Vem, e Segue-Me
8 a 14 de julho. Atos 6–9: “Senhor, que queres que eu faça?”


“8 a 14 de julho. Atos 6–9: ‘Senhor, que queres que eu faça?’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2019

“8 a 14 de julho. Atos 6–9”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2019

Imagem
Saulo na estrada para Damasco

May We So Live [Desse Modo Vivamos], de Sam Lawlor

8 a 14 de julho

Atos 6–9

“Senhor, que queres que eu faça?”

Comece lendo Atos 6–9. O esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar vai ajudá-lo a entender esses capítulos. As atividades neste esboço para as crianças menores podem ser adaptadas para as crianças maiores, ou vice-versa.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Escreva alguns dos nomes de pessoas em Atos 6–9 no quadro — talvez Saulo ou Estevão. Peça às crianças que digam o que sabem sobre uma dessas pessoas.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças menores

Atos 6–7

Posso seguir Jesus Cristo ao defender o certo.

O que as crianças podem aprender com Estevão sobre ser um seguidor de Jesus Cristo?

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a fazer gestos que combinem com uma música sobre escolher o certo, como em “Escolhendo o que é certo” (Músicas para Crianças, pp. 82–83). Use Atos 7:51–60 para contar às crianças o que Estevão ensinou sobre Jesus Cristo mesmo que ao fazer isso tenha deixado os líderes judeus irados (ver também “Capítulo 57: A morte de Estevão”, Histórias do Novo Testamento, p. 150, ou o vídeo correspondente em LDS.org). Como Estevão escolheu o certo?

  • Dê vários exemplos de crianças que tiveram que escolher entre o certo e o errado. Pergunte às crianças o que elas fariam para escolher o certo.

Atos 8:26–39

O Espírito Santo me inspira a falar do evangelho com as pessoas.

Filipe seguiu a inspiração do Espírito e ajudou um homem etíope que se esforçava para compreender as escrituras. Que lições dessa história podem ser ensinadas às crianças da sua classe?

Imagem
Filipe ensina o etíope

Philip Teaching the Ethiopian [Filipe Ensina o Etíope], de Robert T. Barrett

Atividades sugeridas

  • Coloque duas cadeiras juntas para criar uma carruagem. Peça que duas crianças se sentem na carruagem, uma para representar Filipe e outra para o etíope. Então conte a história de como Filipe ensinou o evangelho ao homem da Etiópia.

  • Já sentiu o Espírito Santo dizer a você para compartilhar o evangelho com alguém, semelhante à experiência que Filipe teve em Atos 8:29? Conte essa experiência para as crianças.

Atos 9:1–20

Quando cometo um erro, o Pai Celestial pede que eu me arrependa e mude.

Quando Jesus disse a Saulo para parar de perseguir a Igreja do Senhor, Saulo imediatamente se arrependeu e mudou. Como esse relato vai ajudar as crianças a quem você ensina a ter o desejo de mudar rapidamente quando cometem um erro?

Atividades sugeridas

  • Resuma a história da conversão de Saulo, encontrada em Atos 9:1–20 (ver também “Capítulo 59: Saulo ouve a voz de Jesus e é convertido”, Histórias do Novo Testamento, p. 154, ou o vídeo correspondente em LDS.org).

  • Liste ou traga figuras de coisas que mudam, como um girino, que se transforma em sapo, ou árvores em diferentes estações. Como Saulo mudou quando Jesus Cristo o visitou?

  • Desenhe uma bifurcação de estrada no quadro. Peça que as crianças digam nomes de lugares que gostariam de visitar e escreva-os no alto de uma estrada. O que aconteceria se pegássemos a estrada errada? Como o arrependimento é comparável a voltar para a estrada correta?

  • Peça que as crianças repitam o que Saulo disse ao Senhor: “Senhor, que queres que eu faça?” O que o Senhor quer que façamos?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças maiores

Atos 6–7

Serei uma testemunha de Jesus Cristo.

Como você vai ajudar as crianças a aprender com o exemplo de Estevão de permanecer como uma testemunha de Jesus Cristo?

