Vem, e Segue-Me
30 de março a 12 de abril. Páscoa: “Levantar-se-á (…) com poder de cura em suas asas”


“30 de março a 12 de abril. Páscoa: ‘Levantar-se-á (…) com poder de cura em suas asas’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“30 de março a 12 de abril. Páscoa”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2020

Imagem
Cristo ressuscitado com Seus apóstolos

Christ and the Apostles [Cristo e os Apóstolos], de Del Parson

30 de março a 12 de abril

Páscoa

“Levantar-se-á (…) com poder de cura em suas asas”

Ao ler as escrituras sugeridas aqui e em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, o Espírito vai ajudá-lo a saber no que se concentrar para ajudar as crianças a sentir o amor do Salvador no domingo de Páscoa.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Converse com as crianças sobre coisas que você faz para lembrar do Salvador na Páscoa. Peça-lhes que contem o que elas fazem.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

1 Néfi 11:27; Mosias 3:5; 15:7; Helamã 14:16–17

Os profetas do Livro de Mórmon sabiam que Jesus Cristo viria.

Aprender o que os profetas do Livro de Mórmon ensinaram sobre a missão e o ministério terreno de Jesus Cristo é algo que pode ajudar as crianças a desenvolver sua fé Nele.

Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras do Salvador sendo batizado, curando pessoas, sendo crucificado e como ser ressurreto (ver página de atividades desta semana ou Livro de Gravuras do Evangelho, nº 35, nº 41, nº 57 e  nº 59). Peça às crianças que digam o que está acontecendo em cada gravura. Explique-lhes que, muitos anos antes de Jesus vir à Terra, Deus revelou aos profetas do Livro de Mórmon que Ele faria essas coisas. Leia 1 Néfi 11:27; Mosias 3:5; 15:7 e Helamã 14:16–17, e ajude as crianças a combinar essas escrituras com as gravuras correspondentes.

  • Enquanto as crianças trabalham na página de atividades, fale sobre os profetas retratados e o que eles ensinaram sobre Jesus Cristo. Compartilhe com as crianças algumas das coisas maravilhosas que Jesus fez por nós.

3 Néfi 11:1–17

Jesus Cristo ressuscitou.

Ensine às crianças que, além das pessoas que viram o Salvador ressuscitado em Jerusalém, milhares O viram quando Ele apareceu nas Américas.

Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras da morte e da Ressurreição do Salvador. Peça às crianças que digam o que sabem sobre esses acontecimentos. Se necessário, use o “Capítulo 53: A Crucificação de Jesus” e o “Capítulo 54: A Ressurreição de Jesus” (Histórias do Novo Testamento, pp. 136, 139, ou os vídeos correspondentes em ChurchofJesusChrist.org) para contar essas histórias para as crianças.

  • Usando gravuras do Livro de Gravuras do Evangelho ou de Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, conte às crianças a visita do Salvador ressuscitado às Américas, conforme descrito em 3 Néfi 11:1–17. Repita a história várias vezes, pedindo às crianças que o ajudem. Saliente detalhes que você sinta que seriam significativos para as crianças. Em especial, saliente que, mesmo que Jesus tenha morrido na cruz, as pessoas puderam ver que Ele tinha ressuscitado. Deixe que as crianças se revezem contando novamente a história com as próprias palavras.

  • Cantem juntos “Hosana ao Senhor” ou a última estrofe de “Histórias do Livro de Mórmon” (A Liahona, abril de 2003, p. A8; Músicas para Crianças, pp. 62–63, respectivamente). Peça às crianças que façam desenhos de algo que o hino descreve. Depois, peça-lhes que mostrem seus desenhos e contem o que acham que sentiriam se estivessem ali quando Jesus visitou os nefitas.

Mosias 3:7; Alma 7:11–12

Jesus Cristo sabe como me consolar.

Como Jesus Cristo sofreu “as dores e as enfermidades de seu povo” (Alma 7:11), Ele sabe como nos sentimos mesmo quando ninguém mais o saiba.

Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças as primeiras linhas de Mosias 3:7 e peça que finjam que estão sentindo “dores (…), fome, sede e cansaço”. Peça-lhes que contem como foi quando elas sentiram essas coisas. Depois, diga às crianças que esse versículo descreve algumas coisas que Jesus Cristo sentiu quando sofreu no Jardim do Getsêmani. Por causa disso, Ele sabe como nos ajudar quando sentimos essas coisas.

