O Novo Manual Enfatiza a Necessidade de Profetas Vivos

O que os profetas vivos têm falado desde que o evangelho foi restaurado na Terra? Quem são os profetas e apóstolos de hoje e de que modo você está ouvindo — e agindo de acordo com — o que eles dizem?

Dar ouvidos significa ouvir e obedecer e o manual novo do Sistema Educacional da Igreja incentiva os alunos do instituto e outras pessoas a darem ouvidos à voz dos profetas e apóstolos desde a época da Restauração até os dias de hoje.

“Desde os profetas da restauração até os profetas de nossos dias, a linha de comunicação é ininterrupta, a autoridade é contínua, uma luz brilhante e penetrante continua a brilhar”, disse o Presidente Spencer W. Kimball (1895-1985), o décimo segundo presidente da Igreja. Ele é citado no manual assim como todos os outros que são citados neste artigo.

A Necessidade que Temos de um Profeta Vivo

Um dos principais deveres de um profeta é prestar testemunho de Jesus Cristo. O Senhor revela Sua vontade aos profetas e ao seguir os conselhos deles podemos ter certeza de que estamos no caminho que nos permitirá voltar a viver com nosso Pai Celeste. 

“Pela autoridade investida [no profeta vivo], todas as ordenanças do evangelho são realizadas, todo o ensino das verdades de salvação é autorizado; e, por meio das chaves que ele possui, a própria salvação é colocada à disposição dos homens nos dias dele”, disse o Élder Bruce R. McConkie (1915-1985) do Quórum dos Doze Apóstolos.

A Igreja é, de fato, edificada sobre a base de profetas e apóstolos, tendo Cristo como principal pedra de esquina. (Ver Efésios 2:20). As doutrinas eternas não mudam, mas as palavras do profeta vivo são verdades eternas inspiradas para os dias atuais. (Ver Amós 3:7).

“Não é trivialidade, meus irmãos e irmãs, ter um profeta de Deus em nosso meio”, disse o Élder M. Russell Ballard que serve no Quórum dos Doze Apóstolos desde 1985. “Quando ouvimos o conselho do Senhor expresso por meio das palavras do Presidente da Igreja, nossa reação deve ser positiva e imediata. A história demonstra que há segurança, paz, prosperidade e felicidade quando se reage ao conselho profético como fez Néfi na antiguidade: ‘(…) Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor (…) (1 Néfi 3:7).’”

Uma Casa de Ordem

O Senhor estabeleceu uma sucessão na Presidência da Igreja que permite que Seu trabalho continue sem interrupções. É pedido aos santos dos últimos dias que apoiem os líderes inspirados e que vivam de acordo com seus ensinamentos inspirados e seus conselhos.

“O trabalho do Senhor não tem fim”, disse o Presidente Kimball em seu discurso na Conferência Geral de abril de 1970. “Até mesmo quando um líder poderoso morre, a Igreja não fica sem liderança por nem um minuto sequer, graças à mão da providência que dá continuidade e perpetuidade ao reino.”

Enquanto servia como membro do Quórum dos Doze Apóstolos, o oitavo presidente da Igreja, George Albert Smith (1870-1951) explicou o que significa apoiar o profeta:

“A obrigação que assumimos quando erguemos a mão nessas circunstâncias é extremamente sagrada,” ele disse. “Isso não significa que seguiremos tranquilamente nosso caminho confiantes de que o profeta do Senhor vai dirigir esta obra, mas significa — caso compreendamos a obrigação que assumimos quando erguemos a mão — que vamos defendê-lo e apoiá-lo, que vamos orar por ele, que vamos defender seu bom nome e que vamos esforçar-nos para cumprir suas instruções, conforme o Senhor o orientar a transmiti-las para nós, enquanto estiver nesse cargo.”

Os profetas e apóstolos portam as chaves do sacerdócio do Reino de Deus. Os profetas devem declarar a doutrina pura do Senhor e os apóstolos devem edificar o Reino de Deus em todo o mundo. Juntos, eles devem aperfeiçoar os santos, ministrar na obra de Deus e edificar o corpo de Cristo até que todos os filhos de Deus estejam unidos na fé e no conhecimento de seu Redentor. (Ver Efésios 4:11-13).

“Seu principal cuidado deve ser a edificação da obra de Deus na Terra”, disse o décimo quinto presidente da Igreja, Gordon B. Hinckley (1910-2008). “Devem fazer tudo que puderem (…) não por crença, mas por conhecimento concreto do Filho de Deus, seu Amigo e Mestre, de quem são servos.”

Nosso Papel na Conferência Geral

Duas vezes por ano, os profetas e apóstolos e outros líderes da Igreja compartilham mensagens com os membros da Igreja e com as pessoas de todos os lugares durante uma série sagrada de reuniões chamada Conferência Geral.

O Élder Jeffrey R. Holland, que serve no Quórum dos Doze Apóstolos desde 1994, descreve cada conferência como sendo um chamado para agir. A Conferência Geral é uma oportunidade para ouvir as palavras do Senhor.

O Presidente Thomas S. Monson disse: Ao ler e estudar [as mensagens da conferência geral], vamos ser ensinados e inspirados ainda mais. Que possamos aplicar em nossa vida diária as verdades ali encontradas”.