Devocionais de Natal
“Ó vinde, adoremos”


“Ó vinde, adoremos”

Devocional de Natal da Primeira Presidência 2023

Domingo, 3 de dezembro de 2023

Meus amados irmãos e irmãs, que alegria é iniciar mais uma época de Natal, quando comemoramos o nascimento de nosso Salvador e Redentor, o Senhor Jesus Cristo.

É um evento sagrado cada vez que uma criança nasce. Vejam a reação de um de nossos bisnetos ao segurar seu irmãozinho pela primeira vez.

[vídeo]

Não é de se admirar que, naquela noite santíssima, há mais de 2 mil anos, perto da pequena cidade de Belém, as hostes celestiais cantassem de alegria! Um anjo ensinou aos pastores esta magnífica verdade:

“Porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo.

Pois hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.1

E agora, meus queridos irmãos e irmãs: “Vinde, adoremos” a Ele.2

Assim como acontece com muitos de vocês, o Natal mudou para mim ao longo dos anos. Minhas memórias de infância estão gravadas tendo como pano de fundo a Grande Depressão da década de 1930. O dinheiro era escasso. Os presentes eram especialmente preciosos.

Meus pais tornaram o Natal mágico para mim e meus irmãos. Todos os anos, nós nos tornávamos uma família “substituta do Papai Noel” para outra família. Preparávamos presentes apropriados e os entregávamos na véspera de Natal. Ao nos afastarmos de suas casas, suas mãos acenando e seus rostos lacrimejantes nos traziam a verdadeira alegria de doar.

Eu adorava as canções de Natal naquela época — e ainda adoro. Todos os anos, a irmã Nelson e eu amamos ouvir e cantar com o Messias, de Handel. Amo o significado hebraico da palavra Aleluia. Literalmente significa “louvar ao Senhor Deus Jeová”.3 As palavras cantadas nesse espetáculo não se aplicam apenas ao nascimento do Senhor, mas ao Seu reinado milenar:

Porque um menino nos nasceu,

um filho se nos deu,

e o principado está sobre os seus ombros,

e o seu nome se chamará Maravilhoso,

Deus Forte,

Pai da Eternidade,

Príncipe da Paz.4

Foi durante minha juventude que comecei a adquirir um profundo testemunho de Deus, o Pai, e de Seu Filho Amado, Jesus Cristo. Descobri por mim mesmo que Jesus Cristo nasceu da virgem Maria, que era um “vaso precioso e escolhido”.5 Eu sabia que Ele é realmente o Filho de Deus6 e a figura central de toda a história humana.

Apenas pensem na magnitude incompreensível do que Jesus Cristo realizou — tudo de acordo com a vontade de Seu Pai! Jesus já era um Deus quando aceitou vir à Terra para realizar o feito mais importante para cada um de nós. Um feito que literalmente salva e muda vidas. Um feito que ninguém poderia realizar por si mesmo.

O Salvador “[sofreu] dores e aflições e tentações de toda espécie”7 para que soubesse, “segundo a carne, como [nos] socorrer (…), de acordo com [nossas] enfermidades”.8

Nos últimos meses, aprendi muito mais sobre a dor e sua influência refinadora. Meu coração se conectou ao nosso Salvador enquanto tentava imaginar a extensão de Seu sofrimento. Minha mente mortal simplesmente não consegue compreender como Ele tomou sobre Si todas as dores, todos os pecados, todas as angústias e todas as aflições de todos que já viveram!

No mais supremo ato de compaixão que desafia a compreensão ou a descrição mortal, o Salvador Se submeteu a uma agonia espiritual e física sem igual.

Reverenciamos o Menino de Belém exatamente porque anos depois Ele ofereceu o sacrifício incompreensível e infinito no Jardim do Getsêmani e na cruz do Calvário. Essa oferta redime cada um de nós quando escolhemos nos arrepender e O seguir. Então, como Seu ato supremo na Terra, Ele ressuscitou da morte no terceiro dia, concedendo a cada um de nós a bênção sem precedentes da ressurreição e da vida após a morte.

Nesta época, muitas vezes cantamos ou dizemos alegremente: “Desejamos a você um feliz Natal”. Meus queridos irmãos e irmãs, o desejo de meu coração para cada um de vocês esta noite tem vários componentes. Na verdade, não é meu desejo para vocês; é minha oração por vocês nesta época sagrada de Natal.

Primeiro, oro para que sintam o amor profundo e eterno que nosso Salvador tem por vocês pessoalmente. Jesus Cristo os conhece desde o reino pré-mortal. Ele conhece e vê vocês agora. Ele vê suas alegrias e suas tristezas. Ele experimentou cada uma delas.

Ele tem perfeita compaixão por suas dificuldades e Se alegra toda vez que vocês prosseguem com firmeza em retidão, nos bons e nos maus momentos.

Oro para que obtenham seu próprio testemunho pessoal de que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que Ele é cheio de poder divino; e que, graças ao Seu grande sacrifício expiatório, vocês nunca precisarão sentir que precisam enfrentar os difíceis desafios da vida sozinhos. Ao sinceramente pedirem, buscarem e baterem,9 vocês terão acesso constante ao poder Dele para ajudá-los, fortalecê-los e curá-los.10

Oro para que aproveitem ao máximo a Expiação do Salvador, arrependendo-se diariamente, tornando sua vida cada vez mais pura e buscando orientação celestial em tudo o que fizerem. Em outras palavras, oro para que vocês experimentem a alegria de sempre pensarem celestial.

Também oro para que usem esta época de festas para iniciarem um período de adoração pessoal ainda maior. Comecem novamente a estudar os ensinamentos e a Expiação de Jesus Cristo. Ninguém na Terra os ama como Ele. Ninguém aqui os entende melhor ou realmente conhece suas tristezas e fraquezas. Ninguém na Terra tem o poder que Jesus Cristo tem. Ninguém está mais ansioso para que vocês se tornem tudo o que podem se tornar. Ninguém suplica ao Pai em seu favor como Ele o faz.

O Senhor Jesus Cristo é nosso Salvador e nosso Redentor. Ele é o Filho de Deus, o Santo de Israel. Ele é o Ungido.11 Sob a direção do Pai, Ele é o Criador de tudo o que foi criado.12 Jesus Cristo era o Grande Jeová, Deus do Velho Testamento.13 Ele foi o Emanuel prometido.14 Ele é nosso grande Exemplo15 e nosso Advogado junto ao Pai.16 Graças a Seu evangelho restaurado, todas as bênçãos de Seu sacerdócio estão disponíveis para toda a humanidade à medida que se achegarem a Ele e forem aperfeiçoados Nele.

Irmãos e irmãs, vivamos no espírito de “aleluia”, sempre louvando o Senhor Deus Jeová. Nesta gloriosa época de Natal, ó vinde, adoremos a Cristo Jesus!

Sei que Deus vive! Jesus é o Cristo! Esta é a Igreja Dele. Ele dirige a Restauração contínua de Seu evangelho. Disso testifico no sagrado nome de Jesus Cristo, amém.

Imprimir