As Coisas Pequenas e Simples são Essenciais para o Crescimento


“Esses modelos espirituais são agora e sempre foram importantes auxílios para o discernimento e fontes de orientação e proteção para os santos dos últimos dias que são fiéis”, ensinou o Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, na Conferência de Mulheres na Universidade Brigham Young em Provo, Utah. “Um método poderoso usado pelo Senhor para levar Sua obra adiante e guiar os filhos do Pai Celestial na Terra é o de que (…) ‘é por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas’ (Alma 37:6)”.

Um Modelo Espiritual

Tanto o Élder Bednar como sua esposa, a irmã Susan Kae Robinson Bednar, falaram na última sessão da conferência. O Élder Bednar explicou a necessidade que temos de modelos como padrões ou moldes para nossa vida. “Os modelos ajudam a evitar o desperdício e desvios indesejados e facilita a uniformidade que é adequada e benéfica”, ele disse. “Acredito que muitas, se não todas as realizações memoráveis em nossa casa, na Igreja, no trabalho, na carreira e em nossa comunidade serão o produto desse modelo espiritual importante — das coisas pequenas e simples”. “As pessoas comuns que fiel, diligente e consistentemente fazem coisas pequenas que são corretas diante de Deus terão resultados extraordinários”.

Três Exemplos

Ele compartilhou três histórias para ilustrar esse conceito.

Primeiro ele falou dos antepassados do Élder Perry, Gustavus e Eunice Perry, os primeiros da família Perry a aceitar o evangelho. Hoje seus descendentes somam mais de 10.000. A dedicação deles ao evangelho, que era tão evidente em atos pequenos como a oração frequente, a observância ao dia do Senhor, as conversas sobre o evangelho e outras coisas, “formou um legado de fidelidade” em um número de famílias que poderia formar três estacas da Igreja.

A segunda história do Élder Bednar foi sobre seus antepassados, Luke e Christiana Syphus, que se filiaram à Igreja na Inglaterra perto da época da Restauração. Por meio de seus “bons hábitos (…) atos bondosos e (…) . . seu exemplo de força e devoção”, eles trouxeram Joseph e Adelaide Ridges para o evangelho. Joseph Ridges mais tarde construiu o órgão do Tabernáculo que se tornou um símbolo da Igreja ao redor do mundo.

Finalmente, o Élder Bednar compartilhou sua experiência de sua família, quando moravam no Arkansas. Seus filhos “esforçaram-se para viver o evangelho e ser o exemplo dos fiéis” em uma área onde opiniões negativas e boatos sobre a Igreja eram comuns. Na época em que o Élder Bednar mudou-se com a família para Idaho, após vários anos no Arkansas, os exemplos de seus filhos ajudaram a mudar a opinião de muitas pessoas da comunidade. Um desses membros da comunidade aceitou o pedido do Élder Bednar de defender a Igreja naquela parte do Arkansas, depois que o Élder Bednar fosse embora e não pudesse mais fazer isso.

Em cada um dos exemplos, disse o Élder Bednar, os membros viveram o evangelho nas “coisas pequenas, simples e comuns”. Embora não tenham acontecido resultados drásticos, “por meio de coisas pequenas e simples, as grandes foram realizadas”.

Duas Perguntas

Ele pediu ao público que refletisse a respeito de duas perguntas: (1) Por que fazer coisas pequenas e simples faz com que as grandes se realizem e (2) por que o modelo espiritual das coisas pequenas e simples que realizam as grandes é o ponto central do viver o evangelho de Jesus Cristo com fé e diligência?

Usando o exemplo de um sistema de irrigação, ele explicou que “com o sistema de irrigação, a distribuição da água é mais focalizada e mais constante do que (…) outros métodos”. De modo semelhante, “se você e eu estivermos focalizados e constantes em sempre receber gotas de nutrição espiritual, então as raízes do evangelho podem tornar-se profundas na alma, firmemente estabelecidas e fundamentadas e podem produzir um fruto extraordinário e delicioso”. Se compreendermos isso, o modelo das coisas pequenas e simples terá muito poder. Esse modelo “produz mais firmeza, uma devoção mais profunda e uma conversão mais completa ao Senhor Jesus Cristo e Seu Evangelho”. Desse modo, tornamo-nos “mais firmes e inamovíveis” e “menos propensos a ter momentos súbitos de influência do Espírito, fervorosos e exagerados, que são seguidos de grandes períodos de negligência”.

Sistemas Inteligentes de Irrigação

“Em um contexto do evangelho (…) você e eu precisamos tornar-nos sistemas inteligentes de irrigação e evitar ser nutridos espiritualmente de modo esporádico e superficial” disse ele. “Podemos evitar ou sobrepujar a nutrição espiritual esporádica, ao aplicar o modelo do Senhor das coisas pequenas e simples e tornar-nos verdadeiros irrigadores inteligentes”.

O Élder Bednar concluiu seu discurso com uma bênção para que, “segundo seu desejo, sua fidelidade e diligência, vocês possam ter olhos para ver e a capacidade de prosseguir com perseverança no poderoso modelo espiritual das coisas pequenas e simples, que fazem com que as grandes sejam realizadas — em sua vida pessoal, em sua família e em seus desejos justos”.

Leia um relatório em Notícias e Acontecimentos da Igreja sobre o discurso do Élder Bednar.