Conferência Geral
Vigiai, Pois o Tempo Todo, Orando
Conferência Geral de outubro de 2020


Vigiai, Pois o Tempo Todo, Orando

Hoje, estendo o meu apelo à oração a todos os povos de todas as nações do mundo.

Meus queridos irmãos e irmãs, na última semana do Seu ministério mortal, Jesus ensinou os Seus discípulos, dizendo: “vigiai, pois, [o tempo todo] orando, para que sejais considerados dignos de escapar de todas essas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do Homem”.1

Entre tudo o que “é necessário que… aconteça” antes da Sua Segunda Vinda temos “guerras e… rumores de guerras,… fomes, e pestes, e terramotos, em vários lugares”.2

Em Doutrina e Convénios, o Salvador diz: “E todas as coisas estarão tumultuadas… pois o temor tomará conta de todos”.3

Certamente, vivemos numa época em que as coisas estão tumultuosas. Muitos temem o futuro e muitos corações já se afastaram da sua fé em Deus e no Seu Filho, Jesus Cristo.

As notícias estão repletas de relatos de violência. A depreciação moral é publicada online. Cemitérios, igrejas, mesquitas, sinagogas e santuários religiosos têm sido vandalizados.

Uma pandemia mundial atingiu, virtualmente, todos os cantos da Terra: milhões de pessoas foram infetadas e mais de um milhão morreram. Formaturas académicas, reuniões religiosas, casamentos, serviço missionário e uma série de outros eventos importantes da vida, foram interrompidos. Para além disso, inúmeras pessoas foram deixadas sozinhas e isoladas.

Convulsões económicas têm causado desafios para muitos, especialmente para os filhos do nosso Pai Celestial mais vulneráveis.

Temos visto pessoas a exercer emotivamente o seu direito ao protesto pacífico e temos visto multidões furiosas em motins.

Ao mesmo tempo, continuamos a assistir a conflitos pelo mundo fora.

Muitas vezes, penso naqueles de entre vós que estão a sofrer, preocupados, com medo ou a sentir solidão. Garanto-vos que o Senhor vos conhece, Ele está ciente das vossas preocupações e angústias e ama-vos, profunda e individualmente, intensa e eternamente.

Todas as noites, em oração, peço ao Senhor que abençoe todos os que estão sobrecarregados com pesar, dor, solidão e tristeza. Sei que outros líderes da Igreja ecoam esta mesma oração. Os nossos corações, individual e coletivamente, estão convosco e as nossas orações chegam a Deus em vosso nome.

No ano passado, passei vários dias na região nordeste dos Estados Unidos a visitar locais históricos da Igreja e dos Estados Unidos, a participar em reuniões com os nossos missionários e membros e, a visitar líderes governamentais e empresariais.

No domingo, dia 20 de outubro, discursei perante uma vasta congregação em Boston, Massachusetts. Enquanto falava, fui inspirado a dizer: “Suplico-vos… que orem por este país, pelos nossos líderes, pelo nosso povo e pelas famílias que vivem nesta grande nação fundada por Deus”.4

Também disse que a América e muitas das nações da Terra, tal com em épocas passadas, estão perante mais uma encruzilhada crucial, e precisam das nossas orações.5

Esta minha suplica não estava nos meus apontamentos. Estas palavras vieram-me à mente quando senti o Espírito a inspirar-me a convidar os presentes a orar pelo seu país e pelos seus líderes.

Hoje, estendo o meu apelo à oração a todos os povos de todas as nações do mundo. Independentemente da forma como oram ou a quem oram, exerçam a vossa fé — seja ela qual for — e orem pelo vosso país e pelos líderes da vossa nação. Tal como disse em Massachusetts, no passado mês de outubro, estamos hoje perante uma grande encruzilhada do curso da história, e as nações da Terra precisam desesperadamente de inspiração e orientação divinas. Não se trata de política nem de normas. Trata-se da paz e da cura que pode alcançar a alma dos indivíduos, bem como a alma dos países — das suas cidades, vilas e aldeias — por intermédio do Príncipe da Paz e da fonte de toda a cura, o Senhor Jesus Cristo.

Ao longo dos últimos meses, tenho tido a sensação de que a melhor forma de ajudar a situação mundial atual é que todas as pessoas confiem mais plenamente em Deus e voltem o seu coração para Ele, através da oração sincera. Humilharmo-nos e buscar inspiração dos Céus para suportar ou conquistar o que temos diante de nós é a forma mais segura e certa de prosseguir em frente nestes tempos difíceis.

As escrituras destacam as orações proferidas por Jesus, bem como os Seus ensinamentos sobre a oração durante o Seu ministério mortal. Devem lembrar-se da Oração do Senhor:

“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.6

Esta bela oração, repetida frequentemente em todo o cristianismo, deixa claro que é adequado pedir diretamente ao nosso “Pai… que [está] nos céus” por respostas para aquilo que nos aflige. Assim sendo, vamos orar por orientação divina.

Convido-vos a orar sempre.7 Orem pela vossa família. Orem pelos líderes das nações. Orem pelos corajosos que se encontram na linha da frente das batalhas atuais contra as pragas sociais, ambientais, políticas e biológicas que afetam todas as pessoas em todas as partes do mundo, ricos e pobres, novos e velhos.

