Para a Força dos Jovens
Um Relacionamento Poderoso
Agosto de 2024


Um Relacionamento Poderoso

Um convénio é mais do que um contrato; é um relacionamento.

Imagem
cadeiras verdes

Ainda tenho uma fotografia das cadeiras verdes onde o Elder Pistone e o Elder Morasco se sentavam quando ensinavam a minha família na nossa casa na Argentina. Eles ensinavam com tanto poder espiritual que a minha irmã de 10 anos e eu (de 9 anos) corríamos para tocar nas suas cadeiras assim que eles saíam, na esperança de que esse poder passasse para nós.

Depressa aprendi que o poder não vinha das cadeiras, mas sim de se ter um relacionamento por convénio com Deus e Jesus Cristo.

A Minha Experiência no Meu Batismo

Fiz o meu primeiro convénio a 13 de novembro de 1977. Não me lembro muito bem do meu batismo, mas lembro-me do Elder Pistone a ajudar-me a entrar na água e do Elder Morasco a confirmar-me enquanto ainda tinha o cabelo molhado. Lembro-me também da minha alegria quando os novos amigos da ala me abraçaram e beijaram à maneira da Argentina, e do enorme desejo que senti de ser uma filha fiel do Pai Celestial.

Imagem
família num batismo

A Irmã Spannaus quando era nova (no meio) com os seus pais (à esquerda), a sua irmã Silvina (extrema direita) e o Elder Morasco.

Mais tarde, percebi que a alegria que sentia vinha do dom do Espírito Santo. Aprendi que, se eu guardasse fielmente os meus convénios com Deus, o Espírito estaria comigo. O Espírito Santo é apenas uma das bênçãos que advêm de um relacionamento por convénio com Deus e Jesus Cristo.

Agora, mesmo quando os meus motivos, pensamentos e ações ficam aquém das expectativas, tenho a esperança de continuar a tentar. Porquê? Porque tomar o sacramento permite-me renovar os meus convénios e fazer novos convénios todas as semanas. Sou muito grata por esta bênção.

Um Relacionamento Caloroso e por Convénio

Muitas vezes ouvimos dizer que os convénios são promessas recíprocas entre nós e Deus. Embora isto seja verdade, não é só isso que eles são. Na realidade, “o cumprimento dos convénios não é um negócio frio, mas sim um relacionamento caloroso”.

Então, como é que podes criar um relacionamento por convénio com o Pai Celestial e com o Salvador? Eles já te amam na perfeição e querem abençoar-te (ver 3 Néfi 14:11). Mas qualquer relacionamento bilateral exige tempo e amor de ambas as partes.

Queres passar mais tempo com Eles? Quando fazes coisas que Eles também fariam, estás a caminhar com Eles! Isto pode ser tão simples quanto ouvir um amigo que está a passar por um momento difícil, reservar tempo para brincar com um irmão ou incluir alguém que se sinta excluído. Recentemente, passei algum tempo a caminhar com Deus, ao gravar mensagens de voz e a enviar mensagens de texto para um amigo na Argentina que estava a sentir-se só. Também decidi manter sempre ativa a minha recomendação para o templo para poder passar tempo com o Senhor na Sua santa casa. Tu podes orar por ideias que te irão ajudar a passar tempo com o Pai Celestial e com o teu Salvador.

Queres demonstrar-Lhes que te importas? Trata os mandamentos, que fizeste convénio de guardar, como uma forma de expressares o teu amor, e não como uma lista de regras. Por exemplo, para viver a Palavra de Sabedoria, aprendi a cozinhar refeições saudáveis. Agora estou a ensinar as minhas filhas a fazer o mesmo. À medida que guardares de boa vontade os mandamentos de Deus, o teu amor por Ele e pelo Salvador irá crescer.

O nosso relacionamento por convénio com o Pai Celestial e Jesus Cristo irá ajudar-nos a conhecê-Los melhor e a ter mais acesso ao Seu poder na nossa vida — infinitamente mais do que qualquer coisa que um conjunto de cadeiras verdes tenha para oferecer. E esse poder muda-nos para sempre!

Notas

  1. Ann M. Madsen, em Truman G. Madsen, The Temple: Where Heaven Meets Earth (2008), p. 69.

Imprimir