2020
Afinar e refinar nossas escolhas
Julho de 2020


Mensagem da Área

Afinar e refinar nossas escolhas

A música é algo divino. Os sons de um instrumento quando combinados produzem uma harmonia que pode nos elevar e nos trazer sentimentos especiais; mas, se o instrumento não estiver afinado, alcançar a harmonia se torna um desafio. Afinar um instrumento é assegurar que as cordas vão emitir os sons de maneira harmônica. No processo de afinação, existe um instrumento pequeno chamado diapasão. Esse instrumento captura a vibração das cordas e indica a nota musical que está sendo tocada. Ao esticar as cordas até o alinhamento indicado pelo diapasão, alcança-se a afinação desejada e o instrumento consegue produzir o som puro que é esperado.

Esse processo de afinação me ajuda a compreender que o propósito de nossa vida é justamente o de nos afinarmos ao modelo perfeito do Salvador. Jesus Cristo nos ensinou, por meio de Seu exemplo e de Suas ações, como devemos afinar nossas “cordas”. Hoje em dia, Ele continua nos ensinando por meio de profetas videntes e reveladores. Na conferência geral de abril deste ano, o presidente Russell M. Nelson ensinou: “Tudo o que é bom na vida — todas as bênçãos de significado eterno possíveis — começa com a fé. Permitir que Deus prevaleça em nossa vida começa com a fé no fato de que Ele está disposto a nos orientar”. E ele continuou dizendo: “Fazer qualquer coisa de forma correta exige esforço; e tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo não é uma exceção. Aumentar a fé e a confiança que temos Nele exige esforço”.

A corda de um violão, se pudesse falar, talvez escolhesse permanecer em repouso, sem ser tencionada. Sem esforço. Talvez reclamasse do esticamento que ela é submetida para alcançar boas músicas. No entanto, as cordas de um instrumento musical são apenas um objeto. Nós somos agentes dotados de arbítrio. Podemos e devemos exercer nosso arbítrio para escolher sermos “afinados”. Nosso Pai Celestial nos mandou Seu Filho, o modelo perfeito, para que pudéssemos nos alinhar a esse modelo e, assim, pudéssemos nos desenvolver plenamente. Passaremos por adversidades ou desafios que vão nos “esticar”. Porém, tudo isso faz parte de um processo estabelecido por um Deus amoroso para que alcancemos nosso grande potencial e a vida eterna, afinando-nos com o Salvador e refinando nossos pensamentos e nossos atos.

Presto testemunho de que Jesus Cristo é o modelo perfeito. Ele vive! Ele é o diapasão para nossas escolhas. Que possamos aceitar os convites do presidente Nelson de exercer nossa fé e de afinar e refinar nossa vida ao modelo perfeito do Salvador. Assim, alcançaremos a harmonia divina que Ele espera de nós.

“Convido todos os que estão tristes, todos os que enfrentam dúvidas, todos os que se perguntam o que acontece depois da morte, a depositar sua fé em Cristo. Prometo que, se desejarem acreditar e então agirem com fé seguindo os sussurros do Espírito, vocês encontrarão alegria nesta vida e no mundo vindouro.”

— Élder S. Mark Palmer
Dos Setenta

Imprimir