Atividades sugeridas

  • Leia Atos 6:5–15 e 7:51–60 com as crianças. Como Estevão foi uma testemunha de Jesus Cristo? Peça a uma ou mais crianças que ajam como se fossem Estevão e compartilhem as coisas em que acreditam e por quê.

  • Peça que as crianças se revezem na leitura de Atos 6:3–10, procurando qualidades de Estevão que o ajudaram a servir.

  • Peça que as crianças ajudem você a pensar em situações nas quais elas possam se erguer como testemunhas de Jesus Cristo e Seu evangelho. Ajude-as a representarem essas situações. Peça às crianças que leiam Mosias 18:9. Saliente que ser testemunha de Jesus Cristo é uma das promessas que fazemos no batismo.

  • Escreva os nomes Estevão e Filipe no quadro. Sob o nome Estevão, escreva maneiras de sermos exemplos para outras pessoas. Sob o nome Filipe, escreva maneiras de compartilharmos o evangelho com outras pessoas. Como ser exemplo de um discípulo de Jesus Cristo nos ajuda a compartilhar o evangelho?

Atos 8:5–24

O sacerdócio é um dom inestimável recebido de Deus.

Satanás promove a mensagem de que bens materiais nos trazem felicidade. Como você vai usar a história de Simão para ajudar as crianças a valorizarem as coisas espirituais como o sacerdócio e suas bênçãos?

Atividades sugeridas

  • Resuma a história de Simão, encontrada em Atos 8:5–24 (ver também “Capítulo 58: Simão e o sacerdócio”, Histórias do Novo Testamento, p. 152, ou o vídeo correspondente em LDS.org). Por que não podemos comprar o sacerdócio? Como um homem realmente recebe o sacerdócio? (Ver Regras de Fé 1:5.)

  • Distribua dinheiro de mentira para as crianças e exponha gravuras de coisas que podem ser compradas com dinheiro. Pergunte às crianças o quanto de seu dinheiro de mentira elas dariam por essas coisas. Depois mostre gravuras do sacramento, de um templo (representando as bênçãos do templo), de um batismo e outras bênçãos que recebemos por meio do sacerdócio. Explique às crianças que esses dons de Deus não têm preço e não podem ser comprados com dinheiro.

Atos 9:1–20

Quando cometo um erro, o Pai Celestial pede que eu me arrependa e mude.

Quando Jesus disse a Saulo para parar de perseguir a Igreja do Senhor, Saulo imediatamente se arrependeu e mudou. Como esse relato vai ajudar as crianças a quem você ensina a ter o desejo de mudar rapidamente quando cometem um erro?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que dobrem um pedaço de papel ao meio. Peça que escrevam Antes em uma metade e Depois na outra. Leia com as crianças Atos 8:1–3, 9:1–2 e 9:17–22, identificando palavras ou frases que descrevam Saulo antes e depois de ter visto o Senhor.

  • Convide um membro da ala para contar sua história de conversão e como ser membro da Igreja mudou sua vida, assim como ocorreu com Saulo.

  • Desenhe uma “estrada para Damasco” no quadro. Peça que as crianças leiam Atos 9:6, 11, 18, 20–22, identificando o que Saulo fez para se arrepender e voltar a Cristo, e escreva essas ações ao longo da estrada. O que aprendemos com Saulo a respeito de como podemos ser mais semelhantes a Jesus Cristo?

  • Peça que as crianças desenhem sua parte favorita do relato da conversão de Saulo e compartilhe seu desenho com a classe.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Incentive as crianças a contar à família sua atividade favorita da aula de hoje e o que aprenderam com ela.

Aperfeiçoar o ensino

Ajudar as crianças a aprender as escrituras. As crianças pequenas, às vezes, não conseguem ler muito bem, mas ainda assim você deve envolvê-las no aprendizado das escrituras. Por exemplo, leia uma passagem e peça que elas se levantem ou ergam a mão quando ouvirem uma frase ou palavra específica que você quer enfatizar (ver Ensinar à Maneira do Salvadorp. 20).