Seguir o Mestre dos Mestres

Todos os santos dos últimos dias têm a responsabilidade de aprender e ensinar o evangelho (ver Ensino, Não Há Maior Chamado, lição 1). Para fazê-lo de modo eficaz, os membros devem conhecer o Salvador por meio dos Seus ensinamentos e exemplo (ver 3 Néfi 18:24).

“Vocês e eu temos que olhar fixamente para o Salvador”, disse o Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos.

“Temos a obrigação de estudar, entesourar [e] ponderar”, disse ele, “para que naquele exato momento recebamos o que for necessário, ou que num dado momento, sejam criadas conexões com o que entesouramos, estudamos e ponderamos e que nunca notamos antes.” Esses foram os comentários do Élder Bednar durante uma transmissão via satélite dos Seminários e Institutos de Religião em 2 de agosto de 2011.

Ele Deu o Exemplo

Os profetas e apóstolos com frequência testificam do poder que advém de seguir o exemplo de Jesus Cristo.

“Nós rápida e legitimamente pensamos em Cristo como um professor — o maior mestre que já viveu ou ainda viverá”, disse o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Sabemos que o Salvador é o Mestre dos mestres. Ele é isso e muito mais.”

“No lar, na escola, na casa do Senhor, não há nenhum professor cuja vida sobrepõem-se a de todos os demais”, disse o Élder Thomas A. Monson, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Ele ensinou sobre a vida e a morte, sobre deveres e destino. Ele viveu não para ser servido, mas para servir, não para receber, mas para doar, não para salvar Sua vida, mas para sacrificá-la em favor de outros. Ele descreveu um amor mais belo que a luxúria, uma pobreza mais rica que um tesouro. Disseram desse professor que Ele ensinou com autoridade e não como os escribas. Refiro-me ao Mestre dos mestres, sim, Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Salvador e Redentor de toda a humanidade”.

Ele nos Ensinou a Amar

O Élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos ensina que o desejo de seguir Jesus Cristo e Seus ensinamentos pode ser medido pela maneira como tratamos nosso próximo.

“O encargo que o Salvador deu a Seus discípulos, de amar uns aos outros, e a dramática e vigorosa maneira pela qual ensinou esse princípio na Última Ceia compõem um dos episódios mais pungentes e belos dos últimos dias de Sua vida mortal”, disse o Élder Cook. “Ele não estava dando uma aula sobre o comportamento ético. Esse era o Filho de Deus, instando Seus Apóstolos e todos os discípulos que se seguiriam a eles, a lembrar e a seguir o mais importante de Seus ensinamentos.”

O amor por outras pessoas se manifesta no ato de ensinar. O ensino proporciona uma oportunidade para que as pessoas aprendam a maneira do Senhor (ver Ensino, Não Há Maior Chamado, lição 1 ).

“Todo o ministério do Salvador exemplificou o amor ao próximo”, disse o Presidente Thomas S. Monson. A cura do cego, a filha de Jairo trazida de volta à vida e os leprosos limpos — eram todos o próximo de Jesus. Seu próximo era, também, a mulher junto ao poço. Ele, o homem perfeito, diante de uma pecadora confessa, estendeu a mão. Ela era o viajante; Ele, o bom samaritano. Assim a caravana de Sua bondade prosseguia.”

Ele Ensinou Verdades Eternas

Ensinar uns aos outros o evangelho é uma parte essencial do plano do Pai Celestial. Aprender a doutrina do evangelho ajuda-nos a aprender a exercer o arbítrio justo ao seguirmos o exemplo do Salvador (ver Ensino, Não Há Maior Chamado, lição 1).

“Muitos não-cristãos reconhecem que Jesus foi um grande professor. De fato, Ele foi”, disse o Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Mas o que realmente distinguia Seu ensino? Ele era um instrutor hábil de engenharia, matemática ou ciência? Como criador deste e de outros mundos, Sem dúvida poderia ter sido. Ou como autor das escrituras, Ele poderia ter ensinado composição literária muito bem. [Mas] a característica que distinguiu Seu ensinamento acima de todos os outros professores foi a de que Ele ensinou verdades de significado eterno . Somente Ele poderia ter revelado nosso propósito na vida. Somente por meio Dele poderíamos conhecer nossa existência pré-mortal e nosso potencial pós-mortal .”

O Élder Ballard também falou de verdades eternas que Cristo ensinou durante Seu ministério na Terra.

“O Ministério mortal do Senhor Jesus Cristo foi relativamente breve”, disse ele. “Cristo viveu apenas trinta e três anos e Seu Ministério foi de apenas três anos. Mas naqueles três anos Ele ensinou à família humana tudo o que era necessário para receber todas as bênçãos que o Pai Celestial tem reservadas para Seus filhos. Ele concluiu Seu ministério mortal com o maior e mais compassivo e significativo serviço na história do mundo: a Expiação.”

À medida que os santos dos últimos dias seguirem o conselho do Élder Bednar e fixarem o olhar no Salvador, o Espírito Santo vai tornar-se seu companheiro confiável na obra do Senhor.

“Para o Mestre dos mestres, o Senhor Jesus Cristo, cuja Ressurreição comemoramos, (…) digo: graças te dou, ó Senhor, por nos ensinar que não há maior chamado do que esse, de ser um professor eficaz”, disse o Élder Ballard.