Vem, e Segue-Me
27 de julho a 2 de agosto. Alma 39–42: “O grande plano de felicidade”


“27 de julho a 2 de agosto. Alma 39–42: ‘O grande plano de felicidade’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“27 de julho a 2 de agosto. Alma 39–42”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Jesus e Maria

Woman, Why Weepest Thou? [Mulher, Por Que Choras?], de Mark R. Pugh

27 de julho a 2 de agosto

Alma 39–42

“O grande plano de felicidade”

Depois de estudar Alma 39–42, em espírito de oração, planeje atividades para ajudar as crianças a aprender. Você pode encontrar ideias entre as atividades a seguir que podem ser adaptadas a qualquer faixa etária.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Convide cada criança a se levantar e contar algo sobre o evangelho que aprendeu recentemente em casa ou na igreja.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Alma 39:1, 10–11

Posso ser um bom exemplo.

Alma incentivou Coriânton a aprender com o bom exemplo de seus irmãos e o advertiu a não ser um exemplo negativo para os outros.

Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que Siblon e Coriânton eram irmãos e que Siblon era um bom exemplo para Coriânton. Peça às crianças que repitam essa pergunta com você: “Não tem ele sido um bom exemplo para ti?”(Alma 39:1). Peça às crianças que falem sobre alguém que é um bom exemplo para elas.

  • Faça uma brincadeira ou cante uma música em que as crianças tenham que segui-lo ou imitá-lo, como “Faça o que eu faço” (Primária 1, lição 36). Permita que cada criança seja uma vez o líder ou o exemplo. Pergunte-lhes como podem ser um bom exemplo para alguém.

  • Mostre a elas gravuras de Jesus fazendo coisas boas e explique-lhes que Ele é nosso exemplo perfeito. Explique-lhes que podemos ser bons exemplos, como foi Jesus. Peça às crianças que desenhem a si mesmas sendo bons exemplos.

Alma 39:9, 13

O Pai Celestial e Jesus Cristo podem me ajudar a corrigir meus erros.

Mesmo que as crianças pequenas não precisem se arrepender, contar a elas sobre Coriânton pode ajudá-las a entender o que significa arrependimento.

Atividades sugeridas

  • Sem entrar em detalhes sobre a natureza de seus pecados, explique-lhes que Coriânton fez uma escolha errada. O que poderíamos falar para ajudá-lo? Leia para as crianças o que Alma, o pai de Coriânton, disse a ele: “Quisera que te arrependesses e abandonasses teus pecados” (Alma 39:9). Diga-lhes que “arrepender-se” significa pedirmos ao Pai Celestial e a Jesus Cristo que nos perdoem e nos ajudem a corrigir nossos erros e que, então, tentaremos ser mais semelhantes a Eles.

  • Dê a uma criança algo pesado para segurar enquanto você conta uma história sobre alguém que fez algo errado e se sentiu mal. Diga às crianças que o objeto é como os sentimentos ruins que podemos ter quando cometemos um erro. Pegue o objeto pesado da criança enquanto presta testemunho de que o Pai Celestial e Jesus Cristo podem remover os maus sentimentos e nos ajudar a corrigir nossos erros quando nos arrependemos. Cantem juntos uma música sobre arrependimento, como “Arrependimento” (A Liahona, outubro de 2004, p. A–16).

Alma 40:23

Eu ressuscitarei.

Ajude as crianças a esperarem com alegria pelo dia em que elas e seus entes queridos serão ressuscitados.

Atividades sugeridas

  • Enquanto você lê Alma 40:23 em voz alta, peça às crianças que usem a página de atividades desta semana para ajudá-las a visualizar o que este versículo está ensinando. Peça a cada criança que use a página de atividades para ensinar a outra criança o que é a ressurreição.

  • Mostre-lhes a gravura do Salvador ressuscitado e ensine a elas uma música sobre Ressurreição, como “Jesus da morte ressurgiu?” ou o hino “Cristo é já ressuscitado” (Músicas para Crianças, p. 45; Hinos, nº 119). Pause de vez em quando para explicar às crianças o significado e a importância das palavras e frases.

  • Pergunte para as crianças se alguém que elas conhecem morreu. Preste testemunho de que um dia essa pessoa e todas as outras serão ressuscitadas por causa de Jesus Cristo. Se necessário, use a página de atividades desta semana para explicar-lhes o que significa ser ressuscitado.

