Vem, e Segue-Me
23 a 29 de novembro. Éter 12–15: “Pela fé, todas as coisas se cumprem”


“23 a 29 de novembro. Éter 12–15: ‘Pela fé, todas as coisas se cumprem’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“23 a 29 de novembro. Éter 12–15”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Éter entrando em uma caverna

Ether Hiding in the Cavity of a Rock [Éter Se Escondendo na Cavidade de uma Rocha], de Gary Ernest Smith

23 a 29 de novembro

Éter 12–15

“Pela fé, todas as coisas se cumprem”

Ao ler Éter 12–15, pense nas crianças a quem você ensina. As ideias de atividades deste esboço podem inspirá-lo com outras ideias que ajudarão a atender às necessidades das crianças de sua classe.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Ajude as crianças a pensar em histórias das escrituras sobre pessoas que demonstraram grande fé. Alguns exemplos se encontram em Éter 12:11–22.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Éter 12:6–22

Fé é acreditar em coisas que não podemos ver.

Morôni compartilhou vários exemplos de pessoas que realizaram grandes coisas por causa da fé. Pense em como você pode usar esses exemplos para ensinar às crianças o que é a fé.

Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças: “Fé são coisas que se esperam, mas não se veem” de Éter 12:6 e peça-lhes que repitam com você. Diga às crianças as coisas em que você acredita embora não consiga vê-las e ajude-as a pensar em mais exemplos. A música “” (Músicas para Crianças, pp. 50–51) ou outra música sobre fé, pode ajudar.

  • Mostre-lhes gravuras que mostrem exemplos de fé em Éter 12:13–15, 20–21 (ver o Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 78, 85 e a página de atividades desta semana). Deixe que as crianças lhe digam o que veem nas gravuras e o que elas sabem sobre as histórias. Converse com elas sobre como as pessoas demonstraram fé e o que aconteceu por causa da fé que exerceram.

  • Faça um jogo de adivinhação com as crianças. Dê-lhes pistas sobre as pessoas fiéis descritas em Éter 12:13–15, 19–20 até que as crianças adivinhem quem são. Depois, deixe-as jogarem novamente, revezando-se para darem as pistas sobre as mesmas pessoas (ou outras pessoas fiéis) enquanto o resto da classe adivinha. Conte a elas por que você admira a fé dessas pessoas.

Éter 12:23–27

Jesus Cristo pode me ajudar a ser forte.

As crianças às vezes enfrentam situações nas quais se sentem fracas, assim como Morôni. Ajude-as a aprender o que Morôni aprendeu — que o Salvador pode fazer “com que as coisas fracas se tornem fortes” (Éter 12:27).

Atividades sugeridas

  • Descreva para as crianças uma tarefa que exigiria muita força física para realizar. Convide-as a compartilhar exemplos de coisas que elas não são fortes o suficiente para fazer agora. Como poderíamos nos tornar fortes o suficiente para realizar essas tarefas? Explique-lhes que também temos trabalho espiritual a fazer, mas às vezes nos sentimos espiritualmente fracos. Morôni se sentiu dessa maneira a respeito de seus escritos nas placas. Leia Éter 12:27 para as crianças. O que o Senhor prometeu àqueles que se sentem fracos?

  • Conte uma experiência em que o Salvador ajudou você ou alguém que você conhece a fazer algo que era difícil. Preste testemunho às crianças que, se buscarem a ajuda de Jesus, Ele pode ajudá-las a serem fortes mesmo quando se sentirem fracas.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Éter 12:5–6

Fé é acreditar em coisas que não podemos ver.

As crianças de sua classe estão construindo o alicerce de seu testemunho. O conselho de Morôni sobre a fé que se encontra em Éter 12:6 pode ajudá-las.

Atividades sugeridas

  • Explique-lhes que o profeta Éter tentou ensinar aos jareditas “coisas grandes e maravilhosas”, mas eles não acreditaram no que ele disse. Peça às crianças que leiam Éter 12:5 para identificar porque eles não acreditaram. Em que coisas o Pai Celestial quer que acreditemos embora não as vejamos? Leiam juntos Éter 12:6. O que Morôni ensinou às pessoas que não acreditavam em verdades espirituais porque não conseguiam vê-las?

