Liahona
Comunicar-se com o Pai Celestial por meio da oração
Abril de 2024


Apenas em formato digital: Ensinamentos dos líderes da Igreja nas mídias sociais

Comunicar-se com o Pai Celestial por meio da oração

Veja o que os profetas, apóstolos e outros líderes da Igreja ensinaram nas mídias sociais sobre oração.

Imagem
Cristo orando

Comunicação Celestial, de Yongsung Kim

Com muitos fardos, perguntas ou preocupações em nossa vida, que dádiva é poder orar ao nosso amoroso Pai Celestial para obter orientação, força, esperança, fé e conforto! Essa bênção está ao alcance de todos, como o presidente Russell M. Nelson ensinou:

“Por meio da oração, podemos mostrar nosso amor a Deus. E Ele fez com que isso fosse muito fácil. Podemos orar a Ele a qualquer momento. Não é preciso nenhum equipamento especial. Nem ao menos temos que carregar baterias ou pagar uma taxa mensal de serviços”.1

O presidente Nelson também ensinou:

“Jesus revelou que oramos a um sábio Pai que sabe do que precisamos antes que Lhe peçamos [ver Mateus 6:8]. (…)

Nem todas as nossas orações serão respondidas como desejamos. Ocasionalmente, a resposta será não. Não devemos ficar surpresos. Pais mortais amorosos não dizem sim a todos os pedidos de seus filhos. (…)

Devemos orar de acordo com a vontade de nosso Pai Celestial [ver Helamã 10:4–5]. Ele quer nos testar, fortalecer e nos ajudar a alcançar todo o nosso potencial”.2

Ao procurarmos saber mais sobre como a oração pode nos ajudar a nos achegarmos ao Pai Celestial e nos tornarmos mais semelhantes a Ele, estas mensagens recentes dos líderes da Igreja nas mídias sociais podem ajudar.

Invocar a Deus pela força de que necessita

Imagem
Presidente Russell M. Nelson

“Ore sempre. Clame a Deus pela força de que precisa ao trabalhar diligentemente para se tornar uma versão melhor de si mesmo — um melhor discípulo de Jesus Cristo, uma luz mais brilhante no mundo. Pois ‘os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não desfalecerão’ (Isaías 40:31).”

Presidente Russell M. Nelson, Facebook, 1º de janeiro de 2023, facebook.com/russell.m.nelson.

Orar por orientação para ajudar ao próximo

Imagem
Presidente Russell M. Nelson

“Neste Dia Nacional da Oração, tenho ponderado sobre o significado crescente em nossa sociedade da frase ‘meus pensamentos e orações estão com você’. Para muitos, essa ainda é uma expressão sincera de condolência e preocupação. Para outras pessoas, ela é vista como uma falta de ação visível diante da tragédia.

Tenho a firme crença de que orar pelos necessitados é agradável a Deus — na verdade, Ele nos ordena que nos voltemos a Ele e oremos por outras pessoas! No entanto, de acordo com minha própria experiência, quando peço orientação a Deus em oração sobre o que posso fazer para ajudar a ministrar, elevar, amar e apoiar os necessitados, Ele responde a essas orações com coisas específicas e simples que posso realmente fazer para abençoar um de Seus filhos.

Peço que reflitam sobre como seus pensamentos e orações podem ser um catalisador para que Deus os inspire e direcione para atos de bondade, compaixão e generosidade. Imaginem o quanto vocês poderiam fazer de bom no mundo — e em sua própria família, escola e local de trabalho. Ao procurarmos ser Suas mãos que curam e ajudam, sem dúvida exaltaremos o Senhor.”

Presidente Russell M. Nelson, Facebook, 5 de maio de 2022, facebook.com/russell.m.nelson.

Buscar revelação de Deus

Imagem
Presidente Henry B. Eyring

“Há muitas pessoas que estão nos ouvindo hoje que sentem uma necessidade urgente de receber essa bênção da revelação pessoal de nosso amoroso Pai Celestial.

Para aqueles que vivem em um lugar do mundo assolado pela guerra, há uma necessidade desesperadora de saber se devem levar sua família para um local seguro ou se devem permanecer onde estão. Para muitos, a necessidade é orar para saber como ajudar o Senhor a resgatar uma ovelha perdida.

