Conferência Geral
Abraçar o Futuro com Fé
Conferência Geral de outubro de 2020


Abraçar o Futuro com Fé

O futuro será glorioso para aqueles que estiverem preparados e continuarem a preparar-se para ser instrumentos nas mãos do Senhor.

Tem sido uma noite inesquecível. Minhas queridas irmãs, é uma honra estar convosco. Tenho pensado em vós tantas vezes durante os últimos meses. Sois uma força de mais de oito milhões de pessoas. Não sois apenas os números mas também o poder espiritual para mudar o mundo. Eu vi-vos fazer precisamente isso durante esta pandemia.

Algumas de vós, de repente, viram-se à procura de suprimentos escassos ou dum novo emprego. Muitas ensinaram as crianças e acompanharam os vizinhos. Algumas receberam os missionários mais cedo do que o esperado, enquanto outras transformaram as suas casas em centros de formação missionária. Têm usado a tecnologia para se ligarem à família e aos amigos, para ministrar àqueles que se sentem isolados e para estudar o Vem, e Segue-me com outras pessoas. Descobriram novas formas de tornar o Dia do Senhor deleitoso. E fizeram máscaras de proteção — milhões delas!

Com profunda compaixão e amor, o meu coração está com as muitas mulheres, em todo o mundo, cujos entes queridos morreram. Choramos convosco. Oramos por vós. Louvamos e oramos por todos os que trabalham, incansavelmente, para proteger a saúde das outras pessoas.

As moças também foram notáveis. Embora as redes sociais tenham sido inundadas com contendas, muitas de vós encontraram formas de encorajar as outras pessoas e partilhar a luz do nosso Salvador.

Irmãs, foram todas absolutamente heroicas! Fico maravilhado com a vossa força e fé. Mostraram que, em circunstâncias difíceis, prosseguem com coragem. Amo-vos e garanto-vos que o Senhor vos ama e vê o grande trabalho que estão a realizar. Obrigado! Uma vez mais, provaram que são, literalmente, a juventude de Israel!

Personificam a esperança que o Presidente Gordon B. Hinckley tinha por vós ao apresentar “A Família: Proclamação ao Mundo”, há 25 anos, na reunião geral da Sociedade de Socorro, em setembro de 1995. 1 É significativo que ele tenha escolhido apresentar esta importante proclamação às irmãs da Igreja. Ao fazê-lo, o Presidente Hinckley enfatizou a influência insubstituível das mulheres no plano do Senhor.

Agora, adoraria saber o que têm aprendido este ano. Aproximaram-se do Senhor ou sentem-se mais distantes Dele? E como é que os eventos atuais vos fizeram sentir em relação ao futuro?

É verdade que o Senhor usou termos sérios ao falar dos nossos dias. Ele avisou que nos nossos dias “o coração dos homens [falharia]” 2 e que mesmo os eleitos corriam o risco de ser enganados. 3 Ele disse ao Profeta Joseph Smith que “a paz [seria] tirada da Terra” 4 e que calamidades assolariam a humanidade. 5

No entanto, o Senhor também deu uma visão de como esta dispensação é notável. Ele inspirou o Profeta Joseph Smith a declarar que “a obra (…) nestes últimos dias é de imensa magnitude. (…) [As] Suas glórias estão além de qualquer descrição e [a] sua grandiosidade é insuperável”. 6

Bem, grandiosidade pode não ser a palavra que escolheriam para descrever estes últimos meses! Como é que devemos lidar com as profecias sombrias e os pronunciamentos gloriosos sobre os nossos dias? O Senhor deu-nos a resposta com uma garantia simples, mas impressionante: “Se estiverdes preparados, não temereis”. 7

Que grande promessa! E pode, literalmente, mudar a maneira como vemos o nosso futuro. Recentemente, ouvi uma mulher com um testemunho profundo, admitir que a pandemia, combinada com o terremoto no vale do Lago Salgado, ajudou-a a perceber que não estava tão preparada como pensava. Quando lhe perguntei se estava a referir-se ao armazenamento de alimentos ou ao testemunho, ela sorriu e disse: “Sim!”

Se a preparação é a chave para abraçar esta dispensação e o nosso futuro com fé, como é que podemos preparar-nos melhor?

Durante décadas, os profetas do Senhor exortaram-nos a armazenar alimentos, água e reservas financeiras para momentos de necessidade. A pandemia atual reforçou a sabedoria deste conselho. Exorto-vos a tomar as medidas para estarem temporalmente preparadas. Mas estou ainda mais preocupado com a vossa preparação espiritual e emocional.

A esse respeito, podemos aprender muito com o capitão Moróni. Como comandante dos exércitos nefitas, enfrentou forças de oposição que eram mais fortes, mais numerosas e mais cruéis. Portanto, Moróni preparou o seu povo de três maneiras essenciais.

