2021
A astúcia do diabo versus a sabedoria de Deus: Não há disputa
Fevereiro de 2021


“A astúcia do diabo versus a sabedoria de Deus: Não há disputa”, Força dos Jovens, fevereiro de 2021, pp. 16–19.

Vem, e Segue-Me

A astúcia do diabo versus a sabedoria de Deus: Não há disputa

Você pode aprender o que Joseph Smith aprendeu: no fim, a sabedoria de Deus sempre vence.

Imagem
rapaz andando em meio à neblina

Ilustrações: id-work

Um acontecimento muitas vezes repetido do início da história da Igreja tem a ver com a perda das 116 páginas do manuscrito do Livro de Mórmon. Dois motivos pelos quais contamos a história desse acontecimento com tanta frequência são: (1) ele está diretamente ligado a duas revelações de Doutrina e Convênios (seções 3 e 10), por isso aparece com frequência em nosso estudo das escrituras; e (2) as eternas lições que Joseph Smith aprendeu com essas experiências podem nos ajudar de muitas maneiras hoje em dia.

Uma dessas lições foi ensinada pelo Senhor nestas palavras: “Minha sabedoria é maior do que a astúcia do diabo” (Doutrina e Convênios 10:43). O Senhor quer que confiemos Nele. Se o fizermos, teremos mais compreensão, força e paz.

A experiência de Joseph Smith

Depois que as 116 páginas foram perdidas, o Senhor disse a Joseph Smith que não traduzisse aquela parte das placas de ouro novamente, porque homens maus estavam conspirando para enganar as pessoas ao mostrarem diferenças entre as duas traduções. Mas, séculos antes, o Senhor tinha dito a Néfi que fizesse as placas menores e dito a Mórmon que as incluísse em seu registro. Posteriormente, Joseph foi capaz de retomar a tradução dessa parte em diante, e temos o Livro de Mórmon hoje (ver Doutrina e Convênios 10; 1 Néfi 9; Palavras de Mórmon).

Imagem
as placas de ouro e o Livro de Mórmon

O diabo e aqueles que serviam a seus propósitos tinham estabelecido um plano astuto, mas a sabedoria do Senhor frustrou o plano.

A astúcia do diabo

A astúcia do diabo pode tomar muitas formas, mas uma mensagem básica que a acompanha parece ser: “Não acredite”. Esse foi o ponto principal da primeira mensagem do adversário para os filhos de Adão e Eva depois que seus pais lhes ensinaram o plano de salvação (ver Moisés 5:13). E essa é a mesma mensagem que está no centro de seus planos astutos de hoje.

Em que será que o diabo não quer que você acredite? Bem, basicamente, qualquer coisa que seja verdadeira ou boa. Se ele conseguir fazer com que você não acredite na existência do Pai Celestial, de Jesus Cristo, do plano de salvação, das escrituras, dos mandamentos, da Restauração e dos profetas, então ele teve sucesso. É mais fácil fazer você ceder a várias tentações e se afastar da verdade, do arrependimento e da exaltação.

E como será que ele consegue fazer com que você não acredite? Colocando medo, incerteza e dúvida em sua mente.

Um exemplo atual

Por exemplo, hoje (assim como na época de Joseph Smith) a mensagem do diabo com relação à descrença se concentra muito em Joseph Smith e no trabalho dele como profeta da Restauração. As pessoas vão tentar convencê-lo de que Joseph Smith não foi um profeta e de que o Livro de Mórmon não é verdadeiro. Se fizer uma pesquisa na internet, poderá ter a impressão de que há pilhas de provas contra o profeta e o trabalho dele. Mas isso é uma mentira astuta.

Assim como as pessoas quiseram desacreditar Joseph Smith em sua época e estavam dispostas a mentir e a enganar para fazê-lo, hoje em dia há pessoas que gostariam que você se concentrasse apenas em fatos incompletos ou distorcidos sobre o profeta ou o Livro de Mórmon. Eles não querem que você tenha a visão do todo. Eles querem que você se debata em dúvidas.

Três conselhos

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, deu estes três conselhos de como estudar sobre o profeta Joseph Smith: “Seja paciente, não seja superficial e não ignore o Espírito” (O profeta Joseph Smith, discurso no devocional da BYU–Idaho, 24 de setembro de 2013, byui.edu/devotionals).

  1. Seja paciente. O Senhor sempre vai nos abençoar com paciência e fé. Se formos pacientes e continuarmos a acreditar, o que muitas vezes não está claro se tornará mais claro com o tempo. E algumas “provas” que as pessoas colocam contra o profeta hoje podem ser descartadas amanhã por causa de outras que surgem provando o contrário.

  2. Não seja superficial. Se fizermos um estudo cuidadoso, não ficaremos presos à visão negativa e limitada de alguém e teremos uma visão mais ampla sobre o profeta — com fatos ligados a um contexto. Veremos que os frutos de seu trabalho são extremamente bons.

  3. Não ignore o Espírito. Se prestarmos atenção aos pensamentos, sussurros e sentimentos que vêm do Espírito, teremos um conjunto mais completo de ferramentas para adquirirmos e compreendermos a verdade. E poderemos seguir em frente e crescer espiritualmente mesmo que não tenhamos todas as respostas às nossas perguntas.

A sabedoria de Deus

A sabedoria de Deus é muito maior do que a astúcia do diabo. Mesmo que não saibamos todos os propósitos por trás dos mandamentos do Senhor, ainda assim podemos confiar Nele e em Seus profetas.

Néfi não sabia por que o Senhor havia pedido que ele fizesse as placas menores. Ele não sabia sobre as 116 páginas e os planos feitos para desacreditar Joseph Smith 2.400 anos depois. Mas Néfi sabia que era “para um sábio propósito [do Senhor]” e sabia que podia confiar Nele (ver 1 Néfi 9:5–6).

Hoje, podemos confiar no Senhor também mesmo que não saibamos todos os propósitos por trás dos conselhos que Ele nos dá por intermédio de Seus profetas. Podemos continuar a acreditar, ter fé em Jesus Cristo e em Seu profeta escolhido da Restauração, Joseph Smith, mesmo que não tenhamos todas as nossas perguntas respondidas. Podemos confiar no tempo do Senhor. Podemos continuar a ter esperança mesmo que nossas dificuldades pareçam assustadoras e desanimadoras.

Podemos fazer tudo isso porque, não importa o que aconteça, quando os planos astutos do diabo ficam contra a sabedoria de Deus, não há disputa. A sabedoria de Deus sempre vai prevalecer.

Imprimir