Vem, e Segue-Me 2024
4 a 10 de março: “Regozijamo-nos em Cristo”. 2 Néfi 20–25


“4 a 10 de março: ‘Regozijamo-nos em Cristo’. 2 Néfi 20–25”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“4 a 10 de março. 2 Néfi 20–25”, Vem, e Segue-Me – Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
família estudando

4 a 10 de março: “Regozijamo-nos em Cristo”

2 Néfi 20–25

Os escritos de Isaías incluem advertências enfáticas, mas também oferecem esperança e alegria. Esse é um dos motivos pelos quais Néfi os incluiu em seu registro: “Escrevo algumas das palavras de Isaías”, disse ele, “para que aqueles (…) que virem essas palavras alegrem o coração e regozijem-se” (2 Néfi 11:8). De certa forma, o convite para ler as palavras de Isaías é um convite para se regozijar. Você pode se alegrar, assim como Néfi, com as profecias de Isaías sobre a coligação de Israel, a vinda do Messias e a paz prometida aos justos. Você pode se regozijar por viver nos dias profetizados, quando o Senhor levantou “um estandarte para as nações e [está ajuntando] os desterrados de Israel” (2 Néfi 21:12). Quando tiver sede de retidão, você pode “com alegria [tirar] águas das fontes da salvação” (2 Néfi 22:3). Em outras palavras, você pode “[se regozijar] em Cristo” (2 Néfi 25:26).

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

2 Néfi 21–22

Posso encontrar paz em Jesus Cristo.

Os filhos de Leí tinham um problema com a contenda. O problema piorou nas gerações futuras, levando a divisões, cativeiro, tristeza e destruição. E a contenda continua sendo um problema até hoje.

Com tudo isso em mente, pense a respeito das profecias em 2 Néfi 21–22. Pondere sobre como o Salvador está cumprindo essas profecias. O que a profecia “morará o lobo com o cordeiro” significa para você? (2 Néfi 21:6.) Pondere sobre o que você pode fazer para ser um pacificador.

Ver Dale G. Renlund, “A paz de Cristo desfaz a inimizade”, Liahona, novembro de 2021, p. 83.

2 Néfi 21:9–12

O Senhor está coligando Seu povo.

Néfi e sua família foram testemunhas da dispersão de Israel (ver 2 Néfi 25:10). Agora você pode participar da coligação de Israel (ver 2 Néfi 21:12). Ao ler 2 Néfi 21:9–12, pense a respeito de como você pode ajudar a cumprir as profecias descritas nesses versículos.

Por exemplo, ao ler sobre o “estandarte” (bandeira) que será erguido para reunir o povo do Senhor, considere como você viu Deus reunir Seu povo, tanto física quanto espiritualmente. O que atrai as pessoas para o Senhor e Sua Igreja?

O que você se sente inspirado a fazer para ajudar a coligar o povo de Deus?

2 Néfi 23–24

A iniquidade da Babilônia cairá.

O reino da Babilônia era uma poderosa ameaça política e militar à antiga Israel. Mas, para o povo de Néfi — e para nós hoje —, a maior ameaça é o que a Babilônia representa: o mundanismo e o pecado. Pondere sobre como as advertências em 2 Néfi 23–24 podem ter afetado as pessoas que temiam, admiravam ou confiavam na riqueza e no poder da Babilônia (ver, por exemplo, 23:6–9, 11, 19–22; 24:10–19). Quais são algumas coisas semelhantes que, hoje em dia, podemos temer, admirar ou confiar? Que mensagem o Salvador tem para você nesses capítulos? Pense sobre como você pode mostrar que “[se exulta] com a (…) majestade [do Senhor]” (2 Néfi 23:3).

2 Néfi 25:19–29

Imagem
ícone do seminário
“Falamos de Cristo (…) regozijamo-nos em Cristo.”

Néfi estava disposto a compartilhar suas crenças — especialmente seu testemunho de Jesus Cristo. Ao longo de seu estudo de 2 Néfi 25, pense a respeito do desejo de Néfi de “persuadir [seus] filhos (…) a acreditarem em Cristo e a reconciliarem-se com Deus” (versículo 23). O que Néfi queria que as pessoas soubessem sobre o Salvador? (Ver versículos 12–13, 16). Como tentou Néfi persuadir as pessoas a acreditarem Nele? (Ver versículos 19–29). Identifique as passagens neste capítulo que persuadem você a acreditar em Jesus Cristo e a segui-Lo.

