2022
Você vai atender ao chamado do Senhor?
Junho de 2022


“Você vai atender ao chamado do Senhor?”, Força dos Jovens, junho de 2022.

Vem, e Segue-Me

1 Samuel 3:1–11

Você vai atender ao chamado do Senhor?

O Senhor vai chamá-lo para realizar grandes coisas agora e no futuro.

Imagem
rapaz

Há milhares de anos, um menino chamado Samuel estava aprendendo seus deveres no templo com um sacerdote chamado Eli. Certa noite, quando Samuel estava dormindo, ouviu alguém chamá-lo. A princípio, Samuel pensou que Eli o havia chamado, então correu até Eli e disse: “Eis-me aqui, porque tu me chamaste” (1 Samuel 3:5). Eli não tinha chamado Samuel, então o mandou de volta para a cama.

Samuel ouviu o chamado mais duas vezes e foi novamente até Eli, obtendo a mesma resposta.

Quando Samuel ouviu o chamado e foi até Eli pela terceira vez, Eli percebeu que o Senhor havia chamado Samuel. Eli disse que Samuel voltasse para a cama. Se o Senhor chamasse novamente, Eli lhe instrui a dizer: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve” (1 Samuel 3:9).

O Senhor chamou novamente, e Samuel obedeceu ao conselho de Eli. O Senhor então revelou Sua vontade a Samuel (ver 1 Samuel 3:11–14). Embora Samuel fosse jovem, o Senhor o conhecia e tinha uma obra para ele realizar.

Assim como Samuel, você tem a oportunidade de aprender, entender e conhecer o Senhor e Sua palavra para que Sua vontade possa ser revelada a você. O Senhor vai chamá-lo para realizar grandes coisas agora e no futuro.

Você vai atender ao chamado?

Imagem
Samuel e Eli

Ilustração: Robert Barrett

Estar disposto a agir

Antes da experiência de Samuel com o Senhor, “Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor” (1 Samuel 3:7; grifo do autor).

Amo a palavra “ainda” nesse versículo. Samuel talvez não conhecesse o Senhor, mas, uma vez que atendeu ao chamado do Senhor, ele “[cresceu], e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra” (1 Samuel 3:19).

Gosto de relacionar a história de Samuel a Doutrina e Convênios 107:99, que diz: “Portanto, agora que todo homem aprenda o seu dever e a agir no ofício para o qual for designado, com toda a diligência” (grifo do autor). Aprendemos e crescemos quando agimos, e não quando ficamos só observando. Precisamos aprender o que o Senhor deseja que façamos e depois agir!

É importante orar para saber o que fazer. Você deve sempre orar, mas também deve estar disposto a se levantar e agir. O Espírito Santo pode ajudá-lo mais facilmente quando você estiver disposto a agir.

Pequenas coisas preparam você

Quando eu era diácono, distribuía o sacramento e coletava ofertas de jejum. Eu arrumava as cadeiras para as reuniões e as recolhia. Esses deveres pareciam pequenos para mim. Ao relembrar dessas coisas agora, posso ver que elas foram o início de meu serviço na Igreja. Essas pequenas coisas me prepararam para o dia em que o Senhor me chamou para fazer mais.

Imagem
moça

Às vezes pensamos que as experiências espirituais ou os sussurros precisam ser maravilhosos ou acontecer de modo incrível e extraordinário, como por meio de um sonho ou ao ouvirmos uma voz. Mas, na maioria das vezes, pelo menos para mim, as experiências com o Espírito têm sido pequenos pensamentos e ideias para fazer algo ou ajudar alguém. Mais experiências com o Espírito virão quando você agir de acordo com esses sussurros. Então, se você tiver uma pequena inspiração para fazer algo bom e positivo, faça-o! O Senhor não lhe dará grandes coisas para fazer até que você possa ouvir e agir de acordo com as pequenas coisas.

O Senhor confia em você

Enquanto servia como bispo, vi um rapaz de minha ala progredir como diácono, mestre e sacerdote. Ele se preparou para servir missão. Ele era tímido e quieto e vinha de uma família que não era muito ativa no evangelho.

No domingo em que ele discursaria antes de sair para a missão, perguntei se ele havia preparado o discurso.

“Sim”, respondeu ele. Ele abriu uma pasta e me mostrou o discurso.

“Que maravilha”, respondi. “Mas gostaria de realizar uma experiência. Você poderia falar as coisas que vierem de seu coração em vez de ler seu discurso?”

“Você quer que eu faça o quê?”, replicou ele.

“Confio em você”, respondi. “Simplesmente fale o que vier do coração. Sei que você fará coisas grandiosas nesta reunião. Estarei ao seu lado se precisar de mim.”

Ele me entregou o discurso. Nunca me esquecerei de como ele estava nervoso enquanto os outros oradores discursavam antes dele. Mas, quando chegou sua hora de falar, ele se levantou e proferiu uma mensagem poderosa. Toda a congregação ficou maravilhada com aquele menino tímido que se tornara um porta-voz do Senhor.

O verdadeiro milagre aconteceu depois da reunião. Três de seus amigos que tinham me dito anteriormente que não serviriam missão vieram até mim com os olhos cheios de lágrimas. Cada um deles me disse: “Quero ir para a missão”. O testemunho daquele rapaz os convenceu de que precisavam servir. Todos os três serviram missões bem-sucedidas. Esse rapaz agora é pai e ainda é ativo no evangelho de Jesus Cristo. Ele também ajudou a trazer muitos membros de sua família de volta à Igreja.

Essa experiência me lembra de que o Senhor confia nos jovens da Igreja. O Senhor tem demonstrado, mais do que nunca, que Ele confia em você. Quando tinha sua idade, eu não estava nem perto de estar pronto para as oportunidades que você tem! Mas sei que você está pronto para ajudar a edificar a Igreja onde quer que more.

Imagem
Jesus Cristo

Ilustração: Ben Sowards

Você nunca estará sozinho

Ao atender ao chamado do Senhor por toda a vida, você tem a promessa de que nunca estará sozinho. O Senhor vai guiá-lo. Talvez você precise ficar um pouco mais velho, como eu, para ver como o Senhor o guiou. Por exemplo, o Senhor o guia por meio do profeta e dos apóstolos. A voz do Senhor não é estranha para eles. Ele também o guia quando você lê as escrituras.

Você foi abençoado com dons, talentos e habilidades para fazer coisas grandiosas. Isso deve lhe dar confiança para atender ao chamado do Senhor e se tornar o que Ele sabe que você pode se tornar.

Imprimir