Devocionais de 2018
Vocês são líderes


Vocês são líderes

O Élder Dieter F. Uchtdorf Fala a Nós

Devocional Mundial para Jovens Adultos • 14 de janeiro de 2018 • Centro de Conferências

Queridos irmãos e irmãs, meus queridos jovens amigos!

Vocês estão lindos e são maravilhosos. Puxa vida! Gostaria de poder dar a cada um de vocês um grande abraço.

Esta semana que passou foi uma semana de tristeza e gratidão. Amo o presidente Monson. Sentirei sua falta. Mas sei que ele está feliz por estar novamente com Frances, sua companheira eterna.

É tão bom estar com vocês hoje. E também fico feliz por estar aqui com meu apóstolo preferido. Sei que não devíamos ter favoritos. Mas, neste caso, acho que não tem problema, já que sou casada com ele.

Acabamos de comemorar nosso aniversário de casamento de 55 anos, e ainda somos apaixonados!

Isso é que são os frutos do evangelho! Quando recebemos mensagens de amor e felicitações em ocasiões assim de nossos netos e bisnetos, entendemos como são preciosas as bênçãos do evangelho e as bênçãos de sermos membros da Igreja.

Aqueles de vocês que são solteiros, divorciados ou que vivem em situações familiares desafiadoras, saibam que Deus conhece vocês e os ama, e que, se vocês permanecerem fiéis aos convênios, a alegria da vida familiar não será abreviada nem retida. Não sei exatamente como isso acontecerá, mas sei que a graça, a misericórdia e o amor do Senhor são o suficiente para todos nós. Ele fará com que as coisas aconteçam de acordo com Sua maneira e em Seu tempo.

Dieter e eu crescemos no mesmo ramo em Frankfurt, na Alemanha. Sabia que ele tinha uma queda por mim, mas eu não estava muito interessada. Ele era gentil, e nós éramos amigos. Aprendemos a dançar juntos nas atividades da Igreja. Era a época do foxtrote, do boogie-woogie e do rock.

Após ele ter entrado para a Força Aérea para se tornar piloto de caça, não o vi por quase dois anos. Para ser sincera, quando ele voltou para Frankfurt, minha primeira impressão dele não foi muito favorável. Ele estava parecendo um pouco com os atores do filme “Top Gun”.

Mas, quando ele falou comigo, fiquei um pouco mais impressionada. Ele obviamente tinha amadurecido com o passar dos dois anos. Ele sabia o que queria fazer na vida e era firme no evangelho.

Ele era tão determinado e criativo em seus esforços para me conquistar que, alguns meses depois, nós nos casamos, e meu sobrenome, que era Reich, passou a ser Uchtdorf. Nunca me arrependi de ter prestado atenção nele, mesmo após uma primeira impressão incerta.

Dieter é o amor da minha vida e um pai e avô cheio de orgulho por nossos filhos e os filhos de nossos filhos.

E quero que vocês saibam que adoramos dançar juntos até hoje.

Vamos voltar ao tempo em que eu tinha 12 anos de idade. Foi uma época muito triste em minha vida. Meu pai tinha falecido de câncer poucos meses antes. Ele foi um ótimo pai, um marido amoroso e um homem muito bom. Era muito bem instruído, falava cinco idiomas, tocava profissionalmente instrumentos musicais diferentes em uma orquestra sinfônica e vinha de uma família proeminente de músicos em Frankfurt.

Meus pais tinham grandes expectativas a nosso respeito. O futuro parecia brilhante e promissor mesmo após os anos destrutivos da Segunda Guerra Mundial. Mas os anos de sofrimento com a doença de meu pai encheram nosso lar de sofrimento, tristeza e desespero.

Após a morte de meu pai, minha mãe ficou extremamente deprimida. Aos domingos, frequentávamos as reuniões em uma igreja protestante, mas não conseguíamos encontrar o bálsamo de Gileade. Parecia não haver nada nem ninguém que pudesse trazer consolo para minha mãe.

Bem, não exatamente! Nosso Pai Celestial, em Seu grande amor, não havia Se esquecido de nós.

Oito meses após o falecimento de meu pai, dois missionários americanos bateram à nossa porta em Frankfurt. Aqueles dois missionários bem preparados e guiados pelo Espírito sabiam exatamente do que nossa pequena família precisava. Eles deixaram um exemplar do precioso Livro de Mórmon com minha mãe.

