Vem, e Segue-Me 2024
22 a 28 de janeiro: “Armados com retidão e com o poder de Deus”. 1 Néfi 11–15


“22 a 28 de janeiro: ‘Armados com retidão e com o poder de Deus’. 1 Néfi 11–15”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“22 a 28 de janeiro. 1 Néfi 11–15”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
pessoas comendo o fruto da árvore da vida

O Amor de Deus, de Sabrina Squires

22 a 28 de janeiro: “Armados com retidão e com o poder de Deus”.

1 Néfi 11–15

Quando Deus tem um trabalho extraordinário para Seu profeta, muitas vezes Ele dá a esse profeta uma visão extraordinária. Moisés, João, Leí e Joseph Smith tiveram visões como essa — as quais expandiram suas mentes e os ajudaram a ver o quanto a obra de Deus é grande e inspiradora.

Néfi também teve uma dessas visões extraordinárias. Ele viu o ministério do Salvador, o futuro da posteridade de Leí na terra prometida e o destino da obra de Deus nos últimos dias. Depois dessa visão, Néfi estava mais bem preparado para o trabalho que estava por vir. E ler sobre essa visão pode ajudar a prepará-lo também — pois também há um trabalho para você no reino de Deus. Você está entre “os santos da igreja do Cordeiro” que Néfi viu, “que [estavam dispersos] sobre toda a face da Terra; e estavam armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória” (1 Néfi 14:14).

Ver também “Néfi Tem uma Visão de Eventos Futuros” (vídeo), na Biblioteca do Evangelho.

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

1 Néfi 11

Deus enviou Jesus Cristo como expressão de Seu amor.

Quando Néfi indagou ao anjo sobre o significado da árvore na visão de Leí, o anjo poderia simplesmente ter dito que ela “representa o amor de Deus”. Em vez disso, ele mostrou a Néfi uma série de símbolos e eventos relacionados à vida do Salvador. Procure esses símbolos e eventos ao ler e ponderar sobre 1 Néfi 11. O que você encontrou que o ajuda a entender por que Jesus Cristo é a expressão máxima do amor de Deus?

Pense também na possibilidade de assistir aos vídeos da Bíblia na Biblioteca do Evangelho que correspondem aos eventos vistos por Néfi. Como o Salvador o ajudou a sentir o amor do Pai Celestial?

Ver também Susan H. Porter, “O amor de Deus: A maior alegria para a alma”, Liahona, novembro de 2021, p. 33.

1 Néfi 12–14

Eu posso ser “armado com retidão” e poder.

Néfi não viveria para testemunhar muito do que contemplou em sua visão. Em sua opinião, por que foi importante para Néfi saber dessas coisas? Por que é importante que você as conheça? Faça essas perguntas toda vez que ler sobre algo que Néfi observou em sua visão (ver 1 Néfi 12–14). Que impressões você tem sobre seu papel na “obra grande e maravilhosa” do Senhor? (1 Néfi 14:7). Quais são algumas das grandes e maravilhosas coisas que o Senhor fez por você?

Em especial, considere a promessa em 1 Néfi 14:14. Como o Salvador cumpriu essa promessa em sua vida? (Para alguns exemplos, ver David A. Bednar, “Com o poder de Deus, em grande glória”, Liahona, novembro de 2021, p. 28, em especial as duas últimas seções.)

1 Néfi 13:1–9; 14:9–11

O que era essa “grande e abominável igreja” que Néfi viu?

O presidente Dallin H. Oaks explicou que a “grande e abominável igreja” descrita por Néfi representa “toda filosofia ou organização que se oponha à crença em Deus. E a ‘escravização’ que essa ‘igreja’ procura impor aos santos não será tanto um confinamento físico, mas, sim, uma escravização a ideias falsas” (“Ser testemunhas de Deus”, A Liahona, março de 2015, p. 20). Como o Salvador ajuda você a se desviar — e a escapar — do cativeiro de ideias falsas?

1 Néfi 15:1–11

Deus me dará uma resposta se eu pedir com fé.

Você já sentiu como se não estivesse recebendo revelação, como se Deus não estivesse falando com você? Que conselho Néfi deu a seus irmãos quando se sentiram dessa maneira? (Ver 1 Néfi 15:1–11.) Como você pode aplicar o conselho de Néfi em sua vida?

1 Néfi 15:23–25

Imagem
ícone do seminário
Apegar-me à palavra de Deus me ajuda a resistir à influência de Satanás.

