Vem, e Segue-Me
13 a 19 de abril. Mosias 1–3: “[Cheios] de amor para com Deus e todos os homens”


“13 a 19 de abril. Mosias 1–3: ‘[Cheios] de amor para com Deus e todos os homens’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“13 a 19 de abril. Mosias 1–3”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2020

Imagem
O rei Benjamim ensinando seu povo

Minerva K. Teichert (1888–1976), King Benjamin’s Farewell Address [O Discurso de Despedida do Rei Benjamim], 1935, óleo sobre madeira prensada, 91 x 122 cm. Arte da Universidade Brigham Young

13 a 19 de abril

Mosias 1–3

“[Cheios] de amor para com Deus e todos os homens”

Ao ler Mosias 1–3, ore para saber como você pode ajudar as crianças de sua classe a entender a importância das verdades ensinadas pelo rei Benjamim. Anote as impressões que receber por meio do Espírito Santo.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Mostre a gravura do rei Benjamim ensinando, que se encontra no esboço desta semana, em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Peça às crianças que contem o que sabem sobre essa gravura.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Mosias 2–3

Quando sirvo aos outros, estou servindo a Deus.

O que você fará para ajudar as crianças a entender que servir ao próximo é sempre um modo de servir a Deus?

Atividades sugeridas

  • Deixe que as crianças se revezem usando uma coroa (a página de atividades desta semana tem um exemplo) e subindo em uma cadeira ou um banquinho para fingir que são o rei Benjamim. Elas podem fazer isso enquanto você conta algumas das coisas que o rei Benjamim ensinou a seu povo, que se encontram em Mosias 2–3. Ver também “Capítulo 12: O rei Benjamim” (Histórias do Livro de Mórmon, p. 32, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org).

  • Peça às crianças que repitam a seguinte frase, algumas palavras por vez, enquanto batem palmas a cada sílaba com você: “Quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus” (Mosias 2:17). Repita até que as crianças aprendam algumas ou todas as palavras. Testifique-lhes que, quando ajudamos as pessoas, também estamos ajudando o Pai Celestial e Jesus e deixando-Os felizes. Peça às crianças que contem maneiras pelas quais elas podem ajudar outras pessoas.

  • Ajude-as a desenhar o contorno da mão delas em uma folha de papel e desenhar algo que possam fazer para servir a seus familiares. Cantem juntos um hino sobre serviço, como “Ajudar toda gente” (Músicas para Crianças, p. 108).

Imagem
crianças dobrando roupa de cama

O rei Benjamim ensinou que podemos servir a Deus servindo a nosso próximo.

Mosias 2:19–25

Todas as minhas bênçãos vêm do Pai Celestial.

À medida que as crianças reconhecerem Deus como a fonte de todas as suas bênçãos, elas se sentirão humildes e gratas.

Atividades sugeridas

  • Explique-lhes que o rei Benjamim ensinou que todas as nossas bênçãos vêm do Pai Celestial. Peça às crianças que procurem ouvir uma bênção que o Pai Celestial nos deu enquanto você lê Mosias 2:21. Que outras bênçãos o Pai Celestial nos deu? Como podemos mostrar que somos gratos por essas coisas? (Ver Mosias 2:22.)

  • Faça um jogo com as crianças no qual elas passam um objeto adiante enquanto cantam ou ouvem um hino sobre gratidão (ver “Gratidão” no índice de tópicos de Músicas para Crianças). Pare de cantar ou interrompa a música periodicamente, pedindo a quem estiver com o objeto que diga uma bênção pela qual sente gratidão.

Mosias 3:1–20

Creio em Jesus Cristo.

Um anjo contou ao rei Benjamim verdades importantes sobre a vida e o ministério de Jesus Cristo. Procure nesses versículos verdades sobre Jesus que você sinta ser importante que as crianças aprendam.

Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras de alguns dos acontecimentos citados em Mosias 3:5–10 (ver, por exemplo, Livro de Gravuras do Evangelho, nº 30, nº 41, nº 42, nº 57 e  nº 59). Pergunte às crianças o que está acontecendo nas gravuras e as ajude se necessário. Leia lentamente Mosias 3:5–10 e peça às crianças que ergam a mão toda vez que você ler algo que esteja em uma das gravuras. Peça às crianças que digam outras coisas que elas sabem que Jesus fez quando Ele estava na Terra.