Primeiro, ajudou-os a criar áreas onde estariam seguros, às quais chamou “lugares de defesa”. 8 Segundo, preparou “o espírito do povo para ser fiel ao Senhor”. 9 E terceiro, nunca parou de preparar o seu povo, tanto física como espiritualmente. 10 Vamos considerar estes três princípios.

Princípio Número Um: Criar Lugares de Defesa.

Moróni fortificou todas as cidades nefitas com parapeitos, fortes e muros. 11 Quando os lamanitas vieram contra eles, “ficaram grandemente surpresos, com a sabedoria dos nefitas na preparação [dos] seus lugares de defesa”. 12

Da mesma forma, à medida que a turbulência cresce à nossa volta, temos de criar lugares onde estejamos seguros, tanto física como espiritualmente. Quando a vossa casa se torna um santuário pessoal de fé — onde o Espírito reside — ela torna-se a primeira linha de defesa.

De igual forma, as estacas de Sião são “um refúgio contra a tempestade” 13 porque são lideradas por quem possui as chaves do sacerdócio e exerce a autoridade do sacerdócio. À medida que continuarem a seguir o conselho daqueles a quem o Senhor autorizou a guiar-vos, sentir-se-ão mais seguras.

O templo — a casa do Senhor — é um lugar de segurança diferente de qualquer outro. No templo, sois investidas com o poder do sacerdócio, por intermédio dos sagrados convénios do sacerdócio que lá se fazem. 14 Também é lá que as vossas famílias são seladas para a eternidade. Mesmo este ano, quando o acesso aos nossos templos ficou seriamente limitado, a vossa investidura deu-vos acesso constante ao poder de Deus, ao honrarem os vossos convénios com Ele.

Simplificando, um lugar de defesa é qualquer lugar onde possam sentir a presença do Espírito Santo e ser guiadas por Ele. 15 Quando o Espírito Santo está convosco, podem ensinar a verdade, mesmo quando esta vai contra as opiniões predominantes. E podem ponderar questões sinceras sobre o evangelho num ambiente de revelação.

Convido-vos, minhas queridas irmãs, a criar uma casa que seja um lugar de defesa. Renovo o meu convite para que aumentem a vossa compreensão do poder do sacerdócio e dos convénios e bênçãos do templo. Ter lugares de defesa para onde possam retirar-se, ajudar-vos-á a abraçar o futuro com fé.

Princípio Número Dois: Preparar o Vosso Espírito para Serem Fiéis a Deus.

Empreendemos um grande projeto para prolongar a vida útil e a capacidade do Templo do Lago Salgado.

Imagem
O Templo do Lago Salgado em construção

Algumas pessoas questionaram a necessidade de tomar tais medidas extraordinárias. Contudo, quando o Vale do Lago Salgado sofreu um terremoto de magnitude 5,7 no início deste ano, este venerável templo tremeu com força suficiente para que a trombeta da estátua do anjo Moróni caísse! 16

Imagem
O anjo Moróni com a trombeta caída

Assim como os alicerces físicos do Templo do Lago Salgado devem ser suficientemente fortes para resistir aos desastres naturais, os nossos alicerces espirituais devem ser sólidos. Então, quando terremotos metafóricos balançarem as nossas vidas, podemos permanecer “firmes e inamovíveis” por causa da nossa fé. 17

O Senhor ensinou-nos a aumentar a nossa fé ao procurar “conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé”. 18 Fortalecemos a nossa fé em Jesus Cristo ao esforçar-nos para guardar os Seus mandamentos e “recordá-Lo sempre”. 19 Além disso, a nossa fé aumenta cada vez que exercemos a nossa fé Nele. Isso é o que significa aprender pela fé.

Por exemplo, cada vez que temos a fé para ser obedientes às leis de Deus, mesmo quando as opiniões populares nos desvalorizam, ou cada vez que resistimos a entretenimentos ou ideologias que celebram a quebra de convénios, estamos a exercer a nossa fé, o que, por sua vez, aumenta a nossa fé.

Além disso, poucas coisas edificam mais a fé do que a imersão regular no Livro de Mórmon. Nenhum outro livro testifica de Jesus Cristo com tanto poder e clareza. Os profetas que nele escreveram, inspirados pelo Senhor, viram os nossos dias e selecionaram a doutrina e as verdades que mais nos ajudariam. O Livro de Mórmon é o nosso guia de sobrevivência dos últimos dias .

Obviamente, a nossa derradeira segurança vem quando nos unimos ao Pai Celestial e a Jesus Cristo! A vida sem Deus é uma vida cheia de medo. A vida com Deus é uma vida cheia de paz. Isto acontece porque as bênçãos espirituais vêm aos fiéis. Receber revelação pessoal é uma das maiores bênçãos.

O Senhor prometeu que, se pedirmos, podemos receber “revelação sobre revelação”. 20 Prometo que, à medida que aumentarem a vossa capacidade de receber revelação, o Senhor abençoar-vos-á com mais orientações para a vossa vida e com infinitos dons do Espírito.

Princípio Número Três: Nunca Parar de se Preparar.

