Velho Testamento 2022
9 de janeiro. Como Deus quer que eu cuide de Suas criações, inclusive de meu corpo? Gênesis 1–2; Moisés 2–3; Abraão 4–5


“9 de janeiro. Como Deus quer que eu cuide de Suas criações, inclusive de meu corpo? Gênesis 1–2; Moisés 2–3; Abraão 4–5”, Vem, e Segue-Me — Quóruns do Sacerdócio Aarônico e Classes das Moças: Tópicos Doutrinários 2022

“9 de janeiro. Como Deus quer que eu cuide de Suas criações, inclusive de meu corpo?”, Vem, e Segue-Me — Quóruns do Sacerdócio Aarônico e Classes das Moças: Tópicos Doutrinários 2022

Imagem
rapaz caminhando às margens de um lago

9 de janeiro

Como Deus quer que eu cuide de Suas criações, inclusive de meu corpo?

Gênesis 1–2; Moisés 2–3; Abraão 4–5

Imagem
ícone de reunir-se em conselho

Reunir-se em conselho

Conduzido por um membro da presidência do quórum ou da classe; 10 a 20 minutos

No início da reunião, repitam juntos o Tema das Moças ou o Tema do quórum do Sacerdócio Aarônico. Depois, façam um debate sobre o trabalho de salvação e exaltação usando uma ou mais das perguntas a seguir, ou suas próprias perguntas (ver Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, itens 10.2 e 11.2, ChurchofJesusChrist.org). Planejem agir em relação ao que foi debatido.

  • Viver o evangelho. O que debatemos da última vez e quais foram os convites ou designações feitos? O que temos feito para agir de acordo com esses convites ou designações?

  • Cuidar dos necessitados. O que podemos fazer ou dizer para ajudar as pessoas que estejam se sentindo sozinhas ou distantes do Pai Celestial?

  • Convidar todos a receber o evangelho. De que maneira podemos ajudar outras pessoas a sentir o amor de Jesus Cristo?

  • Unir as famílias pela eternidade. Que ideias podemos compartilhar uns com os outros para ajudar a fortalecer nossa família?

No final da aula, se for adequado, faça o seguinte:

  • Preste testemunho dos princípios ensinados.

  • Relembre aos membros do quórum ou da classe os planos e os convites feitos durante a reunião.

Imagem
teach the doctrine icon

Ensinar a doutrina

Conduzido por um líder adulto ou um jovem; 25 a 35 minutos

Preparar-se espiritualmente

Jesus Cristo criou a Terra e tudo o que nela existe sob a direção do Pai Celestial. Quando terminou, Ele viu que “elas eram boas” (Moisés 3:2). Reflita sobre o que você sente ao contemplar as criações de Deus.

O Pai Celestial deu a nós, Seus filhos, a responsabilidade de cuidar de tudo o que Ele criou. O presidente Russell M. Nelson ensinou: “Como beneficiários da divina Criação, o que faremos? Devemos cuidar da Terra, ser seus mordomos sábios e preservá-la para as gerações futuras. (…) Devemos nos preparar para nosso próprio destino divino: glória, imortalidade e vidas eternas” (“A Criação”, A Liahona, julho de 2000, pp. 104–105). Como você vai ajudar os jovens de sua classe ou quórum a aumentar o desejo que eles têm de proteger seu próprio corpo e todas as criações de Deus e cuidar deles? Ao se preparar para ensinar, examine o discurso do presidente Nelson citado anteriormente, bem como Doutrina e Convênios 59:15–20; 104:13–18.

Imagem
moças fazendo caminhada

Nosso corpo foi criado à imagem de Deus.

Aprender juntos

Para ajudar os jovens a refletir sobre o que podem fazer para cuidar melhor das criações de Deus, escreva os seguintes títulos no quadro: O Criador, A Criação e Nossas responsabilidades. Peça-lhes que examinem Gênesis 1–2 e escrevam o que aprenderam sobre o Criador e a Criação. O que aprendemos sobre nossas responsabilidades? (Ver especialmente Gênesis 1:26–28; 2:15.) As ideias a seguir podem ajudar os jovens a debater sobre nossa responsabilidade em cuidar das criações de Deus.

  • Como você pode ajudar os alunos a compreender que nosso corpo é sagrado e que é uma das criações de Deus? Por exemplo, você poderia perguntar a eles o que aprendemos sobre nosso corpo nas seguintes escrituras: 1 Coríntios 6:19–20; Moisés 2:26–27; Abraão 4:26–27. O que as palavras “imagem” e “semelhança” significam? Façam juntos uma lista de algumas coisas que podemos fazer para cuidar de nosso corpo (ver “Saúde física e emocional”, Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, pp. 25–27).

  • Os jovens muitas vezes se deparam com mensagens que os fazem se sentir inseguros a respeito do próprio corpo. Convide os jovens a assistir ao vídeo “A Maior Criação de Deus” (ChurchofJesusChrist.org). Peça-lhes que procurem mensagens que os ajudem a ser gratos pelo corpo que eles têm (ver também Russell M. Nelson, “Seu corpo: Uma dádiva magnífica a ser valorizada”, Liahona, agosto de 2019, p. 50). O que podemos compartilhar para ajudar um amigo ou familiar que se sinta inseguro a respeito do próprio corpo?

  • Peça aos jovens que leiam individualmente um ou mais dos seguintes versículos e procurem razões por que Deus criou a Terra e como Ele quer que cuidemos dela: Gênesis 1:26–28; 2:15; 1 Néfi 17:36; Doutrina e Convênios 49:19–21; 59:15–20; 104:13–18; Moisés 2:26–31; 3:15. Peça-lhes que expressem suas opiniões sobre essas passagens de escritura. Depois, sugira que criem juntos uma lista de coisas que podem fazer individualmente ou em grupo para cumprir suas responsabilidades de cuidar da Terra (ver ideias em “Recursos de apoio”). Que mudanças precisamos fazer em termos de pensamentos e ações para poder cuidar melhor da Terra?

  • Você pode pedir aos alunos que tragam para a aula alguma coisa que mostre a beleza da Terra que Deus criou, como um desenho, uma fotografia ou um poema. Peça-lhes que mostrem o que trouxeram e digam o que sentem pelas criações de Deus.  

Agir com fé

Incentive os membros do quórum ou classe a ponderar sobre o que aprenderam e a anotar o que farão para agir de acordo com as impressões que receberam hoje. Se eles desejarem, podem compartilhar as ideias que tiveram. Peça-lhes que pensem sobre como seu relacionamento com o Pai Celestial e Jesus Cristo será fortalecido ao colocarem em prática as impressões que receberam.

Recursos de apoio

Maneiras de cuidar da Terra:

  • Plantar sementes e árvores ou fazer uma horta.

  • Recolher o lixo em seu bairro.

  • Organizar um projeto de limpeza ou de reciclagem na vizinhança.

  • Fazer uma trilha e ponderar sobre as coisas pelas quais você é grato.

  • Fazer uma obra de arte com coisas que você jogaria fora e depois mostrá-la em um evento artístico.

  • Determinar maneiras de economizar água e energia.

Ensinar à maneira do Salvador

Dê à classe ou ao quórum muitas oportunidades de ensinar uns aos outros na aula, porque muitas vezes eles aprendem melhor uns com os outros e com a experiência de ensinar.

Imprimir