  • Mostre a uma das crianças uma gravura sem deixar que as outras crianças a vejam e peça a ela que a descreva para o resto da classe. Se o tempo permitir, deixe que outras crianças se revezem fazendo o mesmo com gravuras diferentes. Em seguida, peça-lhes que leiam Éter 12:6 e encontrem esta frase: “Fé são coisas que se esperam, mas não se veem”. Como demonstramos fé em Jesus Cristo quando não podemos vê-Lo?

  • Peça às crianças que leiam esta frase em Éter 12:6: “Não recebeis testemunho senão depois da prova de vossa fé”. Ajude as crianças a entender que, quando obedecemos a um mandamento, podemos saber que é verdadeiro. Peça-lhes que pensem nos princípios do evangelho sobre os quais Deus quer que tenhamos um testemunho, como pagar o dízimo, santificar o Dia do Senhor ou viver a Palavra de Sabedoria. Depois escreva no quadro A fim de obter um testemunho de , devo . Conte-lhes como você exerceu fé para obter um testemunho dessas e de outras verdades do evangelho.

Éter 12:4, 32

A esperança é como uma âncora para minha alma.

Ajude as crianças de sua classe a entender que podemos “esperar por um mundo melhor” devido à nossa fé em Cristo (Éter 12:4).

Atividades sugeridas

  • Compartilhe com as crianças a definição de esperança que se encontra em “Esperança” (Guia para Estudo das Escrituras, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). De acordo com essa definição e com Éter 12:4, 32, o que devemos esperar? (Ver também Morôni 7:40–42.) Ajude as crianças a pensar em outras palavras para esperança, assim como em palavras que significam o oposto de esperança. Compartilhe com elas algumas verdades do evangelho que lhe dão esperança e convide-as a fazer o mesmo.

  • Mostre-lhes (ou desenhe no quadro) uma figura de um barco e uma âncora. Por que os barcos precisam de uma âncora? O que aconteceria a um barco que não tivesse uma âncora? Leiam juntos Éter 12:4 e pergunte às crianças como a esperança é como uma âncora. Peça a elas que façam seu próprio desenho de um barco e uma âncora para que possam ensinar à família sobre a esperança.

Éter 12:23–29

Jesus Cristo pode me ajudar a ser forte.

À medida que as crianças crescem, elas se tornam mais conscientes de suas fraquezas. Use esses versículos para ensinar-lhes como o Salvador pode fazer “com que as coisas fracas se tornem fortes” (Éter 12:27).

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Éter 12:23–25 para identificar por que Morôni estava preocupado. Pergunte-lhes se já tiveram sentimentos parecidos. Depois, peça-lhes que leiam os versículos 26–27 para saber como o Senhor incentivou Morôni. O que precisamos fazer para que o Senhor possa nos ajudar a ser fortes quando nos sentimos fracos? Conte-lhes uma experiência em que o Salvador o ajudou a se fortalecer o suficiente para fazer algo difícil.

  • Peça às crianças que façam um desenho de algo fraco e algo forte. Depois, peça-lhes que acrescente ao desenho algumas palavras e frases de Éter 12:23–29 que lhes ensinem como o Salvador pode nos ajudar a transformar nossa fraqueza em força. Incentive as crianças a pensar sobre uma fraqueza que possam ter e depois procurar a ajuda do Salvador para se tornarem fortes.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Convide as crianças a escreverem uma verdade da qual gostariam de receber um testemunho. Ajude-as a estabelecer uma meta para exercer fé para que possam obter um testemunho dessa verdade.

Aperfeiçoar o ensino

Procurar compreender as crianças a quem você ensina. “Busque maneiras de entender as experiências de vida, os interesses, os talentos e as necessidades de seus alunos. Faça perguntas, ouça com atenção e observe o que eles dizem e fazem em diferentes situações. (…) Peça conselhos aos pais. Mas, principalmente, ore pelo entendimento que só o Espírito pode dar” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 7).

Imprimir