O Dízimo Traz Bênçãos

“O Dízimo é um mandamento com promessa”, diz o Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos Ele disse que o Senhor vai abençoar, tanto temporal como espiritualmente, aqueles que pagarem fielmente um dízimo integral. E, disse ele, o Senhor abençoará a nação dessas pessoas também.

“As palavras de Malaquias, reafirmadas pelo Salvador, prometem àqueles que trouxerem os dízimos à casa do tesouro que o Senhor abrirá ‘as janelas do céu, e derramará [sobre eles] uma bênção tal, até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Malaquias 3:10).

O Élder Oaks continua: “Acredito que essas são promessas para o país no qual vivemos. Quando o povo de Deus não entregou os dízimos e as ofertas, Malaquias amaldiçoou ‘toda a nação’ (Malaquias 3:9). Do mesmo modo, acredito que quando muitos cidadãos de uma nação são fiéis no pagamento do dízimo, eles invocam as bênçãos do céu sobre toda a nação”.

“Precisamos Ter Tais Bênçãos”

O Élder Oaks diz que pagar o dízimo é, em primeiro lugar, um ato de fé. Ele conta sobre uma época durante a Segunda Guerra Mundial quando sua mãe viúva trabalhava como professora e ganhava pouco para sustentar três filhos. Quando ele percebeu que sua família ficava sem algumas coisas que desejava porque não tinha dinheiro suficiente, ele perguntou à mãe porque continuava pagando o dízimo.

“Nunca me esquecerei da resposta que ela me deu: 'Dallin, pode ser que haja pessoas que consigam viver sem pagar o dízimo, mas nós não conseguimos. O Senhor decidiu tirar seu pai de nós e deixar-me para criar vocês, meus filhos. Não consigo fazer isso sem as bênçãos do Senhor, e recebo essas bênçãos ao pagar um dízimo honesto. Quando pago o dízimo, tenho a promessa do Senhor de que Ele vai-nos abençoar; e precisamos dessas bênçãos, se quisermos sobreviver.'”

O Dízimo Impede a Ganância

Outros profetas e apóstolos modernos também ensinaram sobre as bênçãos do dízimo.

O Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, diz que um dízimo honesto ensina autocontrole sobre os desejos mundanos. Ele também disse que a obediência à lei do dízimo desenvolve uma confiança de que por meio do esforço individual e diligente, e com as bênçãos do Senhor, teremos bênçãos temporais e espirituais suficientes para nossas necessidades.

“Uma das maiores bênçãos do dízimo é que ele ajuda a impedir a ganância”, diz o Élder Hales. “É melhor começar a pagar o dízimo cedo na vida (…). Decida pagar seu dízimo agora; não deixe para depois.”

A Obediência Proporciona Proteção

As bênçãos virão aos dizimistas integrais por causa de seus esforços constantes em obedecer ao mandamento. A fé será fortalecida, o coração será enternecido e a proteção será proporcionada.

“O dízimo vai manter seu nome registrado entre o povo de Deus e vai protegê-los no ‘dia da vingança e queima’ (D&C 85:3),” diz o Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos.

O Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, ensina que os dizimistas integrais podem confiar na proteção do Senhor: “É essa mudança interior por meio da Expiação de Jesus Cristo, que ultrapassa a doação de dinheiro ou bens, o que torna possível ao Senhor prometer aos dizimistas integrais proteção nos últimos dias”, disse ele. “Podemos ter certeza de que nos qualificaremos para receber essa bênção de proteção se nos comprometermos agora a pagar o dízimo integralmente e com constância.”

O Dízimo Traz Confiança e Paz

Além da proteção, o Presidente Eyring ensina que ao pagarmos fielmente o dízimo, sentiremos um aumento do nosso amor pelo Pai Celestial e por todos os Seus filhos. Esse amor vem de uma compreensão de como nosso Pai Celestial usa o dízimo para abençoar eternamente todas as pessoas do mundo.

“Todos nós que pagamos fielmente um dízimo integral sentimos mais confiança para pedir a Deus que atenda a nossas necessidades e as de nossa família”, disse ele. “Ele prometeu bênçãos até maiores do que podemos receber caso sejamos fiéis a nosso convênio de pagar o dízimo (ver Malaquias 3:10). Portanto, uma das maiores bênçãos do dízimo é a confiança no que o futuro nos reserva. Sejam quais forem nossas circunstâncias, tudo terminará da melhor maneira possível. Se cumprirmos nossas promessas, Ele cumprirá as Dele. Ter paz é uma das maiores bênçãos resultantes do pagamento de um dízimo integral. Quem guarda o mandamento do dízimo pode testificar que a bênção da paz é real e preciosa.”