  • Leia Alma 7:11 em voz alta e pergunte às crianças se elas conhecem alguém que esteja enfermo ou com dores. Testifique-lhes que Jesus Cristo sentiu todas as nossas “dores e enfermidades” para que pudesse saber como nos consolar (ver Alma 7:11).

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

2 Néfi 9:10–15; Alma 11:41–45; 40:21–23

Porque Jesus Cristo ressuscitou, vou ressuscitar também.

O Livro de Mórmon descreve claramente o que significa ressurreição e quem será ressuscitado. Como você pode ajudar as crianças a descobrir essas verdades?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que contem o que sabem sobre a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Escreva no quadro perguntas como O que significa ser ressuscitado? e Quem será ressuscitado? Ajude as crianças a encontrar respostas em 2 Néfi 9:10–15; Alma 11:41–45 e Alma 40:21–23 e a compartilharem com a classe o que encontrarem.

  • Fale às crianças sobre alguém conhecido e que morreu. Peça-lhes que finjam que você não sabe nada sobre a ressurreição. Como elas o ajudariam a entender o que é isso? Incentive-as a usar 2 Néfi 9:10–15; Alma 11:41–45 ou Alma 40:21–23 para lhe ensinar sobre a ressurreição. Peça-lhes também que prestem testemunho da Ressurreição do Salvador como parte da resposta delas.

Imagem
Cristo orando no Jardim do Getsêmani

Gethsemane [Getsêmani], de Michael T. Malm

Enos 1:2–8; Mosias 27:8–24; Alma 13:11–12; 24:7–19

A Expiação de Jesus Cristo me purifica e me transforma.

O Livro de Mórmon dá muitos exemplos de pessoas que mudaram devido à Expiação do Salvador. Pense em como essas experiências podem inspirar as crianças a se arrependerem e a se voltarem para o Salvador.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma camisa branca limpa e uma camisa branca suja. Leiam juntos Alma 13:11–12. Como as pessoas são purificadas de seus pecados? Como elas se sentem depois de serem purificadas do pecado? Converse sobre como você se sente quando se arrepende e recebe perdão, e preste testemunho do poder que o Salvador tem de nos purificar do pecado.

  • Peça às crianças que escolham uma das seguintes pessoas para aprender a respeito delas: Enos (ver Enos 1:2–8), Alma, o Filho (ver Mosias 27:8–24), ou os ânti-néfi-leítas (ver Alma 24:7–19). Ao lerem juntos a história, peça às crianças que observem como a pessoa ou o grupo de pessoas mudou devido à Expiação de Jesus Cristo. Como podemos seguir o exemplo dessas pessoas?

Mosias 3:7; 15:5; Alma 7:11

Jesus Cristo tomou sobre Si meus pecados, minhas dores e minhas enfermidades.

Além de sofrer por nossos pecados, o Salvador também sofreu nossas dores, doenças e outras enfermidades para que soubesse como nos consolar.

Atividades sugeridas

  • Designe cada criança a examinar um dos seguintes versículos para descobrir o que Jesus Cristo sofreu: Mosias 3:7; Mosias 15:5 ou Alma 7:11. Peça-lhes que façam no quadro uma lista do que encontraram e que pensem em ocasiões nas quais sentiram algumas dessas coisas. De acordo com Alma 7:12, por que Jesus sofreu tudo isso? Por que é importante saber que Ele sofreu essas coisas por nós?

  • Cantem juntos e analisem as palavras de uma música sobre o Salvador, como “Eu sei que vive meu Senhor” (Hinos, nº 70). Peça às crianças que examinem o hino e procurem frases que descrevam como o Salvador nos consola, e conversem sobre o motivo pelo qual essas frases são significativas para elas. Fale de seus sentimentos sobre Jesus Cristo e convide as crianças a compartilharem os delas.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que procurem alguém, esta semana, que precise de consolo. Incentive-as a compartilhar com essa pessoa o que elas aprenderam sobre o fato de o Salvador ter tomado sobre Si nossas dores para que pudesse nos consolar.

Aperfeiçoar o ensino

Convidar todos a participar. Pergunte às crianças sobre seus pensamentos, seus sentimentos e suas experiências. Você vai descobrir que elas frequentemente têm conhecimentos simples, porém profundos.

Imprimir