Muitas vezes, Néfi precisou dizer coisas urgentes a seus irmãos. Mas ele parecia especialmente apaixonado em relação ao que lhes disse em 1 Néfi 15:23–25. Qual foi a mensagem de Néfi, e por que você acha que ele teve uma impressão tão forte sobre ela?

O élder David A. Bednar ensinou que “a palavra de Deus” pode se referir às escrituras, às palavras dos profetas vivos e ao próprio Jesus Cristo. O que você acha que significa “apegar-se” às escrituras e às palavras dos profetas vivos? O que significa “apegar-se” a Jesus Cristo? Você pode procurar possíveis respostas para essas perguntas na mensagem do élder Bednar “Nós, porém, não lhes demos atenção” (Liahona, maio de 2022, p. 14).

Como apegar-se à palavra de Deus o ajuda a resistir ao adversário? Preencher o quadro a seguir pode ajudar a organizar seus pensamentos:

 (…) ajuda-me a vencer as trevas da tentação? (Ver 1 Néfi 12:17)

 (…) ajuda-me a não dar ouvidos à vaidade e ao orgulho do mundo? (1 Néfi 12:18)

Como apegar-se às escrituras e às palavras dos profetas vivos …

Como apegar-se ao Salvador …

Ver também Jorge F. Zeballos, “Construir uma vida resistente ao adversário”, Liahona, novembro de 2022, p. 50.

Imagem
família lendo as escrituras

As escrituras são como uma barra de ferro que nos conduz à árvore da vida.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

1 Néfi 11:16–33

O Pai Celestial enviou Jesus Cristo porque Ele me ama.

  • Para ensinar sobre o amor de Deus, um anjo mostrou a Néfi os eventos relacionados à vida do Salvador. Você poderia fazer o mesmo por seus filhos — dê-lhes gravuras dos eventos que Néfi viu em 1 Néfi 11:20, 24, 27, 31 e 33 (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 30, 35, 39, 42, 57). Ao ler esses versículos, ajude seus filhos a encontrar a gravura que combina com ela. O que podemos aprender sobre Jesus Cristo nesses versículos e gravuras?

  • Cantar uma música como “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21) pode ajudar seus filhos a sentir o amor de Deus. Depois de cantar, pergunte a seus filhos o que eles aprenderam com a música. O que mais aprendemos sobre o amor de Deus em 1 Néfi 11:22–23?

Use a arte para ajudar as crianças a aprender. Quando você ensinar uma história das escrituras para as crianças, ajude-as a visualizá-la. Você pode usar gravuras, vídeos, fantoches, fantasias, etc.

1 Néfi 13:26–29, 35–36, 40

O Livro de Mórmon ensina verdades preciosas.

  • Para ajudar seus filhos a valorizar as verdades “claras e preciosas” do Livro de Mórmon, você pode desenhar uma figura e pedir que seus filhos mudem ou removam partes dela para que fique diferente. Você poderia usar isso para ensinar que algumas coisas da Bíblia foram mudadas e removidas ao longo do tempo. Leiam juntos 1 Néfi 13:40 e conversem sobre como o Livro de Mórmon (“estes últimos registros”) nos ajuda a entender as “coisas claras e preciosas” que foram perdidas da Bíblia (os “primeiros” registros). Que verdades “claras e preciosas” você aprendeu com o Livro de Mórmon?

  • O vídeo “O Livro de Mórmon — Um Livro de Deus” (Biblioteca do Evangelho) pode ajudar seus filhos a entender por que é importante ter tanto a Bíblia como o Livro de Mórmon. Seus filhos podem gostar de recriar a ilustração do vídeo.

Imagem
exemplares do Livro de Mórmon em diferentes idiomas

O Livro de Mórmon restaura verdades do evangelho que foram perdidas durante a Apostasia.

1 Néfi 15:23–24

Apegar-me à palavra de Deus me ajuda a resistir às tentações.

  • Dê a seus filhos a chance de compartilhar o que eles se recordam sobre a visão de Leí. Pode ser útil usar uma gravura, como a da semana passada. O que impedia as pessoas de chegarem à árvore? O que as ajudou a alcançá-la? Você pode pedir-lhes que encontrem a barra de ferro na gravura. Leiam juntos 1 Néfi 15:23–24 para descobrir o que a barra de ferro representa e como ela pode nos ajudar.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
A visão de Néfi da virgem Maria e do menino Jesus

A Visão que Néfi Teve de Maria, de James Johnson

Imprimir