Alguns de nós podem não se sentir tão valentes quanto Néfi ao falar de Cristo. Mas talvez você possa encontrar algo nos ensinamentos de Néfi em 2 Néfi 25:23–26 que o inspire a falar com outras pessoas mais abertamente a respeito do Senhor. Por exemplo, a declaração de Néfi “Regozijamo-nos em Cristo” pode levá-lo a ponderar sobre como o Salvador lhe traz alegria — e como você pode compartilhar essa alegria com o próximo.

Em sua mensagem “Falamos de Cristo” (Liahona, novembro de 2020, p. 88), o élder Neil L. Andersen sugere como podemos falar mais abertamente sobre Cristo em diversas situações. Quais das sugestões dele mais chamam sua atenção? Que oportunidades você tem para falar de Cristo com os outros?

O que você se sente inspirado a contar aos outros sobre Jesus Cristo? Se precisar de algumas ideias, você pode procurar em “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos” (Biblioteca do Evangelho). Um hino como “Creio em Cristo” (Hinos, nº 66) poderia lhe oferecer mais ideias.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

2 Néfi 21:1–5

Jesus Cristo julgará em retidão.

  • A fim de ajudar sua família a visualizar esses versículos, procure encontrar uma árvore cortada ou um ramo crescendo em uma árvore (ou use a gravura abaixo). Se o “ramo” em 2 Néfi 21:1 representa Jesus Cristo, o que os versículos 2–5 nos ensinam sobre Ele?

Imagem
pequena planta crescendo a partir do toco da árvore

2 Néfi 21:6–9

Jesus Cristo traz paz e alegria.

  • O que 2 Néfi 21:6–9 ensina sobre o que pode acontecer quando todos seguem o Salvador? (Ver também 4 Néfi 1:15–18.) Como podemos fazer com que nosso lar seja mais parecido com essa descrição? Seus filhos podem gostar de ver fotos dos animais mencionados nos versículos 6–7 — animais estes que geralmente são hostis uns aos outros, mas não vão mais se atacar quando Jesus voltar (ver a página de atividades desta semana). Seus filhos também poderiam fazer desenhos de si mesmos e desses animais vivendo juntos pacificamente com Jesus.

2 Néfi 21:11–12; 22

O Senhor está coligando Seu povo.

  • Isaías disse que o Senhor levantaria um “estandarte para as nações” a fim de ajudar as pessoas a se coligarem a Ele (ver 2 Néfi 21:11–12). Ajude seus filhos a entender que um estandarte é como uma bandeira. Eles podem gostar de desenhar sua própria bandeira. Eles podem incluir gravuras ou palavras que representem as razões pelas quais eles se achegam a Jesus Cristo e Sua Igreja. Deixe-os falar sobre suas bandeiras e ajude-os a considerar como eles podem ajudar outros a “se coligar” com Jesus Cristo.

  • Depois de lerem 2 Néfi 22:4–5 juntos, converse com seus filhos sobre algumas das “coisas grandiosas” que o Senhor fez. Quais são alguns dos “feitos [do Senhor] entre [nós]” que podemos declarar? Para ajudar seus filhos a ponderar sobre essa pergunta, cantem juntos um hino sobre o Salvador, como “Creio em Cristo” (Hinos, nº 66). Vocês podem se revezar para completar uma frase como esta: “Creio em Cristo; é ele ”. Como podemos ajudar as pessoas a saber o que o Salvador fez por nós?

2 Néfi 25:26

“Regozijamo-nos em Cristo.”

  • Como você pode ajudar seus filhos a “regozijarem-se em Cristo”? Conte uma história sobre Jesus Cristo proporcionando alegria às pessoas ou mostre um vídeo como “Jesus Cura um Homem Cego de Nascença” ou “Deixai Vir a Mim as Criancinhas” (Biblioteca do Evangelho). Seus filhos podem indicar momentos alegres na história ou no vídeo. Em seguida, ao lerem juntos 2 Néfi 25:26, peça a eles que falem sobre o motivo de “regozijarem-se em Cristo”.

Testifique de Cristo.Não presuma que sua família saiba como você se sente a respeito do Salvador. Diga-lhes o que sente e permita que seus sentimentos sobre o Salvador influenciem a maneira como você interage com eles.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
missionários ensinando uma família

Aonde Mandares Irei, de Ramon Ely Garcia Rivas

Imprimir