Vem, e Segue-Me
13 a 19 de julho. Alma 32–35: “Planteis esta palavra em vosso coração”


“13 a 19 de julho. Alma 32–35: ‘Planteis esta palavra em vosso coração’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“13 a 19 de julho. Alma 32–35”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
semente na mão da criança

13 a 19 de julho

Alma 32–35

“Planteis esta palavra em vosso coração”

Mantenha as crianças de sua classe em mente enquanto estuda Alma 32–35, em espírito de oração. Ao fazê-lo, pensamentos e impressões surgirão sobre como ensiná-las. Registre essas impressões e aja de acordo com elas.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Coloque o nome de cada criança em um recipiente. Peça a alguém que pegue um dos nomes e convide essa criança a compartilhar algo que aprendeu com o Livro de Mórmon recentemente. Continue até que todos tenham uma oportunidade, mas não pressione ninguém para falar.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Alma 32:28–43

Posso ajudar minha fé em Jesus Cristo a crescer.

Sementes, árvores e frutos são objetos conhecidos que podem ajudar as crianças a entender princípios abstratos como fé e testemunho. Pense em como você pode usar a analogia de Alma para ensinar as crianças.

Atividades sugeridas

  • Resuma Alma 32:28–43; você pode usar o “Capítulo 29: Alma ensina a respeito da fé e da palavra de Deus” (Histórias do Livro de Mórmon, p. 81, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Mostre às crianças gravuras de uma planta em vários estágios de crescimento e peça-lhes que ajudem você a colocar as imagens na ordem correta (ver as gravuras na página de atividades desta semana). Explique-lhes que, à medida que vivemos o evangelho, nosso testemunho cresce — começa pequeno como uma semente, mas pode se tornar grande como uma árvore.

  • Mostre às crianças uma semente e leia para elas as primeiras linhas de Alma 32:28. Diga às crianças que a palavra de Deus é como uma semente. Pergunte-lhes como ajudamos uma semente a crescer. Deixe as crianças fingirem plantar uma semente, regá-la e ajudá-la a crescer. Explique-lhes que não podemos ver a semente depois que a plantamos, mas sabemos que ela está lá e está crescendo; nós também não podemos ver o Pai Celestial e Jesus Cristo, mas sabemos que Eles são reais e nos amam. Ajude as crianças a pensar em coisas que podem fazer para ajudar sua fé em Jesus Cristo a crescer.

  • Desenhe uma árvore no quadro e deixe as crianças acrescentarem uma folha ou uma fruta toda vez que pensarem em algo que possam fazer para ajudar a crescer sua fé em Jesus Cristo. Peça-lhes que façam ações simples para representar as coisas que elas pensaram.

Alma 33:2–11; 34:17–27

O Pai Celestial me ouve quando oro.

Os zoramitas oravam apenas uma vez por semana, usando as mesmas palavras todas as vezes (ver Alma 31:22–23). Alma e Amuleque ensinaram que podemos orar a qualquer momento sobre qualquer uma de nossas necessidades espirituais ou físicas.

Atividades sugeridas

  • Leia as frases que você selecionou em Alma 33:4–11 que descrevem lugares onde podemos orar e ajude as crianças a pensar em lugares onde elas possam orar. Em seguida, peça-lhes que façam um desenho delas mesmas orando nesses lugares. Preste testemunho de que elas podem orar em qualquer lugar mesmo que estejam orando em silêncio.

  • Selecione frases de Alma 34:17–27 que descrevam coisas sobre as quais podemos orar e as leia para as crianças. Ajude-as a pensar em coisas que possam dizer ao Pai Celestial quando orarem e peça-lhes que façam desenhos dessas coisas. Preste testemunho de que elas podem conversar com o Pai Celestial sobre qualquer coisa que estejam pensando ou sentindo. Conte uma experiência em que o Pai Celestial ouviu suas orações.

