2021
O poder de um nome
Outubro de 2021


“O poder de um nome”, Força dos Jovens, outubro de 2021.

Vem, e Segue-Me

O poder de um nome

Doutrina e Convênios 115

Nomes são importantes — especialmente quando se trata do nome da Igreja restaurada de Jesus Cristo.

Imagem
Jesus Cristo

Portrait of Christ the Savior, Heinrich Hofmann

Você já pensou sobre a importância que um nome pode ter? Pense no nome que lhe foi dado quando você nasceu — um nome pelo qual você seria lembrado por toda a vida. Seu nome é, com frequência, a primeira coisa que lhe perguntam quando você conhece alguém. E é o meio mais fácil de sua família, seus amigos e outros se dirigirem e se referirem a você. Muitos de vocês, quando criancinhas, tiveram o privilégio de receber um nome e uma bênção pelo poder do sacerdócio.

No batismo, fizeram um convênio com Deus para mostrar que estavam dispostos a tomar sobre si o nome de Jesus Cristo. Toda vez que tomam o sacramento, vocês renovam esse convênio e prometem se lembrar sempre Dele (ver Mosias 18:8–9; Doutrina e Convênios 20:77, 79).

Então, nomes são importantes. Um nome pode não apenas nos conectar à nossa própria identidade e individualidade, mas também pode possuir poder, responsabilidade e bênçãos. Isso é verdade especialmente quando se trata do nome da Igreja restaurada de Jesus Cristo, sim, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O Salvador deu o nome à Sua Igreja

Nosso amado profeta, o presidente Russell M. Nelson, ensina-nos por que o nome da Igreja do Salvador é tão importante. Ele disse: “É mandamento do Senhor. Não foi Joseph Smith quem determinou o nome da Igreja restaurada por seu intermédio nem Mórmon. Foi o próprio Salvador que disse: ‘Pois assim será a minha igreja chamada nos últimos dias, sim, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias’ (Doutrina e Convênios 115:4)”.1

Essa não é a primeira vez que foi dada uma instrução sobre qual nome deveria ser dado à Igreja de Jesus Cristo. Quando o Salvador ressurreto apareceu aos nefitas depois de terem orado ao Pai em Seu nome, o povo Lhe perguntou como deveriam chamar Sua Igreja. O Salvador respondeu:

“Chamareis a igreja pelo meu nome (…).

E como será a minha igreja, se não tiver o meu nome? Porque se uma igreja for chamada pelo nome de Moisés, então será a igreja de Moisés; ou se for chamada pelo nome de um homem, então será a igreja de um homem; mas se for chamada pelo meu nome, então será a minha igreja, desde que estejam edificados sobre o meu evangelho” (3 Néfi 27:7–8).

Por essas razões, o presidente Nelson declarou: “O nome da Igreja não é negociável. Quando o Salvador declara nitidamente qual deve ser o nome de Sua Igreja e ainda precede Sua declaração com: ‘Pois assim será a minha igreja chamada’, Ele está falando sério”.2

Imagem
Jesus Cristo entre os nefitas

The Bible and Book of Mormon Testify of Christ, Greg K. Olsen

O presidente Nelson prometeu que, se dermos o melhor de nós para restaurarmos o nome correto da Igreja do Salvador, “Ele, a quem esta Igreja pertence, derramará Seu poder e Suas bênçãos sobre os santos dos últimos dias de maneiras como jamais vimos”.3

Podemos ajudar outras pessoas a saber em que acreditamos

Uma das bênçãos de se usar o nome correto da Igreja vem à medida que levamos à sério nossa responsabilidade de proclamar o nome do Salvador por todo o mundo.

Por anos, apelidos como “Igreja SUD” e “Igreja Mórmon” foram usados no lugar do nome que o Senhor revelou. O problema desses apelidos é que omitem o nome de Jesus Cristo de Sua Igreja. Ao fazê-lo, as pessoas desvirtuam quem somos e em que acreditamos.

Cremos que Jesus Cristo é o Salvador e Redentor do mundo. Infelizmente, algumas pessoas acham que não acreditamos Nele ou que adoramos alguém diferente. Ao compartilharmos com outros, tanto quanto possível, que somos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, esclarecemos que adoramos a Jesus Cristo. Então, aqueles com quem interagimos começarão a ver que Jesus Cristo é, verdadeiramente, o centro de nossa crença e nossa vida.

Podemos trazer o poder de Jesus Cristo para nossa vida

O presidente Nelson ensinou: “Jesus Cristo nos instruiu a chamarmos a Igreja pelo Seu nome porque ela é Sua Igreja, repleta de Seu poder”.4

Jesus Cristo viveu uma vida sem pecados. Ele venceu todas as tentações, dores, desafios e aflições do mundo. Derramou gotas de sangue no Getsêmani e na cruz ao sofrer dores terríveis, acima de qualquer descrição. Ele tomou sobre Si todas as nossas dores e enfermidades. Por meio de Seu sacrifício expiatório, Ele Se encontra pronto para ajudar a cada um de nós. Ao exercermos fé Nele e virmos a Ele, somos “abençoados com mais poder para lidar com as tentações, dificuldades e fraquezas”.5

Imagem
jovens conversando

Quando declaramos, de modo claro, que somos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também reconhecemos que Ele é Aquele que tem poder para nos fortalecer, aliviar nossos fardos e trazer alegria e paz para nossa vida. Além disso, também temos a promessa de que teremos “o conhecimento e o poder de Deus para nos ajudar a levar as bênçãos do evangelho restaurado de Jesus Cristo a toda nação, tribo, língua e povo, ajudando a preparar o mundo para a Segunda Vinda do Senhor”.6

Mais bênçãos virão

Meus amigos, pensem no impacto que podemos ter simplesmente por usar o nome completo da Igreja do Salvador. Testifico que Jesus Cristo está à frente de Sua Igreja e a dirige por meio de Seus profetas, videntes e reveladores. Convido-os a buscar as bênçãos da Igreja do Salvador e compartilhar essas verdades inestimáveis com outras pessoas. Sei que a Igreja Dele, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, vai abençoá-los, assim como seus amigos e sua família, agora e na eternidade.

Imprimir