Vem, e Segue-Me 2024
12 a 18 de fevereiro: “Vivemos segundo o padrão da felicidade”. 2 Néfi 3–5


“12 a 18 de fevereiro: ‘Vivemos segundo o padrão da felicidade’. 2 Néfi 3–5”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“12 a 18 de fevereiro. 2 Néfi 3–5”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
Néfi e sua esposa

12 a 18 de fevereiro: “Vivemos segundo o padrão da felicidade”

2 Néfi 3–5

Ao ler 1 Néfi, é possível ter a impressão de que Néfi era excepcional. “Grande em estatura” tanto física quanto espiritualmente (1 Néfi 2:16), ele parecia inabalável pelas provações que enfrentava. Ou, pelo menos, é o que presumimos. Mesmo que Néfi tivesse uma fé inabalável, suas ternas palavras em 2 Néfi 4 revelam que até mesmo pessoas fiéis, às vezes, se sentem “miseráveis” e “facilmente envolvidas” pelas tentações. Nesse momento, vemos alguém que está se esforçando, que deseja ter alegria, mas cujo “coração geme por causa de [seus] pecados”. Podemos nos identificar com essa passagem e com a determinação esperançosa que vem logo após: “Não obstante, sei em quem confiei” (ver 2 Néfi 4:15–19).

Embora Néfi e seu povo tenham aprendido a viver “segundo o padrão da felicidade” (2 Néfi 5:27), também aprenderam que a felicidade não vem facilmente, nem sem períodos de tristeza. No final, a felicidade vem ao confiarmos no Senhor, “rocha de [nossa] retidão” (2 Néfi 4:35).

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

2 Néfi 3:6–24

Imagem
ícone do seminário
Joseph Smith foi escolhido por Deus para restaurar o evangelho.

Leí compartilhou com seu filho José uma profecia advinda de José do Egito. A profecia era sobre um futuro “vidente escolhido”, Joseph Smith. O que os versículos 6–24 dizem que Joseph Smith faria para abençoar o povo de Deus? De que maneira a obra de Joseph Smith foi “de grande benefício” para você? Você pode ter algumas ideias com os vídeos sobre Joseph Smith na coleção “Profetas da Restauração” na Biblioteca do Evangelho. Pondere sobre perguntas como essas e considere registrar suas respostas:

  • O que você sabe sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo por causa do que Joseph Smith ensinou?

  • Como sua vida se tornou diferente por causa do que o Senhor restaurou por meio de Joseph Smith?

  • Como seria sua vida se a Restauração não tivesse acontecido?

Uma parte importante da missão de Joseph Smith foi trazer à luz o Livro de Mórmon. O que você aprendeu com este capítulo sobre a importância do Livro de Mórmon? Você poderia procurar motivos nos versículos 7, 11–13, 18–24.

Ver também Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:24–38 (no apêndice da Bíblia); Tópicos do Evangelho, “Joseph Smith”, na Biblioteca do Evangelho; “Hoje, ao profeta louvemos”, Hinos, nº 14.

Imagem
o profeta Joseph Smith

O Profeta de Deus, de David Lindsley

2 Néfi 4:15–35

“Ó Senhor, confiei em ti.”

Néfi disse que escreveria “as coisas de [sua] alma” (versículo 15). À medida que você ler o que ele escreveu em 2 Néfi 4:15–35, pergunte a si mesmo: “Quais são as coisas de minha alma?” Você pode escrevê-las, como Néfi fez, e compartilhá-las com pessoas que você ama.

Ver como Néfi encontrou consolo quando se sentiu sobrecarregado e ansioso pode ajudá-lo quando tiver sentimentos semelhantes. Procure nos versículos 15–35 passagens que lhe tragam consolo. Você conhece alguém que possa encontrar consolo nessas passagens?

Ver também Ronald A. Rasband, “As coisas de minha alma”, Liahona, novembro de 2021, p. 39.

2 Néfi 5

Posso encontrar felicidade em viver o evangelho de Jesus Cristo.

O que você acha que significa ser feliz? Néfi escreveu que seu povo vivia “segundo o padrão da felicidade” (2 Néfi 5:27). Procure as escolhas que Néfi e seu povo fizeram que os levaram à felicidade (ver, por exemplo, 2 Néfi 5:6, 10–17). O que pode ajudá-lo a ter uma vida feliz como o povo de Néfi?

