Transmissões Anuais
Ouvir a voz do Senhor em tempos difíceis


Ouvir a voz do Senhor em tempos difíceis

Transmissão do Treinamento Anual do S&I — 2020

Terça-feira, 9 de junho de 2020

Que privilégio estar com vocês hoje. Tenho um grande amor por todos vocês que trabalham com tanta diligência nos Seminários e Institutos de Religião (S&I). Este ano faz 42 anos que comecei a ensinar em período integral no seminário, e como o tempo passou rápido! Tenho lembranças maravilhosas dos alunos, dos meus colegas professores e de outros com quem servi ao longo dos anos em diferentes designações. Fico impressionado com os milhares de professores que são chamados para dar tanto do seu tempo e do seu amor para abençoar a vida dos jovens. Já estive em algumas aulas desses professores em países do mundo inteiro e me emocionei com o que acontece nessas aulas. Jill e eu estamos em um estágio da vida em que alguns de nossos netos já têm idade para frequentar o seminário e o instituto, e somos muito gratos pelos professores que os influenciam. Agradeço a todos que estão envolvidos nessa grande obra.

No começo deste ano, o presidente Russell M. Nelson lançou um vídeo intitulado “#OuvirOSenhor: O presidente Nelson nos convida a ouvir a voz do Senhor”.1 Nesse vídeo, ele disse: “Neste ano especial, ao comemorarmos o aniversário de 200 anos da Primeira Visão, convido você a pensar de modo profundo e com frequência sobre esta pergunta-chave: De que modo você O ouve? Convido você também a dar os passos para ouvi-Lo melhor e com mais frequência”. Tenho ponderado esse convite, especialmente à luz da pandemia do coronavírus e sua repercussão que começou a se espalhar pelo mundo mais ou menos na época em que o vídeo foi lançado.

Até acho que os últimos meses têm me dado a oportunidade especial de refinar o modo como eu O ouço. Muitas pessoas perderam entes queridos para essa doença terrível. A pandemia mudou nossa vida e nossos planos, e acabou com boa parte da rotina diária com a qual estávamos tão acostumados. Mudou nossos locais de ensino, adoração e lazer. Temos sido forçados a fazer as coisas de modo diferente. Isso nos dá, no S&I, um tempo para reavaliar o que fazemos e como fazemos, e de ver se o Senhor gostaria que fizéssemos algumas mudanças. Ele vai nos guiar se O ouvirmos.

Parece que as épocas de dificuldades e estresse muitas vezes são períodos especiais de orientação divina para aqueles que estão abertos para tal. Pensem no que levou à Primeira Visão. Foi uma época de “considerável agitação e divisão entre o povo”2 e um período de “grande confusão e animosidade”.3 O profeta Joseph Smith disse que “[sua] mente foi levada a sérias reflexões e grande inquietação”.4 Ele disse que “[sentiu] vontade de chorar por [seus] próprios pecados e pelos pecados do mundo”.5 Foi nesse período difícil que ele foi ao bosque e os céus se abriram.

E quando ele esteve na cadeia de Liberty? As condições eram horríveis, e o peso que sentiu quando os santos foram expulsos do Missouri enquanto ele estava na cadeia deve ter sido muito intenso. Ainda assim, naquela situação difícil, o Senhor abriu o entendimento de Joseph.

Quando Alma, o pai, enfrentou o desafio de lidar com os problemas da Igreja, pois muitos membros estavam cometendo pecados, seu espírito “perturbou-se”6 e ele começou a indagar como lidaria com os membros que tinham transgredido as leis de Deus. Ele “temia proceder mal aos olhos do Senhor”7, por isso, “[derramou] toda a sua alma a Deus”8, e o Senhor ensinou-lhe como lidar com os transgressores.

Reflitam na terrível situação de morte e destruição que se espalhou pelo hemisfério ocidental quando ocorreu a crucificação do Salvador. Em meio a trevas impenetráveis, eles ouviram e entenderam a voz do Senhor.9 Mais tarde, quando o povo se reuniu nos arredores do templo, eles ouviram a voz do Pai, mas não a entenderam senão da terceira vez quando “aguçaram os ouvidos para escutá-la; e seus olhos estavam voltados para o lugar de onde vinha o som”.10 Foi aí que eles ouviram o Pai apresentar o Filho e escutaram as palavras “Ouvi-o”.11 Isso deu início aos acontecimentos espantosos do ministério do Salvador ao povo que teve o privilégio de ouvi-Lo.

Em cada um desses exemplos, houve uma efusão de revelações que foram uma bênção para a Igreja e para o mundo — para o povo naquela ocasião e nos muitos anos que se seguiram. As pessoas envolvidas também receberam algumas bênçãos e revelações pessoais.

