Ulisses Soares

do Quórum dos Doze Apóstolos

Élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos.

Élder Ulisses Soares, o primeiro filho da América do Sul a servir como apóstolo, é rápido em dizer que se sente grato por ser oriundo de uma terra “onde o evangelho está crescendo e o Senhor está levando muitas bênçãos ao nosso povo”.

Mas ele também não ficará limitado. Seu chamado apostólico, disse ele, não conhece fronteiras. Como os outros apóstolos dos tempos antigos e modernos, seu novo ministério é de responsabilidade mundial.

“Fui chamado para ser um servo, um representante de Jesus Cristo e apóstolo”, disse ele alguns dias depois de ter sido apoiado para o Quórum dos Doze Apóstolos em 31 de março. “Acontece que sou brasileiro e da América do Sul, mas poderia ser de qualquer lugar do mundo”.

O élder Soares e sua esposa, Rosana Fernandez Soares, serviram ao mesmo tempo na Missão Brasil Rio de janeiro e começaram a namorar depois de se encontrarem em um baile de estaca em São Paulo, depois que a irmã Soares terminou a missão.

A dedicação ao Senhor que compartilhavam definiu sua identidade como adultos. O casal raramente diz “eu” ao falar de suas respectivas vidas, eles optam por usar os pronomes “nós” e “nos”.

“Não nos sentimos muito qualificados, mas faremos o que o Senhor nos pede”, disse ele.

Apoiar e trabalhar ao lado do marido “é um maravilhoso privilégio de servir a Deus. Ele fez tudo por nós”, acrescentou a irmã Soares.

Um telefonema inesperado

“O presidente Nelson entrou e seus olhos estavam muito penetrantes”, disse o élder Soares. “Ele se sentou bem na nossa frente, joelho a joelho. Segurou minha mão e a mão de minha esposa (…) e fez o chamado. Ele nos disse que o Salvador queria que eu servisse como um de Seus Apóstolos”.

Foi um momento de humildade. As emoções tomaram conta do casal. Eles não se sentiam qualificados para a tarefa.

Rosana Fernandez Soares e élder Ulisses Soares

“Mas o presidente Nelson foi muito gentil”, disse o élder Soares. “Ele nos disse que o chamado não era sobre nós, mas sobre amar e servir, ser um representante de Jesus Cristo.”

As palavras esclarecedoras de um profeta imediatamente instilaram consolo e confiança. Eles entenderam que Deus qualifica aquele a quem Ele chama. “Somos pessoas simples”, disse o élder Soares, “mas estamos disponíveis para servir no reino do Senhor, não importa o chamado”.

Uma “equipe” centralizada no evangelho

Élder Ulisses Soares

Os 13 anos do élder Soares como autoridade geral, inclusive o tempo que serviu na presidência dos setenta, fizeram dele a imagem pública da família. Mas ele sabe que até o mais proeminente navio vai à deriva sem uma âncora.

“Tudo de bom que acontece em nossa vida é por causa de minha esposa fiel e amorosa”, ele afirmou. “Ela é dedicada a Jesus Cristo e Sua Igreja. (…) Ela é nossa mentora e nossa bênção”.

A irmã Soares disse que seu marido — “meu namorado eterno” — vive “por nossa família, nossos três filhos e netos”. A felicidade e o bem-estar deles proporcionam felicidade e bem-estar a ele. “Quando ele vê que estou cansada, ele me diz: ‘Vá descansar, vou fazer o que precisa ser feito’”, disse a irmã Soares.

O élder Soares traz uma rica experiência profissional e eclesiástica para seu novo chamado. Ele se formou em contabilidade e economia pela Escola de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1985 e, posteriormente, recebeu um diploma de pós-graduação (MBA). Trabalhou como contador e auditor para corporações multinacionais no Brasil e, mais tarde, como diretor de assuntos temporais no escritório de área da Igreja em São Paulo, Brasil.

Apesar de seu trabalho e das obrigações familiares, o élder Soares serviu como presidente do quórum de élderes, conselheiro no bispado, sumo conselheiro, secretário executivo da estaca, agente regional de bem-estar, presidente de estaca e presidente da Missão Portugal Porto (2000–2003).

Além do português, seu idioma nativo, ele fala inglês e espanhol.

O serviço do élder Soares nos Setenta lhe proporcionou várias oportunidades de trabalhar em estreita colaboração com os membros dos Doze, que agora conta como companheiros. Ele disse que aprendeu com as instruções e exemplos que deles recebeu. Observou como os apóstolos e suas esposas viajam por todo o mundo, suportam os atrasos e problemas nos voos, correm de aeroportos para hotéis para banhos rápidos e depois correm para se encontrar com os membros e missionários que estão ansiosos para ouvir as “testemunhas especiais” do Senhor.

Os apóstolos da Igreja, disse ele, “se dedicam a esta causa devido ao testemunho que possuem de Jesus Cristo. É lindo ver isso”.

Buscar revelação

O Élder Soares cumprimenta jovens no Peru.

Em junho passado, o élder Soares dedicou o Centro de Visitantes Sixth Crossing no oeste do Estado do Wyoming, EUA. Ele ficou por ali algumas horas depois para desfrutar de um jantar com os casais missionários seniores em um local com tema dos pioneiros.

Um dos missionários perguntou ao visitante sobre como lidar com as conversas online muitas vezes hostis sobre a Igreja, sua liderança e sua história.

Sua resposta de cinco palavras: Leia o Livro de Mórmon.

É a mesma orientação apostólica que ele diz que daria a qualquer um dos 16 milhões de membros da Igreja quando sua fé oscilar um pouco. “Quando você estuda o Livro de Mórmon, como nossos profetas têm ensinado, você recebe a influência do Senhor”, disse ele.

É um método que leva ao divino, um catalisador para a revelação pessoal. “E se você alimentar sua fé por meio de revelação, não se afastará da Igreja”, disse ele. “Você apenas segue em frente e se sente envolvido pelo amor do Senhor.”

O élder Soares cumprimenta um membro em Salt Lake City, Utah.

  • Leia uma biografia do élder Soares na edição de maio de 2017 de A Liahona.
  • Leia biografias adicionais da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos.
  • Leia uma biografia oficial do élder Soares.
  • Siga o élder Soares no Facebook.
  • Siga o élder Soares no Twitter.