Minha mãe gostava muito de ler. Ela amava a Bíblia. E, imediatamente, ficou fascinada pelo novo livro de escritura. Quando começou a ler o Livro de Mórmon, ela não conseguiu parar até lê-lo de capa a capa. Com frequência, minha mãe ficava tão entusiasmada com o conteúdo e a mensagem do Livro de Mórmon, que fazia minha irmã e eu nos sentarmos junto a ela para ouvi-la lendo alguns versículos que pareciam ter sido escritos para nós.

Nas últimas semanas de vida de meu pai, eu costumava ficar perto da janela de nosso apartamento, orando sinceramente a Deus, pedindo alívio de nossa dor.

E recebi a resposta. Ela veio por meio da mensagem do evangelho restaurado de Jesus Cristo. Amo tanto o Livro de Mórmon. Amo sua mensagem sobre o plano de salvação, o plano de felicidade. É uma mensagem maravilhosa e cheia de esperança e luz nos dada pelo Pai Celestial. Ao aceitarmos de coração o Livro de Mórmon, ele aliviou a dor e curou o desespero e a tristeza causados pela morte de meu pai.

Com a vinda do Livro de Mórmon à nossa casa, não houve mais escuridão na família, já que luz e trevas não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Sentimos o Espírito de modo muito forte e soubemos de todo o coração e mente que a mensagem que os missionários ensinavam era verdadeira.

A paz voltou ao nosso lar. A mensagem do evangelho e o fato de nos tornarmos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias trouxe um verdadeiro milagre à nossa família. Foi como se anjos tivessem sido enviados a nós.

Os dois missionários que vieram à nossa casa tinham por volta da mesma idade que vocês. Sua própria história não era tão impressionante. Mas eles foram como dois anjos de glória enviados a nós por Deus. Eles nos trouxeram as bênçãos do evangelho restaurado de Jesus Cristo.

Meus queridos jovens amigos, vocês são feitos do mesmo material divino que eles. Alguns de vocês são casados, outros solteiros, mas todos vocês vivem entre as pessoas deste mundo. Vocês são os escolhidos para os nossos dias e, por meio de palavras e ações, ensinam e vivem a mensagem do evangelho entre seu povo. Com esse propósito, vocês foram colocados em sua vila ou cidade, sua escola, seu trabalho, sua nação e família. Não esqueçam que vocês têm potencial de ser anjos de glória para os que estão a seu lado.

Vocês representam a Igreja de Jesus Cristo e são líderes cheios de poder ao proclamar a mensagem do evangelho por meio de sua vida bondosa e de seu testemunho cheio de coragem.

O líder é aquele que ajuda os outros a ver, sentir e encontrar o caminho correto. Ajudem uns aos outros a permanecerem firmes na Igreja e no evangelho. Deus os colocou em um lugar onde vocês têm muitas oportunidades de ser instrumentos nas mãos do Senhor Jesus Cristo. Ele conta com vocês, Ele os conhece, Ele confia em vocês e vai capacitá-los. Ele vive. Ele é real!

Todas as palavras simples e claras ou os atos de bondade, integridade, caridade, bondade, serviço, amor e compaixão podem se tornar seu ato de liderança no reino de Deus. Não subestimem sua influência e seu poder para fazer o bem. Aqueles dois missionários da idade de vocês me ajudaram a ver o caminho que leva ao nosso Salvador e de volta ao Pai Celestial.

Sem dúvida precisei trilhar o caminho por mim mesma, vencer desafios, encontrar respostas para perguntas, lidar com escolhas importantes e tomar decisões. E vocês também o farão! A Igreja e o Senhor lhes oferecem recursos poderosos para cumprirem seu propósito na vida. O Livro de Mórmon é um desses recursos e está a seu alcance. Estendam a mão para aceitar e seguir seus ensinamentos. Busquem o Pai Celestial, e Ele os guiará. Confiem no Senhor!

Meus queridos jovens amigos, saibam que amo vocês e que sou muito grata a cada um por quem são. Oro para que o Senhor os abençoe. Vocês são parte importante nesta obra maravilhosa e sagrada de nosso Redentor. Disso presto testemunho, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Imprimir