Vem, e Segue-Me
16 a 22 de novembro. Éter 6–11: “Para que o mal seja reprimido”


“16 a 22 de novembro. Éter 6–11: ‘Para que o mal seja reprimido’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“16 a 22 de novembro. Éter 6–11”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Barcos jareditas no mar

I Will Bring You up Again out of the Depths [Tirar-vos-ei Novamente das Profundezas], de Jonathan Arthur Clarke

16 a 22 de novembro

Éter 6–11

“Para que o mal seja reprimido”

As ideias deste esboço não são instruções que você tem que seguir. Elas são destinadas a despertar sua criatividade e propiciar a inspiração.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Use gravuras dos esboços desta semana e da semana passada em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar para ajudar as crianças a rever o que aprenderam sobre os jareditas cruzando o mar. Deixe-as se revezarem falando do que sabem.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Éter 6:2–12

O Pai Celestial pode me consolar quando eu sentir medo.

Deve ter sido assustador para os jareditas serem “impelidos pelo vento sobre as ondas do mar” (Éter 6:5). Mas o Senhor os manteve seguros e os ajudou. Como você pode ajudar as crianças a se voltarem para o Senhor quando sentirem medo?

Atividades sugeridas

  • Usando as palavras e frases de Éter 6:2–12, descreva para as crianças a jornada dos jareditas atravessando o mar. Peça às crianças que finjam entrar nos barcos e que o barco está balançando e sendo coberto pelas ondas. Como seria a sensação de estar em um barco de verdade em águas agitadas? O que podemos fazer quando estamos com medo? Leiam juntos os versículos 7 e 9 para identificar o que os jareditas fizeram quando ficaram com medo.

  • Conte sobre uma ocasião em que você sentiu medo e o Pai Celestial o consolou. Cante com as crianças um hino ou música que as ajude a “[agradecer] e [glorificar] ao Senhor” (Éter 6:9) por Sua ajuda. Deixe as crianças citarem suas músicas favoritas da Primária e cantem algumas delas juntos.

  • Use a página de atividades desta semana para ajudar as crianças a fazer barcos de papel. Explique-lhes que os barcos ajudaram os jareditas a permanecerem seguros mesmo quando estavam cercados por água (ver Éter 6:7, 10). O que o Pai Celestial nos deu para nos manter seguros em nossa jornada de volta a Ele?

Éter 6:9, 12, 30; 7:27; 10:2

Posso ser grato.

Depois de chegarem em segurança à terra prometida, os jareditas ficaram tão agradecidos que “verteram lágrimas de alegria” (Éter 6:12). Como você pode incentivar o espírito de gratidão nas crianças de sua classe?

Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças frases de Éter 6:9 e 12 para ensinar-lhes como os jareditas mostraram sua gratidão ao Senhor por ajudá-los a alcançar a terra prometida. Peça-lhes que citem algumas coisas pelas quais são gratas. Cantem juntos, como fizeram os jareditas, uma música que expresse gratidão, como “Ó Pai querido, dou graças” (Músicas para Crianças, p. 9).

  • Leia para as crianças Éter 10:2 para mostrar que mesmo muitos anos depois, os jareditas se lembravam de como o Senhor ajudara seus antepassados a cruzar o oceano. Ajude as crianças a pensar de que maneiras o Senhor as abençoou. Em seguida, peça-lhes que façam desenhos para se lembrarem dessas bênçãos (ou ajude-as a escolher algumas das gravuras que você trouxer, talvez de uma revista da Igreja).

Éter 7:24–27

Sou abençoado quando sigo o profeta.

O livro de Éter mostra claramente que, quando os jareditas seguiam os profetas eram abençoados, e, quando rejeitavam os profetas, a vida deles era mais difícil. Pense em maneiras pelas quais você pode ajudar as crianças a ver que o mesmo acontece conosco.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma fotografia do profeta atual e pergunte-lhes o que sabem sobre ele. O que faz um profeta? Explique-lhes que os jareditas também tinham profetas e sempre que seguiam o profeta, eram abençoados e felizes (ver Éter 7:24–27). Como podemos seguir o profeta?