  • Desenhe um Sol no alto do quadro para representar o céu. Desenhe vários caminhos que levam a lugares diferentes do quadro, mas só um caminho que leva ao céu. Peça às crianças que encontrem esse caminho e coloque uma gravura de Jesus nele. Leia Mosias 3:17 e lhes testifique que seguir Jesus Cristo é o único modo de retornarmos à presença do Pai Celestial.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Mosias 2:11–18

Quando sirvo aos outros, estou servindo a Deus.

Como você pode ajudar as crianças a aprender mais sobre o exemplo de serviço deixado pelo rei Benjamim?

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma gravura do rei Benjamim ensinando seu povo (ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, ou Livro de Gravuras do Evangelho, nº 74). Ajude as crianças a examinar Mosias 2:11–18 para descobrir o que o rei Benjamim fez para servir. Por que ele serviu a seu povo? Por que devemos servir uns aos outros?

  • Escreva no quadro algumas frases de Mosias 2:16–17 com algumas palavras faltando. Peça às crianças que procurem nas escrituras as palavras que faltam. Peça que expliquem o que esses versículos significam para elas. Convide-as a contar experiências em que outras pessoas as serviram ou quando elas serviram ao próximo. Como elas se sentiram?

  • Entregue às crianças tiras de papel para que escrevam maneiras pelas quais podem servir aos familiares, e entregue a cada criança um saquinho para colocar os papéis. Incentive as crianças a pegar uma tira de papel do saquinho todos os dias e a realizar aquele ato de serviço por alguém.

Mosias 2:15–25

Não devo me vangloriar de prestar serviço e fazer boas obras.

Pense em como você pode ajudar as crianças de sua classe a entender que o serviço que prestamos deve ser inspirado por nosso amor ao próximo e a Deus.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que contem como elas definiriam as palavras se vangloriar, ou as ajude a encontrar a definição em um dicionário. Ajude-as a examinar Mosias 2:15–24 e procurar motivos pelos quais o rei Benjamim não se vangloriava de seu serviço ao próximo. Por que devo servir ao próximo? Depois que as crianças compartilharem suas ideias, ajude-as a entender que devemos servir ao próximo porque o amamos e amamos a Deus, e não porque isso nos faz parecer bons aos olhos das pessoas.

  • Peça às crianças que compartilhem situações nas quais alguém poderia se vangloriar ou se gabar de algo. Por que é errado nos vangloriar nessas situações? Incentive-as a usar o conselho do discurso do rei Benjamim, que se encontra em Mosias 2:15–24, para ajudá-las em suas respostas.

Mosias 3:19

Jesus Cristo me purifica do pecado e me ajuda a me tornar santo.

Para nos tornar semelhantes ao Pai Celestial, precisamos mais do que apenas nos purificar de nossos pecados — nosso coração precisa mudar. Como ensinou o rei Benjamim, precisamos vencer nossos desejos pecaminosos e nos tornar santos pela Expiação do Salvador.

Atividades sugeridas

  • Desenhe duas pessoas no quadro — uma representando o “homem natural” e a outra representando um “santo”. (Talvez seja necessário definir esses termos.) Leiam juntos Mosias 3:19, e peça às crianças que encontrem mudanças que o homem natural precisa fazer para se tornar um santo. Que outras palavras e frases as crianças podem precisar de ajuda para entender?

  • As crianças de sua classe já ajudaram os pais a preparar um prato usando uma receita? Se já tiverem feito isso, você pode pedir que usem Mosias 3:19 para obter uma “receita” de como podemos nos tornar semelhantes a Jesus Cristo. Por que a Expiação de Jesus Cristo é o “ingrediente” mais importante?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que usem a página de atividades desta semana para mostrar aos familiares ou amigos como elas vão seguir o exemplo do rei Benjamim e servir ao próximo.

Aperfeiçoar o ensino

As crianças se beneficiam da repetição. Não tenha medo de repetir as atividades por diversas vezes, principalmente com as crianças menores. A repetição ajudará as crianças a se lembrarem do que elas aprenderam.

Imprimir