedoria

Jovens em um acampamento para as Moças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Porém Marta andava ocupada com muito serviço, e chegando, disse: Senhor, não te importa que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, andas ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (ver Lucas 10:38–42).

As moças da Ala Shepard Creek, Estaca Farmington Utah Norte, permitiram que déssemos uma olhada no processo de planejamento do acampamento das Moças deste ano. Ao usarem o exemplo de liderança do Salvador, sua experiência de liderança tornou-se rica em bênçãos e crescimento. As citações a seguir mostram que, ao se aconselharem mutuamente, ouvirem umas às outras, cuidarem do “indivíduo” e amarem umas às outras tal como o Salvador, todas se aproximaram mais Dele.

Rebecca disse: “Acho que é muito divertido planejar e conversar com as líderes e as outras moças sobre o que podemos fazer para tornar o acampamento divertido e centralizado em Cristo. As ideias de todas são importantes”.

“Estou desenvolvendo habilidades que me ajudam a liderar as jovens e os outros adultos”, comentou Alysa. “Aprendi que é importante que todos planejem estar na mesma página e aprendam a comprometer-se.”

Ana afirmou que “fazer parte do processo de planejamento torna a experiência do acampamento mais pessoal”. Ela disse também que “ao nos aconselharmos mutuamente, é importante ouvir a opinião dos outros e fazer planos que ajudem a trazer o espírito”.

Oramos para que as moças aproveitem todas as oportunidades como presidências de classe, líderes de acampamento das jovens e membros da classe para que estudem as palavras de Cristo e liderem como Ele liderava. Essas oportunidades lhes darão um sentimento de pertencimento, bem como aumentará sua capacidade de liderança e autoestima.

Cena dos vídeos da Bíblia que mostra o Salvador caminhando com homens e mulheres antes de pregar o Sermão da Montanha.

Certo dia, Jesus ensinou dentro do barco de Pedro no mar da Galileia. Depois, ele disse a Pedro que levasse o barco para águas profundas e lançasse as redes para pescar. Pedro explicou que ele e os outros estiveram pescando a noite inteira sem pegar nada, mas ele disse que faria como Jesus ordenou. Pedro e seu irmão André apanharam tantos peixes que sua rede começou a se romper. Tiago e João vieram em outro barco para ajudar. Os pescadores ficaram maravilhados. Jesus chamou a Pedro e André para segui-Lo e tornar-se pescadores de homens. Ele também chamou Tiago e João. Todos deixaram seus barcos e redes e seguiram Jesus. De Harry Anderson.

Moças de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias das Filipinas aconselhando-se mutuamente.