    Imagem
    Maria e Jesus

    Maria e o Senhor Ressuscitado, de Harry Anderson

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Alma 39:1, 10–11

Posso ser um bom exemplo.

O conselho de Alma para Coriânton pode ajudar as crianças a entender a importância de ser e seguir bons exemplos.

Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que o filho de Alma, Coriânton, cometeu um pecado grave enquanto deveria estar pregando o evangelho. Leia a última metade de Alma 39:11 com as crianças e peça-lhes que prestem atenção em como o pecado de Coriânton afetou os zoramitas. Ajude-as a pensar em pessoas que podem ser influenciadas por suas ações. Como podem ser bons exemplos para essas pessoas?

  • Leiam juntos Alma 39:1. Como o irmão de Coriânton, Siblon, foi um bom exemplo? Peça às crianças que encontrem mais respostas para essa pergunta em Alma 38:2–4. Conte-lhes sobre alguns bons exemplos em sua vida e convide as crianças a fazer o mesmo. Mostre-lhes o vídeo “Lições que aprendi quando jovem” (ChurchofJesusChrist.org) e pergunte-lhes como o menino mais velho foi um bom exemplo.

  • Traga uma lanterna ou uma foto do Sol e compare a luz com o poder de um exemplo de retidão. Assim como a luz de uma lanterna ou do Sol pode nos ajudar a ver um caminho que precisamos seguir, um exemplo de retidão nos mostra o que fazer para seguir o Pai Celestial. Conte uma experiência em que o bom exemplo de alguém o tenha ajudado. O que as crianças podem fazer para ser um bom exemplo para os outros? Preste testemunho de que Jesus Cristo é nosso exemplo perfeito.

Alma 39:9–13

Posso me arrepender quando cometo erros.

Assim como todos nós, as crianças que você ensina pecam e cometem erros. Como você pode inspirá-las a “[abandonar seus] pecados” e arrepender-se?(Alma 39:9).

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que contem sobre uma ocasião em que se machucaram. O que fizeram para ajudar a curar seu machucado? Explique-lhes que o pecado machuca nosso espírito, mas o Salvador pode nos curar quando nos arrependemos.

  • Peça às crianças que encontrem a frase “arrependesses e abandonasses teus pecados” em Alma 39:9 e ajude-as a entender o que significa “arrependesses” e “abandonasses”. Preste testemunho de que o arrependimento é possível por meio de Jesus Cristo e Sua Expiação. Leiam juntos Alma 39:10–14 para identificar outras coisas que podemos fazer que irão nos ajudar a nos arrependermos e evitar o pecado.

Alma 40:6–7, 11–14, 21–23

Após a morte, nosso espírito vai para o mundo espiritual até a ressurreição e o julgamento.

É normal imaginar o que acontece conosco depois de morrermos. As palavras de Alma podem ajudar as crianças a encontrar respostas inspiradas.

Atividades sugeridas

  • Escreva morte, mundo espiritual, ressurreição e julgamento em pedaços separados de papel e coloque-os no quadro em ordem aleatória. Ajude as crianças a entender o que essas palavras significam. Leia Alma 40:6–7, 11–14 e 21–23 com as crianças e peça-lhes que coloquem as palavras do quadro na ordem em que ocorrem.

  • Escreva no quadro uma lista de perguntas que podem ser respondidas por Alma 40:6–7, 11–14 e 21–23 e peça às crianças que combinem cada pergunta com os versículos que a respondem. Por exemplo, a pergunta: “Como será meu corpo quando eu ressuscitar?” Pode ser respondida por Alma 40:23. Se necessário, explique as palavras difíceis para as crianças enquanto elas leem. Incentive as crianças a compartilhar por que elas são gratas pelo plano do Pai Celestial.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Incentive as crianças a agradecer a um membro da família que tenha sido um bom exemplo para elas e a pensar em uma maneira de serem bons exemplos nesta semana.

Aperfeiçoar o ensino

Usar os sentidos. “A maioria das crianças (e dos adultos) aprende melhor quando vários sentidos estão sendo usados. Encontre maneiras de ajudar as crianças a usar os sentidos da visão, da audição e do tato enquanto aprendem” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 25).