Vem, e Segue-Me 2024
2 a 8 de setembro: “Lembrai-vos do Senhor”. Helamã 7–12


“2 a 8 de setembro: ‘Lembrai-vos do Senhor’. Helamã 7–12”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“2 a 8 de setembro. Helamã 7–12”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
Néfi orando na torre do jardim

Ilustração de Néfi na Torre do Jardim, de Jerry Thompson

2 a 8 de setembro: “Lembrai-vos do Senhor”

Helamã 7–12

O pai de Néfi, Helamã, exortou seus filhos diversas vezes a se lembrarem. Ele queria que se lembrassem de seus antepassados, das palavras dos profetas e, o mais importante de tudo, que se lembrassem de “nosso Redentor, que é Cristo” (ver Helamã 5:5–14). Fica claro que Néfi realmente se lembrou, porque essa foi a mesma mensagem que ele declarou ao povo, de modo “infatigável”, anos mais tarde (Helamã 10:4). “Como pudestes vos esquecer de vosso Deus?”, perguntou ele (Helamã 7:20). Todos os esforços de Néfi ao pregar, orar, realizar milagres e pedir a Deus que enviasse fome foram esforços de ajudar o povo a buscá-Lo e a se lembrar Dele. De muitas maneiras, esquecer-se de Deus é um problema ainda maior do que não conhecê-Lo. E é fácil esquecê-Lo quando nossa mente se distrai com as “coisas vãs deste mundo” e fica obscurecida pelo pecado (Helamã 7:21; ver também Helamã 12:2). Mas, como mostra o ministério de Néfi, nunca é tarde demais para nos lembrarmos e “[nos voltarmos] para o Senhor [nosso] Deus” (Helamã 7:17).

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Helamã 7–11

Imagem
seminary icon
Os profetas revelam a vontade de Deus ao povo.

Helamã 7–11 é um versículo bom para se aprender sobre o que os profetas fazem. Enquanto lê esses capítulos, preste atenção às ações de Néfi, aos seus pensamentos e à maneira como ele interage com o Senhor. Como o ministério de Néfi o ajuda a compreender o papel dos profetas? Aqui estão alguns exemplos. O que mais você encontra?

Com base no que leu, como você descreveria o que é um profeta e o que ele faz? Considere escrever uma breve definição. Em seguida, veja o que você acrescentaria à sua definição depois de ler o significado de “Profeta” no Guia para Estudo das Escrituras (Biblioteca do Evangelho) ou “Seguir o profeta vivo” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Ezra Taft Benson, 2014, pp. 157–165).

Você notou como Néfi foi valente em Helamã 7:11–29? Por que você acha que, às vezes, os profetas precisam falar com destemor, assim como Néfi? Considere procurar respostas na seção intitulada “Não se espantem” na mensagem do élder Neil L. Andersen “O profeta de Deus”, Liahona, maio de 2018, p. 26.

Com todas essas verdades em mente, pondere sobre como o Senhor o abençoa por meio do ministério de Seus profetas. O que Ele lhe ensinou recentemente por meio de nosso profeta vivo? O que você tem feito para ouvir e seguir a orientação do Senhor?

Ver também Tópicos do Evangelho, “Profetas”, Biblioteca do Evangelho.

Helamã 9; 10:1, 12–15

Minha fé em Jesus Cristo não deve ser edificada somente com base em sinais e milagres.

Se os sinais e milagres fossem suficientes para mudar o coração de uma pessoa, todos os nefitas teriam sido convertidos pelos extraordinários sinais dados por Néfi em Helamã 9. Mas isso não aconteceu. Observe as várias maneiras pelas quais as pessoas reagiram ao milagre em Helamã 9–10. Por exemplo, você pode comparar as respostas dos cinco homens e dos juízes supremos em Helamã 9:1–20 (ver também Helamã 9:39–41; 10:12–15). O que você pode aprender com essas experiências sobre como edificar sua fé em Jesus Cristo?

Ver também 3 Néfi 1:22; 2:1–2.

Helamã 10:1–12

O Senhor dá poder às pessoas que buscam conhecer Sua vontade e se esforçam para guardar Seus mandamentos.

Enquanto estuda Helamã 10:1–12, observe o que Néfi fez para ganhar a confiança do Senhor. De que modo ele demonstrou que buscava fazer a vontade do Senhor e não sua própria? O que a experiência de Néfi inspira você a fazer?

Helamã 10:2–4

Ponderar a palavra de Deus abre caminho para recebermos revelação.