Todos sabemos que o julgamento humano e o pensamento lógico não são suficientes para obtermos as respostas para as perguntas que mais importam na vida. Precisamos das revelações de Deus. E não precisamos apenas de revelação em um momento de estresse, mas precisamos de um fluxo constantemente renovado.

O Pai Celestial ouve suas orações. Ele ama você. Sabe seu nome. Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e nosso Redentor. Prometo que Ele derramará revelação sobre todos nós por meio do Espírito Santo ao buscarmos Sua orientação.”

Presidente Henry B. Eyring, Facebook, 16 de julho de 2023, facebook.com/henry.b.eyring.

Expressar nosso desejo de nos achegarmos ao Pai Celestial

Imagem
Élder Dieter F. Uchtdorf

“Não importa onde estejamos, você e eu podemos trilhar o caminho do discipulado hoje. Que sejamos humildes; que oremos ao Pai Celestial de todo o coração e expressemos nosso desejo de nos aproximar Dele e aprender com Ele.”

Élder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 22 de abril de 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Ter uma conversa sincera com o Pai Celestial

Imagem
Élder Dieter F. Uchtdorf

“Uma de nossas primeiras reuniões na Índia foi um devocional da Estaca Nova Délhi, durante o qual a oração de abertura tocou profundamente o meu coração — e o coração de Harriet.

A oração, oferecida pela irmã Dorothy Elisabeth Mehra, foi uma prece sincera de uma filha pura de Deus ao nosso Pai Celestial, que criou uma abertura espiritual profunda para as mensagens da noite.

Ela começou com um apelo ao Pai Celestial para que a fortalecesse, pois era a primeira vez em sua vida que orava em um ambiente como esse. ‘Por favor, ajude-me, para que eu não tenha nenhum tipo de problema em fazer uma pequena oração para o Senhor’, confidenciou ela em voz alta, de coração.

Ao contar sua experiência, a irmã Mehra disse que simplesmente queria ‘falar com Deus’ porque estava ‘tremendo de medo’. Ela sentiu o Espírito como auxílio divino anunciando uma resposta a sua oração. Ao se acalmar, sua oração trouxe fortemente o Espírito e encheu o salão de reuniões.

Sua oração simples e sincera tocou a muitos. Percebi que o que estávamos ouvindo era uma conversa sincera com o Pai Celestial. Não é isso que são as orações?

Depois, eu soube que a oração da irmã Mehra se baseou em um testemunho que cresceu desde 2011, quando ela conheceu os missionários na casa de sua amiga, em Nova Délhi. A maneira como os missionários falavam sobre Jesus Cristo a tocou. Em 2012, ela foi batizada com suas duas filhas e o filho deficiente.

Em uma terna troca após a reunião, a irmã Mehra me pediu que orasse por seu filho e, com alegria, prometi que o faria. Sua fé e crença na oração são emblemas dos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Índia.”

Élder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 13 de fevereiro de 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Como ser um instrumento nas mãos de Deus

Imagem
Élder Ronald A. Rasband

“Melanie e eu comemoramos com nossa família nosso aniversário de 50 anos de casados, andando pelos caminhos da terra que nosso Salvador santificou.

Como essa foi uma viagem de família — e não uma designação oficial da Igreja —, eu queria ser pai e marido, mas também cumprir meu chamado como apóstolo para ser uma testemunha especial do Senhor, onde quer que eu esteja. Orei para que Deus colocasse experiências e pessoas em meu caminho para que eu pudesse ser um instrumento em Suas mãos — e Ele ouviu minhas orações.

Um desses exemplos foi com um grupo de jovens voluntários humanitários. Inesperadamente, encontramos a maioria dos membros desse grupo em Cesareia de Filipe. Testifiquei-lhes que, como os apóstolos antigos proclamaram ali que Jesus era realmente o Cristo e o Filho do Deus vivo, eu também poderia prestar meu solene testemunho disso. E humildemente faço isso!

No dia seguinte, comecei minha manhã com a oração para que, se eu pudesse ser colocado no caminho de qualquer pessoa que precisasse de meu amor ou testemunho, eu fosse devidamente orientado. O local onde tínhamos planejado almoçar estava fechado, por isso fomos para outro lugar. Pouco tempo depois de nos sentarmos, todo o grupo de jovens voluntários humanitários do dia anterior também entrou. O plano de almoço deles também tinha sido redirecionado. Ficamos sabendo que um dos rapazes havia chorado na noite anterior por ter perdido a chance de conhecer um apóstolo. Ambas as nossas orações foram ouvidas, e Deus fez com que nossos caminhos se cruzassem — um a um.