Mesmo quando as coisas corriam bem, o capitão Moróni continuou a preparar o seu povo. Ele nunca parou. Ele nunca se tornou complacente.

O adversário nunca pára de atacar. Portanto, nunca podemos parar de nos preparar! Quanto mais autossuficientes formos — temporal, emocional e espiritualmente — mais preparados estaremos para impedir os ataques insaciáveis de Satanás.

Queridas irmãs, sois exímias a criar lugares de defesa, quer para vós quer para aqueles que amais. Além disso, tendes uma investidura divina que vos permite edificar a fé nos outros de forma poderosa. 21 E as irmãs nunca param. Voltaram a demonstrar isso uma vez mais, este ano.

Por favor, não parem! Estar vigilantes para proteger os vossos lares e incutir fé no coração dos vossos entes queridos, trará recompensas às gerações futuras.

Minhas queridas irmãs, temos tanto para aguardar com grande expectativa! O Senhor colocou-vos aqui, agora, porque sabia que tinham a capacidade de lidar com as complexidades da última parte destes últimos dias. Ele sabia que compreenderiam a grandiosidade da Sua obra e que estariam ansiosas para ajudar a realizá-la.

Não estou a dizer que os dias que virão serão fáceis, mas prometo-vos que o futuro será glorioso para aqueles que estiverem preparados e continuarem a preparar-se para ser instrumentos nas mãos do Senhor.

Minhas queridas irmãs, não vamos apenas suportar esta época atual. Vamos abraçar o futuro com fé! Os tempos turbulentos são oportunidades para crescermos espiritualmente. São tempos em que a nossa influência pode ser muito mais penetrante do que em tempos mais calmos.

Prometo que ao criarmos locais de defesa, prepararmos o nosso espírito para sermos fiéis a Deus e nunca pararmos de nos preparar, Deus abençoar-nos-á. Ele irá “[livrar-nos]; sim, de tal modo que nos [encherá] a alma de paz e [conceder-nos-á] grande fé e [fará] com que [tenhamos Nele] esperança para [a] nossa libertação”. 22

À medida que se prepararem para abraçar o futuro com fé, estas promessas serão vossas! Disto testico, com a minha expressão de amor por vós e a minha confiança em vós, no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Ver “A Família: Proclamação ao Mundo”, ChurchofJesusChrist.org. No seu discurso que acompanhou esta proclamação, o Presidente Gordon B. Hinckley disse às irmãs: “Sou grato [pela vossa] força, lealdade, fé e amor. Sou grato pela resolução que trazem na alma de andar pela fé, guardar os mandamentos e fazer o que é certo em todos os momentos e em todas as situações” (“Enfrentar com Firmeza as Artimanhas do Mundo”, Liahona, novembro 1995, 98–99).

  2. Lucas 21:26; ver também Doutrina e Convénios 45:26.

  3. Ver Mateus 24:24; Joseph Smith — Mateus 1:22.

  4. Doutrina e Convénios 1:35.

  5. Ver Doutrina e Convénios 1:17. O apóstolo Paulo profetizou que “nos últimos dias [sobreviriam] tempos trabalhosos”. Isso tornaria os nossos dias espiritualmente traiçoeiros. (Ver 2 Timóteo 3:1–5.)

  6. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith (2007), p. 512.

  7. Doutrina e Convénios 38:30.

  8. Ver Alma 49:5; 50:4.

  9. Alma 48:7.

  10. Ver Alma 49–50.

  11. Ver Alma 48:8.

  12. Alma 49:5; ênfase acrescentada.

  13. Doutrina e Convénios 115:6.

  14. Ver Russell M. Nelson, “Tesouros Espirituais”, Conferência Geral, outubro 2019, https://www.churchofjesuschrist.org/study/general-conference/2019/10/36nelson?lang=ept

  15. Eliza R. Snow ensinou que o Espírito Santo “satisfaz e preenche todo [o] anseio do coração humano. (…) [A] minha alma está satisfeita, e posso dizer, com toda a sinceridade, que as coisas insignificantes do dia parecem não me incomodar de modo algum. (…) E acaso não temos o privilégio de viver de modo que essa fonte flua constantemente para [a] nossa alma?” (em Filhas em Meu Reino: A História e o Trabalho da Sociedade de Socorro [2011], 46.)

  16. Ver Daniel Burke, “Utah Earthquake Damages Mormon Temple and Knocks Trumpet from Iconic Angel Statue” (O Terramoto de Utah Danifica o Templo Mórmon e Tira a Trombeta da Icónica Estátua do Anjo), 18 de março de 2020, cnn.com.

  17. Mosias 5:15.

  18. Doutrina e Convénios 88:118; ênfase acrescentada.

  19. Moróni 4:3.

  20. Doutrina e Convénios 42:61.

  21. O apóstolo Paulo sinalizou esta realidade quando atribuiu a fé não fingida de Timóteo à sua mãe Eunice e à sua avó Lóide (Ver 2 Timóteo 1:5).

  22. Alma 58:11.

Imprimir