2021
Receber respostas do Senhor
Junho de 2021


“Receber respostas do Senhor”, Força dos Jovens, junho de 2021, pp. 26–27.

Receber respostas do Senhor

Descubra três coisas para ter em mente que vão ajudá-lo a receber respostas a suas orações.

Imagem
jovens parecendo em dúvida ou frustrados

Ilustração fotográfica: Getty Images

Você já fez uma pergunta a Deus e sentiu que Ele não respondeu sua oração? Eu já, e foi difícil entender por quê. Mas isso não quer dizer que Deus não está ouvindo. Na verdade, Ele ouve e responde todas as nossas orações (ver Mateus 7:7–8). Às vezes, apenas leva algum tempo e um pouco de esforço para entendermos Suas respostas.

Aqui estão três princípios para levar em consideração, que o ajudarão a receber e reconhecer as respostas do Senhor.

1. Não apresse o tempo de Deus

Se você for como eu, não gosta de esperar por respostas quando tem uma pergunta. Adoro poder perguntar ao Google, à Siri ou à Alexa e receber uma resposta imediata.

Mas, o Senhor geralmente não trabalha assim. Às vezes, Ele espera até estarmos prontos. Até mesmo o profeta Joseph Smith muitas vezes teve que esperar pelas respostas a suas orações. Em 1833, muitos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estavam morando no condado de Jackson, Missouri, EUA. Entretanto, em novembro desse ano, turbas os expulsaram do condado. Joseph ficou preocupado. Ele perguntou ao Senhor por que aquilo tinha acontecido. O Senhor não respondeu àquela pergunta de imediato, mas consolou Joseph, dizendo: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.1 O restante da resposta veio no mês seguinte (ver Doutrina e Convênios 101).

Quando minhas orações não são respondidas imediatamente, sou fortalecido por saber que mesmo os profetas às vezes precisam esperar. Se tivermos fé e confiança no tempo do Senhor, assim como Joseph, o Senhor responderá nossas orações em Seu devido tempo. E, às vezes, talvez tenhamos que esperar por muito tempo.

2. Continue se esforçando

O presidente Russell M. Nelson ensinou: “O Senhor ama o esforço, e o esforço traz recompensas”.2 Se pensarmos bem, isso se aplica a tudo o que fazemos. É necessário esforço para fortalecer os músculos e aprender novas habilidades.

O mesmo princípio se aplica a receber respostas do Senhor. Alma, o Filho, viu um anjo, mas aquela experiência por si só não foi suficiente. Seu testemunho de Jesus Cristo e de Sua Expiação só se fortaleceram depois que ele “[jejuou] e [orou] durante muitos dias” (Alma 5:46).

Pense em Joseph Smith e na Primeira Visão. Joseph não acordou simplesmente em uma manhã e decidiu perguntar a Deus a qual igreja se unir. Na verdade, ele estava se debatendo com essa pergunta havia dois anos.3 Ele tinha se esforçado muito para encontrar as respostas e, quando estava pronto, o Pai Celestial respondeu a ele.

Imagem
rapaz

3. Olhe de novo — Talvez você já tenha recebido sua resposta

Quando era mais jovem, eu acreditava que Deus respondia às orações apenas de algumas maneiras. Muitas pessoas choram quando prestam testemunho, e eu achava que, se não chorasse, o Espírito não estava falando comigo. Ou, se não sentisse um ardor no peito como o que Senhor descreveu a Oliver Cowdery (ver Doutrina e Convênios 9:8), eu achava que não estava sentindo o Espírito.

Mas, aprendi que Deus fala com cada um de nós de maneira diferente e pessoal. A chave para mim foi aprender quais eram essas maneiras. No Novo Testamento, Paulo ensinou como o Espírito pode nos fazer sentir: “Mas o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5:22–23). O Espírito Santo pode usar qualquer um desses sentimentos para Se comunicar conosco.

E as respostas do Espírito Santo muitas vezes são delicadas e simples. Às vezes, elas podem vir “rápida, completa e integralmente”, como quando acendemos a luz em um quarto escuro, como ensinou o élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos. Mas, geralmente, elas vêm como um nascer do sol — “um aumento gradual de luz” — ou como a luz em um dia de nevoeiro. Recebemos orientação suficiente apenas para dar alguns passos adiante.4 Então, pense bem e se certifique de que Deus não deu uma resposta que você não reconheceu porque estava esperando algo mais.

“Deus realmente quer falar com vocês?”, o presidente Russell M. Nelson perguntou. “Sim!”5 Se formos pacientes e nos empenharmos, receberemos respostas para nossas orações. Até que essas respostas venham, podemos confiar no Senhor e continuar em frente. O Senhor disse a Joseph Smith: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Doutrina e Convênios 101:16). Esse conselho também pode nos consolar.

Imprimir