O Salvador ensinou-nos a não restringir o número de pessoas por quem oramos. Ele disse: “Eu vos digo, porém: Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”.8

Na cruz do Calvário, onde Jesus morreu pelos nossos pecados, Ele praticou o que ensinou quando orou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.9

Orar sinceramente por aqueles que podem ser considerados nossos inimigos, demonstra a nossa crença de que Deus pode mudar o nosso coração e o coração das outras pessoas. Estas orações devem fortalecer a nossa determinação de levar a cabo todas as mudanças necessárias na nossa vida, família e comunidade.

Não importa onde vivemos, o idioma que falamos ou os desafios que enfrentamos, Deus ouve-nos e responde-nos à Sua própria maneira e no Seu devido tempo. Por sermos os Seus filhos, podemos aproximar-nos Dele em busca de ajuda, consolo e de um desejo renovado de fazer uma diferença positiva no mundo.

Orar por justiça, paz, pelos pobres e enfermos, muitas vezes não é o suficiente. Depois de nos ajoelharmos em oração, devemos levantar-nos e fazer o que pudermos para ajudar — para ajudar os outros e a nós mesmos.10

As escrituras estão repletas de exemplos de pessoas de fé que aliaram a oração à ação para fazer a diferença na sua vida e na vida de outros. Por exemplo, no Livro de Mórmon lemos sobre Enos. Foi observado que “cerca de dois terços do seu pequeno livro descreve uma oração, ou uma série de orações, e o restante relata o que ele fez em consequência das respostas que recebeu”.11

Temos muitos exemplos de como uma oração fez a diferença na própria história da nossa Igreja, começando com a primeira oração, proferida em voz alta, de Joseph Smith numa clareira perto da casa de madeira dos seus pais, na primavera de 1820. Ao buscar o perdão e a orientação espiritual, a oração de Joseph abriu os Céus. Hoje, somos os beneficiários de Joseph, o Profeta, e de outros homens e mulheres Santos dos Últimos Dias fiéis que oraram e agiram para ajudar a estabelecer A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Muitas vezes, penso nas orações de mulheres fiéis como Mary Fielding Smith que, com a ajuda de Deus, corajosamente conduziu a sua família à mercê da crescente perseguição em Illinois, até à segurança deste vale, onde a sua família prosperou espiritual e temporalmente. Depois de orar fervorosamente de joelhos, ela trabalhou muito para superar os seus desafios e abençoar a sua família.

A oração pode elevar-nos e unir-nos como indivíduos, famílias, Igreja e mundo. A oração irá influenciar os cientistas e ajudá-los a descobrir as vacinas e os medicamentos que irão pôr fim a esta pandemia. A oração irá consolar os que perderam entes queridos. Ela irá orientar-nos no que devemos fazer pela nossa proteção pessoal.

Irmãos e irmãs, exorto-vos a redobrar o vosso compromisso com a oração. Imploro-vos que orem nos vossos aposentos, nas vossas caminhadas diárias, nas vossas alas e que orem, sempre, no vosso coração.12

Em nome dos líderes d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, agradeço-vos pelas vossas orações a nosso favor. Exorto-vos a continuar a orar para que possamos receber inspiração e revelação para guiar a Igreja nestes tempos difíceis.

A oração muda a nossa vida. Motivados pela oração sincera, podemos melhorar e ajudar outros a fazer o mesmo.

Conheço o poder da oração por experiência própria. Recentemente, estava sozinho no meu escritório. Tinha acabado de ser sujeito a um procedimento médico à minha mão. E ela ainda estava roxa, inchada e dorida. Sentado à secretária, não conseguia concentrar-me em assuntos importantes e cruciais, por estar demasiado distraído pela dor.

Ajoelhei-me em oração e pedi ao Senhor que me ajudasse a conseguir concentrar-me para poder realizar o meu trabalho. Levantei-me e voltei para a pilha de papéis em cima da minha secretária. Quase que de imediato, a minha mente ficou desimpedida e concentrada, e fui capaz de tratar dos assuntos urgentes que tinha diante de mim.

A atual situação caótica em que o mundo se encontra, pode parecer assustadora quando consideramos a infinidade de problemas e desafios. Mas, é o meu fervoroso testemunho de que, se orarmos e pedirmos ao Pai Celestial as bênçãos e a orientação necessárias, saberemos como abençoar a nossa família, vizinhos, comunidade e até mesmo o país onde vivemos.

O Salvador orou e depois Ele “andou fazendo o bem”13 ao alimentar os pobres, incentivar e apoiar os necessitados, e ao estender a mão em amor, perdão, paz e consolo a todos os que iam até Ele. E Ele continua a estender-nos a mão.

Convido todos os membros da Igreja, bem como os nossos vizinhos e amigos de outros grupos religiosos, a nível mundial, a fazer como o Salvador aconselhou os Seus discípulos: “Vigiai, pois, a todo o tempo, orando” por paz, consolo, segurança e oportunidades para servir outros.14

Quão grandioso é o poder da oração e quão necessárias são as nossas orações de fé em Deus e no Seu Filho Amado no mundo de hoje! Lembremo-nos e apreciemos o poder da oração. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Imprimir