2 Néfi 5:20–21

Qual foi a maldição que caiu sobre os lamanitas?

Na época de Néfi, a maldição dos lamanitas foi a de serem “afastados da presença do Senhor (…) por causa de sua iniquidade” (2 Néfi 5:20–21). Isso significa que o Espírito do Senhor foi retirado de sua vida. Posteriormente, quando os lamanitas passaram a viver o evangelho de Jesus Cristo, “a maldição de Deus não mais os acompanhou” (Alma 23:18).

O Livro de Mórmon também afirma que uma marca de pele escura apareceu nos lamanitas depois que os nefitas se separaram deles. A natureza e a aparência dessa marca não são totalmente compreendidas. A marca inicialmente diferenciava os lamanitas dos nefitas. Posteriormente, à medida que os nefitas e os lamanitas passavam por períodos de iniquidade e retidão, a marca se tornou irrelevante.

Os profetas afirmam em nossos dias que a pele escura não é um sinal de desaprovação ou de maldição divina. O presidente Russell M. Nelson declarou: “Garanto a vocês que sua situação perante Deus não é determinada pela cor de sua pele. A aprovação e a desaprovação de Deus dependem de sua devoção a Deus e a Seus mandamentos, e não da cor de sua pele” (“Permita que Deus prevaleça”, Liahona, novembro de 2020, p. 94).

Como Néfi ensinou, o Senhor “não repudia quem quer que o procure, negro e branco, escravo e livre, homem e mulher; (…) todos são iguais perante Deus” (2 Néfi 26:33).

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

2 Néfi 3:6–24

Joseph Smith foi um profeta.

  • Considere como você pode ensinar seus filhos sobre a grande obra que Deus realizou por meio de Joseph Smith. Para começar, você pode ajudar seus filhos a encontrar a palavra “vidente” em 2 Néfi 3:6 e explicar-lhes que os profetas são chamados videntes porque o Pai Celestial os ajuda a ver coisas que não podemos ver. Diga-lhes por que você é grato por ter um vidente liderando a Igreja.

  • O Livro de Gravuras do Evangelho possui várias gravuras que você pode usar para ensinar sobre o trabalho realizado por Deus por intermédio de Joseph Smith (ver gravuras 89–95). Deixe que seus filhos compartilhem o que sabem sobre as fotos. Por que Joseph Smith é chamado de “vidente escolhido”? O que Joseph Smith fez que é “de grande benefício”? (Versículo 7.)

2 Néfi 4:15–35; 5

Amo “as coisas do Senhor”.

  • O que nos deixa felizes? Considere ler juntos os versículos de 2 Néfi 4 para descobrir em que Néfi se deleitava ou o que o deixava feliz (ver versículos 15–16, 20–25, 34–35). Em sua mensagem “As coisas de minha alma”, o élder Ronald A. Rasband compartilhou sete “coisas do Senhor” que são preciosas para ele (Liahona, novembro de 2021, p. 39). Confiram juntos novamente sua lista e falem sobre as “coisas do Senhor” que são preciosas para você.

  • 2 Néfi 5 também descreve coisas que ajudaram os nefitas a viver “segundo o padrão da felicidade” (versículo 27). Você pode fornecer algumas palavras ou gravuras que representem essas coisas e ajudar seus filhos a combiná-las com os versículos do capítulo 5. Alguns exemplos incluem a família (versículo 6), os mandamentos de Deus (versículo 10), as escrituras (versículo 12), a obra (versículos 15 e 17), os templos (versículo 16) e os chamados da Igreja (versículo 26). Como essas coisas nos trazem felicidade?

2 Néfi 5:15–16

O templo é a casa do Senhor.

  • Ao ler 2 Néfi 5:15–16 para seus filhos, eles poderiam fingir que estão ajudando Néfi a construir um templo. Você também pode mostrar-lhes gravuras de diferentes edifícios, inclusive de um templo. Como os templos se diferenciam dos outros edifícios? Digam por que o templo é importante para vocês (ver também “Eu gosto de ver o templo”, Músicas para Crianças, p. 99).

Qualquer momento pode ser um momento de ensino. Não considere o ensino em família como um momento que acontece uma vez por semana durante uma aula formal. Considere isso como algo que você faz o tempo todo.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Nefitas construindo um templo

O Templo de Néfi, de Michael T. Malm

Imprimir