2021
‘Deus está ao leme e permanecerá lá’
Junho de 2021


MENSAGEM DO LÍDER DE SACERDÓCIO

‘Deus está ao leme e permanecerá lá’

Permanecer no “velho barco chamado Sião” permitirá que grandes bênçãos sejam nossas, até mesmo alegria nesta vida e vida eterna no mundo vindouro.

Tendo me convertido à igreja aos 17 anos, ainda lembro-me do sentimento de serenidade que os missionários trouxeram com eles quando vieram a nossa casa para ensinar o evangelho restaurado à nossa família. Para mim, parecia aumentar à medida que ensinavam e, em seguida, dissipar-se lentamente depois que saíam. Posteriormente, fui ensinado que esses sentimentos eram a influência do Espírito Santo.

Esses sentimentos eram particularmente fortes quando me sentei como um novo jovem missionário, na Missão Inglaterra Manchester, ao lado de meu treinador, ouvindo-o dar palestras missionárias para pessoas não familiarizadas com a Igreja. Pude me identificar com o Profeta Joseph Smith, depois de ler a passagem de Tiago, ao relatar os sentimentos que se apoderaram dele: “Pareceu entrar com grande força em cada fibra do meu coração.”1 Foi como se o Senhor estivesse a me confirmar que estava a testemunhar a verdade sendo ensinada, que estava no lugar certo na hora certa de minha vida, servindo como missionário. Essas experiências aumentaram significativamente minha fé.

Minha fé foi fortalecida quando sentei-me para ouvir as reuniões sacramentais, a Escola Dominical, a Noite Familiar e, claro, a Conferência Geral. Aqui, novamente, tenho tido uma mistura de sentimentos, desde lágrimas se formando em meus olhos, sentimentos de alegria ou a remoção de dúvidas de minha mente. Por mais variadas que tenham sido essas experiências, elas foram sempre acompanhadas de serenidade: o estado de sentir-se calmo, em paz e sem problemas.

O Senhor falou dessas experiências a Oliver Cowdery, conforme registrado em Doutrina e Convênios: “Não dei paz a tua mente quanto ao assunto? Que maior testemunho podes ter que o de Deus?”2

Essa fala pacífica é muitas vezes referida como uma “voz mansa e delicada”.3

Oh, como agradeço ao meu Pai Celestial por essas experiências edificantes.

O Senhor manifestará a verdade do evangelho a todos aqueles que procuram sinceramente, “Ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo.”4

Lembro-me de uma vez em que estava a ler o Livro de Mórmon. Enquanto eu lia, minha mente disse-me que nenhum homem poderia ter escrito aquele livro sem o dom e o poder de Deus. Mas a fé na lógica ou nos fatos não é suficiente. Precisamos da confirmação do Espírito Santo, pois é isso que levará o testemunho ao nosso coração.5

Precisamos nos lembrar dessas experiências e sentimentos, porque nunca sabemos se talvez, em algum momento no futuro, nossa fé será testada. Se nos lembrarmos desses sentimentos, teremos forças para permanecer fiéis ao evangelho, visto que recebemos um testemunho do Senhor.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nos dá muitas oportunidades de fortalecer a nossa fé. É o veículo do Senhor para nos preparar para o reino celestial.

Brigham Young referiu-se à Igreja como o “velho barco chamado Sião”6 e nos lembra que “estamos no velho barco chamado Sião. … [Deus] está ao leme e permanecerá lá. … Tudo bem, cantem Aleluia, pois o Senhor está aqui. Ele dita, orienta e dirige. Se as pessoas tiverem confiança implícita em seu Deus, nunca abandonarem seus convênios nem seu Deus, Ele nos guiará.”7 Eu sei que isso é verdade.

Anos atrás, quando nossos filhos eram adolescentes, compramos uma lancha de proa aberta. Pouco depois de comprarmos o barco, meus dois filhos e eu decidimos nos aventurar nele pouco antes do pôr do sol. Na água, o motor falhou repentinamente por alguns segundos e depois desligou. O manómetro indicava que ainda tínhamos um quarto do tanque, mas uma rápida investigação revelou que, de fato, tínhamos ficado sem combustível. Entramos em contato com nossa família em terra, que providenciou uma equipa de resgate para vir em nosso auxílio. Fomos decepcionados por um manómetro com defeito.

Ao contrário do manómetro com defeito, o “velho barco chamado Sião” nunca nos decepcionará. Permanecer no “velho barco chamado de Sião” ou ativo e fiel ao Evangelho resultará em maior fé, felicidade e crescimento.

É nesta Igreja que conheceremos Jesus Cristo, sobre quem devemos edificar a nossa fé. Ele é o nosso alicerce seguro e precisamos aprender sobre o que Ele fez por nós. Há grande valor em aumentar nossa fé, pois isso nos fará permanecer fiéis e perseverar até o fim. O reino celestial será a nossa recompensa.

Ao tomarmos o sacramento todas as semanas, oramos: “para que possamos ter sempre connosco o Seu Espírito”.8 Isso não pode ser enfatizado o suficiente. Como membros da Igreja, desfrutamos da bênção do dom do Espírito Santo. Todo esforço vale a pena para ser digno desse presente. Como ensinou o Élder Neil L. Andersen: “nenhuma escolha, nenhuma alternativa que negue a companhia do Espírito Santo ou as bênçãos da eternidade é digna de nossa consideração.”9

Recentemente, o Presidente Russell M. Nelson nos ensinou sobre “Permita que Deus prevaleça” em nossa vida. Ele disse “meus queridos irmãos e irmãs, é necessário ter fé e coragem para permitir que Deus prevaleça. Isso requer um persistente e rigoroso esforço para se arrependerem e deixarem do lado o homem natural por meio da Expiação de Jesus Cristo É necessário um esforço diário consistente para desenvolver o hábito pessoal de estudar o evangelho, de aprender mais sobre o Pai Celestial e sobre Jesus Cristo, e de buscar obter relevação pessoal e agir de acordo com ela.”10 Seguir nosso amado Profeta e colocar suas palavras em ação em nossa vida aumentará nossa fé.

Testifico que, à medida que permanecermos naquele “velho barco chamado Sião” e “deixarmos Deus prevalecer”, nossa fé em Jesus Cristo aumentará. Isso, junto com o trabalho constante para ter o Espírito Santo conosco, permitirá que grandes bênçãos sejam nossas, até mesmo “alegria nesta vida e vida eterna no mundo vindouro.”11

O Élder Glenn Holmes foi chamado como Setenta de Área em abril de 2019. Ele é casado com Amanda Mary Asgeir-Nielsen e têm quatro filhos. Eles vivem em Benoni, na África do Sul.

Referências

  1. Joseph Smith — História 1:12.

  2. Doutrina e Convênios 6:23.

  3. 1 Néfi 17:45.

  4. Morôni 10:4.

  5. Ver 2 Néfi 33:1.

  6. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young [1997], 82–83.

  7. Brigham Young, “Observações,” Deseret News, 18 de novembro de 1857, 291.

  8. Doutrina e Convênios 20:77.

  9. Neil L. Anderson, “Os olhos da fé”, Liahona, maio de 2019, 37.

  10. Russell M. Nelson, “Permita que Deus prevaleça”, Liahona, nov. de 2020, 95.

  11. “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos,” Liahona, abril de 2000; ChurchofJesusChrist.org.

Imprimir