Durante a experiência de Joseph no Bosque Sagrado — além de ter sido instruído a não se filiar a nenhuma igreja — “muitas outras coisas” lhe foram ensinadas.12 O Senhor também lhe disse que seus pecados tinham sido perdoados.13

Na Cadeia de Liberty, Joseph recebeu esta promessa: “Os puros de coração e os prudentes e os nobres e os virtuosos procurarão conselho e autoridade e bênçãos sob tuas mãos constantemente”.14

Alma, o pai, não somente foi instruído sobre como lidar com os transgressores, mas também recebeu uma mensagem muito específica para ele. Foi-lhe dito que ele teria a vida eterna.15

As pessoas que ouviram o Salvador quando Ele visitou a terra de Abundância não só foram ensinadas sobre a doutrina de Cristo e outros ensinamentos essenciais, mas cada uma delas teve permissão de tocar as feridas de Seu corpo e tornaram-se testemunhas da realidade do Salvador Jesus Cristo.16

Não devemos esperar receber orientação e inspiração apenas para as decisões relativas a nossas designações e chamados, pois o Senhor nos ama o suficiente para nos conceder mais bênçãos e inspiração em tempos difíceis.

No final do Livro de Alma, lemos que “por causa da longa duração da guerra entre nefitas e lamanitas, muitos se tornaram insensíveis (…); e muitos foram abrandados em virtude de suas aflições, de modo que se humilharam perante Deus com a mais profunda humildade”.17 Ao enfrentarmos esses tempos difíceis, podemos ser abrandados e nos tornar mais humildes. Isso faz desta época um período de oportunidades — uma época extraordinária — para ouvi-Lo.

Já tivemos mudanças suficientes nos últimos dois meses para saber que coisas podem ser eliminadas — coisas que podem ter sido úteis, mas que não serão essenciais daqui para frente e que podem até retardar nosso progresso se continuarmos a utilizá-las. Talvez estejamos em um período em que podemos fazer ajustes e nos preparar para o futuro com menos obstáculos do que podemos ter visto no passado.

Às vezes fico pensando se fui chamado muitas vezes mas “não quis ouvir”.18 A situação atual pode nos ajudar a vencer isso. Sinto que temos uma oportunidade de mudar e de nos preparar “de uma forma nunca antes vista”.19

Endosso os esforços que estão sendo feitos para alcançar nosso objetivo, concentrando nossa atenção em qual seria a melhor maneira de abençoar a vida da nova geração nesta época de mudanças. Fico intrigado com o fato de que, quando o Senhor ensinou a Igreja sobre dons espirituais, Ele explicou: “O Espírito Santo faz saber a alguns as diferenças de administração, (…) [moldando] suas misericórdias às condições dos filhos dos homens”.20 As condições dos filhos dos homens mudam, e Ele molda Suas misericórdias de acordo com essas condições. Precisamos desse dom de conhecer as diferenças de administração, para que possamos ajudar de acordo com as condições dos filhos dos homens. Essas condições têm mudado e mudarão no futuro.

Ao aprendermos a ouvir melhor o Senhor e receber a ajuda de que precisamos para ensinar nossos queridos alunos, sinto que também receberemos valiosas informações e conhecimentos, como aconteceu com Joseph Smith, Alma e o povo da terra de Abundância. Receberemos essas mensagens pessoais se formos humildes e estivermos abertos à orientação do Senhor. Isso pode vir de maneira inesperada, como muitas vezes acontece com aqueles que estão concentrados nas outras pessoas, mas são bênçãos extraordinárias.

No verão passado, a cantora norueguesa Sissel se apresentou com o Coro do Tabernáculo e a Orquestra da Praça do Templo. Ela cantou uma música linda chamada “Slow Down” [Acalma-te].21 Foi uma apresentação formidável e muito comovente. Eu os convido a procurar e assistir a essa apresentação no YouTube.com. A mensagem parece que se aplica ainda mais a este momento em particular. Parte da letra diz o seguinte:

Em meio à confusão,

Em momentos de extrema necessidade,

Quando não consigo pensar com clareza,

Uma voz mansa intercede por mim.

Acalma-te, acalma-te, aquieta-te.

Aquieta-te e espera no Espírito do Senhor.

Acalma-te e ouve Sua voz

E saiba que Ele é Deus.

Em momentos de aflição,

Quando me sinto inseguro,

Quando me sinto pressionado,

Ouço uma suave e mansa voz, tão pura.

Acalma-te, acalma-te, aquieta-te, meu filho.

Aquieta-te e espera no Espírito do Senhor.

Acalma-te e ouve Sua voz

E saiba que Ele é Deus.

Tiremos proveito deste momento histórico. Vamos nos aquietar; Ouvir o Senhor. Depois, continuemos em frente. Isso fará diferença para os jovens cuja vida estamos tentando abençoar, e fará diferença para nós individualmente.

Oro para que o Senhor abençoe cada um de vocês. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Imprimir