A família Hoje: Trazer Felicidade ao Namoro e ao Casamento

“Nenhuma cena é tão doce, nenhum momento é tão sagrado quanto aquele dia especial de seu casamento. Naquele momento e local, vocês têm um vislumbre da alegria eterna”, diz o Presidente Thomas S. Monson, ao compartilhar seus sentimentos mais profundos em relação ao casamento no templo. Ele acrescenta: “Vocês (…) têm uma importante responsabilidade de escolher não só com quem vocês vão sair, mas também com quem vocês vão se casar”.

“O dia mais importante da minha vida foi o dia em que minha querida, Dantzel e eu nos casamos no templo sagrado”, diz o Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Os bens materiais e as honrarias do mundo não duram. Só nossa união como marido, mulher e família. A única duração da vida familiar que satisfaz aos anseios mais elevados da alma humana é a eterna. Nenhum sacrifício é grande demais para se conseguir as bênçãos de um casamento eterno”.

Conhecer Uns aos Outros

Antes de fazer convênios eternos de casamento, o Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, defende que você deve aprender o quanto puder sobre o seu cônjuge em potencial. “Se vocês desejam casar bem, então, procurem bem”, diz ele. “Vocês precisam sair juntos e depois namorar de modo cuidadoso, zeloso e consciente. Deve haver inúmeras oportunidades de observar o comportamento do futuro cônjuge nas mais variadas situações”. Ao mesmo tempo, adverte, ao chegarmos a conhecer possíveis companheiros eternos, “devemos estar cônscios de que para um bom casamento não é preciso que o homem nem a mulher sejam perfeitos. É preciso apenas que esse homem e essa mulher se empenhem juntos em busca da perfeição”.

“Saiam com várias pessoas diferentes,” exorta o Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, repetindo o conselho do Élder Oaks de despender tempo para conhecer os cônjuges em potencial. “Conheçam o tipo de pessoa com querem estar. (…) Estejam certos de saber, antes de se casarem, o que a outra pessoa realmente quer ser. Para isso vocês podem observar se a pessoa frequenta as reuniões, se ela tem um testemunho e consegue conversar com você agora sobre metas eternas”.

Buscar Atributos Essenciais

“Enquanto você procura um companheiro eterno, procure alguém que esteja desenvolvendo as qualidades indispensáveis à felicidade,” ensina o Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos. Esta pessoa deve ter qualidades, incluindo “o amor profundo pelo Senhor Seus mandamentos, a determinação de viver de acordo com eles, a compreensão, a capacidade de perdoar os outros, a disposição de doar-se de si mesmo, o desejo de ter uma família abençoada com filhos e o compromisso de ensinar-lhes os princípios da verdade no lar”.

O Élder Scott também sugere que aqueles que buscam um cônjuge devem olhar para si mesmos para ter a certeza de que eles são o tipo de pessoa com que querem se casar. “Quando achar que está desenvolvendo interesse por uma jovem”, ele disse aos rapazes, “mostre-lhe que você é uma pessoa excepcional que ela acharia interessante conhecer melhor. (…) Se quer ter uma esposa maravilhosa, você tem de fazê-la ver em você um homem maravilhoso e o marido em perspectiva”.

Ser um Verdadeiro Discípulo

“Vocês querem a capacidade e a segurança no namoro, no romance, na vida de casados e na eternidade?” pergunta o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Sejam verdadeiros discípulos de Jesus. Sejam santos dos últimos dias genuínos, comprometidos, em palavra e ação. Acreditem que sua religião tem tudo a ver com seu romance, porque isso é verdade. Estarão arriscando-se se separarem o namoro de sua condição de discípulos. Jesus Cristo, a Luz do Mundo, é a única lâmpada pela qual vocês podem efetivamente ver o caminho do amor e da felicidade”.