Quando se sentir oprimido, ansioso ou confuso, você pode aprender uma lição importante com o exemplo de Néfi em Helamã 10:2–4. O que ele fez quando se sentiu “extremamente desanimado”? (Versículo 3.)

O presidente Henry B. Eyring explicou: “Quando ponderamos, propiciamos a revelação do Espírito” (“Servir com Espírito”, A Liahona, novembro de 2010, p. 60). Como você pode criar o hábito de ponderar?

Helamã 12

O Senhor quer que eu me lembre Dele.

Como você se lembra de informações importantes — como o aniversário de um familiar ou informações para um teste? Como isso é semelhante ao esforço necessário para “se [recordar] do Senhor”? (Helamã 12:5.) Em que aspectos é diferente?

Helamã 12 descreve várias coisas que fazem com que as pessoas se esqueçam do Senhor. Talvez você possa listá-las e ponderar se elas poderiam estar desviando-o Dele. O que o ajuda a se lembrar de Jesus Cristo? O que você se sente inspirado a mudar como resultado do que aprendeu?

Ver também Doutrina e Convênios 20:77, 79.

Use atividades com objetos. O Salvador muitas vezes relacionava os princípios do evangelho às coisas cotidianas com que as pessoas estavam familiarizadas. Ao aprender ou ensinar sobre Helamã 12:1–6, você pode comparar o “inconstante (…) coração dos (…) homens” à maneira como nos sentimos procurando nos equilibrar em uma perna. Como podemos permanecer espiritualmente constantes?

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

Helamã 7:20–21

O Senhor quer que eu me lembre Dele.

  • Para iniciar uma conversa sobre nos lembrarmos do Senhor, você pode contar a seus filhos sobre uma ocasião em que se esqueceu de algo. Deixe que contem experiências semelhantes que tenham vivido. Em seguida, leiam juntos Helamã 7:20–21 e pergunte a seus filhos o que eles acham que significa se esquecer de Deus. Seus filhos podem gostar de fazer desenhos de coisas que podem nos fazer esquecer do Senhor e usar seus desenhos para cobrir uma gravura de Jesus. Depois, eles poderiam pensar em coisas que podem fazer para se lembrar Dele. Enquanto respondem, peça que retirem os desenhos um por um até que a gravura do Salvador seja revelada.

Helamã 8:13–23

Os profetas testificam de Jesus Cristo.

  • Ajude seus filhos a procurar em Helamã 8:13–23 o nome dos profetas que ensinaram sobre Jesus Cristo. Talvez eles possam passar adiante uma gravura de Jesus toda vez que encontrarem uma. O que nosso profeta vivo ensinou a respeito do Salvador?

  • Vocês também poderiam cantar uma música sobre os profetas, como “Segue o profeta” (Músicas para Crianças, pp. 58–59). Talvez você e seus filhos possam escolher uma frase-chave da canção e escrever uma palavra da frase em pegadas feitas de papel. Depois, você poderia colocar as pegadas no chão, conduzindo a uma gravura do Salvador, e seus filhos poderiam seguir as pegadas em direção à gravura. Como seguir o profeta nos aproxima de Jesus Cristo?

Helamã 10:1–4

Ponderar sobre as palavras de Deus abre caminho para recebermos revelação.

  • Para ajudar seus filhos a entender o que significa ponderar, vocês podem ler juntos “Ponderar” no Guia para Estudo das Escrituras (Biblioteca do Evangelho). Quais são outras palavras semelhantes a ponderar? Leiam Helamã 10:1–3 juntos e substituam a palavra ponderar por essas outras palavras. Converse com seus filhos sobre maneiras de tornar a ponderação parte de seu estudo das escrituras.

Helamã 10:11–12

Obedecerei ao Pai Celestial.

  • Néfi obedeceu ao Pai Celestial mesmo quando isso significava fazer algo difícil. Para ver um exemplo disso, leia Helamã 10:2, 11–12 com seus filhos. Seus filhos podem encenar o que Néfi fez — caminhar em direção a um lado da sala (como se estivessem indo para casa), parar, virar-se e caminhar em direção ao outro lado da sala (como se estivessem voltando para ensinar as pessoas). Quais são algumas coisas que o Pai Celestial quer que façamos?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Descobre-se que Seântum é o assassino

Por meio do dom da profecia, Néfi resolveu a questão do assassinato do juiz supremo.

© The Book of Mormon for Young Readers, Seântum — O Assassino É Descoberto, de Briana Shawcroft; reprodução proibida

Imprimir