  • Cante uma música que ensine as crianças sobre a oração, como “Oração de uma criança” ou “A cabecinha abaixarei” (Músicas para Crianças, pp. 6–7, 18). Ajude-as a perceber o que a música ensina sobre a oração.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Alma 32:1–16, 27–28

Se for humilde, o Senhor pode me ensinar.

Alma e Amuleque tiveram sucesso ensinando os zoramitas que eram humildes e estavam prontos para ouvir a palavra de Deus. Pense em como você pode incentivar as crianças a escolherem ser humildes.

Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças o que elas se lembram de ter aprendido na semana passada sobre os zoramitas (ver Alma 31:8–24). Lembre a elas de que uma das razões pelas quais Alma estava preocupado era devido ao orgulho deles (ver Alma 31:24–28). Leiam juntos Alma 32:1–5 e peça às crianças que façam um resumo do que aconteceu aos zoramitas que eram pobres. Em seguida, peça às crianças que leiam os versículos 12–13 para identificar por que Alma sentiu que ser expulsos de suas sinagogas (ou igrejas) foi uma coisa boa para esses zoramitas. Quais são algumas das bênçãos resultantes de ser humilde?

  • Ajude as crianças a encontrar uma definição de humilde ou humildade no Guia para Estudo das Escrituras ou em um dicionário. Que outras pistas sobre o significado dessas palavras elas podem encontrar em Alma 32:13–16? Peça-lhes que pensem em várias maneiras de completar uma sentença como “Estou sendo humilde quando eu ”.

Alma 32:26–43

Meu testemunho de Jesus Cristo cresce à medida que consigo nutri-lo.

Ajude as crianças a descobrir o que elas podem fazer para “plantar” a palavra de Deus no coração.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças um objeto duro e sólido (como uma pedra) para representar um coração duro ou orgulhoso e algo macio (como terra) para representar um coração suave ou humilde. Deixe as crianças sentirem os dois objetos. Depois mostre-lhes uma semente para representar a palavra de Deus. Peça-lhes que tentem empurrar a semente para dentro do objeto duro e do objeto macio. Leiam juntos Alma 32:27–28 e fale sobre o que pode significar “dar lugar” (versículo 27) para a palavra de Deus em nosso coração.

  • Enquanto leem Alma 32:26–43 juntos, pare de vez em quando e peça às crianças que desenhem a semente ou planta que está sendo descrita — por exemplo, uma semente e uma muda de planta (versículo 28), uma planta em crescimento (versículo 30) e uma planta já dando frutos (versículo 37). Incentive-as a classificar seus desenhos com as referências de Alma 32. De que maneira nutrir uma semente se parece com nutrir nosso testemunho de Jesus Cristo? Como nutrimos nosso testemunho? Peça às crianças que pensem em silêncio sobre como seu testemunho está crescendo e o que elas farão para nutri-lo.

Alma 33:2–11; 34:17–27

O Pai Celestial me ouve quando oro.

Os zoramitas tinham conceitos errados sobre a oração, alguns dos quais ainda vemos hoje. Alma e Amuleque ensinaram verdades poderosas para superar esses equívocos.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a procurar em Alma 33:2–11 palavras e frases importantes relacionadas à oração que são repetidas. O que essas palavras e frases nos ensinam sobre a oração?

  • Ajude as crianças a fazer uma lista das situações em que podem orar, incluindo aquelas mencionadas em Alma 33:4–10 e 34:17–27, assim como em situações na vida delas. Peça às crianças que pensem sobre experiências em que oraram e sentiram que Deus respondeu às suas orações e contem para a classe.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Se possível, dê a cada criança sementes para levarem para casa e plantarem, para lembrá-las de ajudar seu testemunho de Jesus Cristo a crescer. Incentive-as a contar para a família o que aprenderam sobre exercitar sua fé em Jesus Cristo.

Aperfeiçoar o ensino

Prestar testemunho de bênçãos prometidas. Quando você convida as crianças a viver um princípio do evangelho, conte-lhes sobre as promessas de Deus para aqueles que vivem esse princípio (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 35).