  • Cantem juntos uma música sobre profetas, como “Segue o profeta” (Músicas para Crianças, pp. 58–59; ver também o Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 4–27, 67–87). Fale com as crianças sobre as coisas que os profetas nos ensinaram a fazer (por exemplo, ler as escrituras diariamente, santificar o Dia do Senhor ou servir às pessoas) e peça-lhes que façam uma encenação obedecendo a esse conselho quando você disser “Siga o profeta!”

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Éter 6:2–12

Posso confiar no Pai Celestial para me guiar para a vida eterna.

O relato da viagem dos jareditas pelo mar pode ser comparado à nossa jornada pela mortalidade. As duas jornadas são por vezes perigosas e exigem fé para que o Senhor nos guie e proteja.

Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Éter 6:2–12, fazendo pausas para que as crianças possam desenhar figuras do que estão lendo. De que maneira a jornada dos jareditas é como nossa vida? Ajude as crianças a identificar e especificar as partes diferentes de seus desenhos que podem representar nossa vida. Por exemplo, os jareditas poderiam nos representar. Os barcos poderiam representar nosso lar, a Igreja ou o evangelho. O que o vento, a água, as pedras brilhantes e a terra prometida podem representar?

  • Ajude as crianças a encontrar palavras e frases em Éter 6:2–12 que mostrem como os jareditas confiaram em Deus. Compartilhe exemplos de como o fato de confiar em Deus o ajudou em momentos difíceis da vida. Incentive as crianças a contar experiências semelhantes que elas tiveram.

    Imagem
    Os jareditas viajando com animais

    Journey of the Jaredites across Asia [Jornada dos Jareditas pela Ásia], de Minerva Teichert

Éter 6:30; 7:27; 10:2

Lembrar-me do que o Senhor fez por mim me traz paz.

Uma coisa que distinguiu os reis jareditas justos dos iníquos é que os reis justos se lembraram “das grandes coisas que o Senhor fizera” por eles (Éter 7:27). Como você pode ajudar as crianças a se lembrarem do que o Senhor fez por elas?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Éter 6:30, 7:27 e 10:2 individualmente ou em pequenos grupos e identifiquem algo que esses versículos tenham em comum. Compartilhe seus sentimentos sobre o que o Senhor fez por você e peça às crianças que façam o mesmo.

  • Conte-lhes sobre como você tenta se lembrar de como o Senhor abençoou você e sua família. Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais elas podem se lembrar do que o Senhor fez por elas. Dê a cada uma delas um pedaço de papel e peça-lhes que reflitam e escrevam algo que Ele fez por elas recentemente. Você pode sugerir que tenham o hábito regular de escrever as bênçãos que notarem que vieram de Deus (ver “Oh, lembrai-vos, lembrai-vos”, vídeo, ChurchofJesusChrist.org).

Éter 9:28–35; 11:5–8

O Senhor é misericordioso quando me arrependo.

Embora os jareditas frequentemente rejeitassem os profetas e se tornassem iníquos, o Senhor sempre os perdoou quando se humilharam e se arrependeram.

Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Éter 9:28–35 e ajude as crianças a pensar em três ou quatro frases curtas que resumam o que aconteceu nesses versículos. Depois leia Éter 11:5–8 e ajude as crianças a identificar semelhanças entre os dois relatos. O que aprendemos com essas histórias?

  • Peça às crianças que pensem em outras pessoas do Livro de Mórmon que se humilharam e foram perdoadas. Use gravuras do Livro de Gravuras do Evangelho ou Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar para ajudá-las a se lembrar. Preste testemunho de que o Senhor nos perdoa quando nos arrependemos sinceramente.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Convide as crianças a contarem para a família algo que o Pai Celestial fez por elas pelo qual são gratas.

Aperfeiçoar o ensino

Ajudar as crianças a serem criativas. “Quando ensinar crianças dê a elas oportunidades para construir, desenhar, colorir, escrever e criar. Essas coisas são mais do que atividades divertidas — elas são essenciais ao aprendizado” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 25).

Imprimir