Deus ouve nossas orações. Ele responde às orações uma a uma. Por desígnio divino, Ele dirige os detalhes de nossa vida. Ele ama muito a cada um de nós. Assim como Jesus Cristo ministrou aos que estavam na Terra Santa há 2 mil anos, Ele faz o mesmo por nós hoje, onde quer que estejamos.

Sou grato por ser uma testemunha de Seu poder e de Seu amor, de tornar todas as coisas possíveis aos que creem. Que seja assim para cada um de nós ao colocarmos nossa vida e nossas esperanças em Suas mãos.”

Élder Ronald A. Rasband, Facebook, 30 de julho de 2023, facebook.com/RonaldARasband.

Levar nossas perguntas sinceras ao Pai Celestial em oração

Imagem
Élder Ulisses Soares

“No mundo barulhento ao nosso redor, pode ser difícil ouvir as respostas às perguntas que fazemos ao Senhor. Rosana e eu conversamos recentemente com jovens adultos em St. George [Utah, Estados Unidos] sobre algumas de suas perguntas.

Meu convite para eles e meu convite para vocês é sempre levar suas perguntas sinceras ao Pai Celestial em oração. Pedir, buscar e bater, por assim dizer, é uma das dádivas maravilhosas que nos foram oferecidas quando fomos enviados à Terra. Ao centralizarmos nossa vida em Jesus Cristo, encontraremos respostas para as profundas e importantes preocupações de nossa alma.

Algumas das perguntas que recebemos no devocional concentraram-se em como lidar com as provações; o que devemos fazer para permanecer no caminho do convênio e como podemos sentir o amor do Salvador por nós.

Gostaria de dizer que seguir o Salvador é sempre a resposta para as perguntas da vida. O coração do Salvador está repleto de misericórdia. Ele está sempre pronto para nos ajudar e socorrer. Ao nos aproximarmos Dele e nos entregarmos espiritualmente a Seus cuidados, Ele pode tornar nossos fardos leves. Oro para que vejam suas provações pelos olhos da fé e não desistam.

Seja qual for sua pergunta, saiba que o Senhor os ouve e está caminhando com vocês. Ao caminharem com Ele, Ele os abençoa com Seu espírito, ajudando-os a ver as coisas com clareza e a preencher sua vida com o amor Dele.”

Élder Ulisses Soares, Facebook, 28 de abril de 2023, facebook.com/soares.u.

Encontrar alegria em se comunicar com o Pai Celestial por meio da oração

Imagem
Irmã Tracy Y. Browning

“A música da Primária de hoje em que tenho pensado muito se encontra no hinário Músicas para Crianças, na página 25 (em inglês). E é ‘I Love to Pray’ (Eu amo orar). Você não ama esse título? Diz assim:

De manhã, quando acordo,

Antes de trabalhar ou brincar,

Eu sempre me lembro

De ajoelhar e orar baixinho.

À noite e quando vou dormir,

Amo me ajoelhar e dizer:

‘Agradeço-Te, Pai Celestial,

Pelas bênçãos do dia.’

Amo muito essa música porque ela é alegre e me lembra de que amo orar, que não é uma tarefa. Não é algo que eu esteja apenas tentando marcar na lista de tarefas e fazer no início e no final de cada noite. Mas posso encontrar alegria ao conversar com meu Pai Celestial porque Ele quer me ouvir todos os dias.

E a escritura que encontramos que nos aconselha sobre por que devemos amar orar encontra-se em Alma 37:37, em que somos ensinados que devemos ‘[aconselhar-nos] com o Senhor em tudo que [fizermos] e ele [nos dirigirá] para o bem; sim, quando [nos deitarmos] à noite, [repousaremos] no Senhor, para que ele possa velar por [nós] em [nosso] sono; e quando [nos levantarmos] pela manhã, [que nosso] coração [esteja] cheio de agradecimento a Deus’.

Deus procura nos abençoar todos os dias ao nos achegarmos a Ele por meio da oração. E eu os convido hoje a falar com seu Pai Celestial em nome de nosso Salvador, Jesus Cristo, e ver como Ele vai orientá-los para o bem.”

Irmã Tracy Y. Browning, Facebook, 28 de fevereiro de 2023, facebook.com/Primary2ndCounselor.

Imprimir