Vem, e Segue-Me 2024
16 a 22 de setembro: “Levanta a cabeça e tem bom ânimo”. 3 Néfi 1–7


“16 a 22 de setembro: ‘Levanta a cabeça e tem bom ânimo’. 3 Néfi 1–7”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“16 a 22 de setembro. 3 Néfi 1–7”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
Os nefitas testemunham o dia sem noite

Um Dia, uma Noite e um Dia, de Jorge Cocco

16 a 22 de setembro: “Levanta a cabeça e tem bom ânimo”

3 Néfi 1–7

De certo modo, foi uma época maravilhosa para ser um seguidor de Jesus Cristo. As profecias estavam sendo cumpridas — grandes sinais e milagres entre as pessoas mostravam que o Salvador nasceria em breve. Por outro lado, também foi uma época de ansiedade para os fiéis porque, a despeito de todos os milagres, os descrentes insistiam que o prazo para o nascimento do Salvador “já se havia esgotado” (3 Néfi 1:5). Essas pessoas causaram “um grande tumulto em toda a terra” (3 Néfi 1:7) e até estabeleceram uma data na qual matariam todos os crentes se o sinal profetizado por Samuel, o Lamanita — uma noite sem trevas —, não aparecesse.

Nessas circunstâncias difíceis, o profeta Néfi “clamou fervorosamente a seu Deus em favor do povo” (3 Néfi 1:11). A resposta do Senhor é inspiradora para qualquer pessoa que enfrenta perseguição ou dúvida e precisa saber que a luz vai dissipar a escuridão: “Levanta a cabeça e tem bom ânimo; (…) cumprirei tudo aquilo que fiz com que fosse dito pela boca de meus santos profetas” (3 Néfi 1:13).

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

3 Néfi 1–7

É preciso ser paciente e empenhado para se converter ao evangelho de Jesus Cristo.

3 Néfi 1–7 descreve pessoas que eram convertidas ao Senhor e outras que não eram. Qual foi a diferença entre esses grupos? O quadro a seguir pode ajudá-lo a organizar seus pensamentos:

Coisas que enfraquecem a conversão

Coisas que fortalecem a conversão

3 Néfi 1:5–11

Não acreditar nas palavras do profeta e zombar das pessoas que vivem em retidão

Ter fé nas palavras do profeta e orar por auxílio

3 Néfi 1:29–30

3 Néfi 2:1–3

3 Néfi 3:12–16

3 Néfi 4:8–10, 30–33

3 Néfi 6:13–18

3 Néfi 7:15–22

Faça perguntas pessoais enquanto estuda. Por exemplo, ao preencher este gráfico, você pode fazer perguntas como: “Que lição posso aprender aqui?” Isso trará a inspiração do Espírito Santo.

3 Néfi 1:1–23

Imagem
seminary icon
Graças a Jesus Cristo, posso “ter bom ânimo”.

Seu Pai Celestial sabe que sua vida incluirá momentos difíceis e, até mesmo, assustadores. Mas Ele também quer que você sinta alegria. Leia 3 Néfi 1:1–23 para saber mais sobre os motivos pelos quais os nefitas fiéis tiveram medo. Que motivo o Senhor lhes deu para “ter bom ânimo”?

O Salvador usou a frase “ter bom ânimo” em várias ocasiões — por exemplo, em Mateus 14:24–27; João 16:33; Doutrina e Convênios 61:36; 78:17–19. O que mais o impressionou a respeito desses convites? Leia os versículos próximos para entender as circunstâncias em que o Salvador disse essas palavras. Em cada caso, que razões Ele deu para ajudar as pessoas a enfrentar seus medos? De que modo o Senhor tem feito o mesmo por você?

Estude o discurso do presidente Russell M. Nelson “Alegria e sobrevivência espiritual” (A Liahona, novembro de 2016, p. 81). O que o presidente Nelson lhe ensina sobre encontrar alegria em qualquer situação? Observe quantas vezes o presidente Nelson usa a palavra foco. Você poderia comparar o foco de uma câmera ou outra lente com o foco em Jesus Cristo. Como você vai se concentrar Nele com mais afinco?

Veja também “Tristeza”, “Esperança”, “Saúde mental” ou outros tópicos na seção “Ajuda para a vida” da Biblioteca do Evangelho.

3 Néfi 1:4–21; 5:1–3

O Senhor cumprirá todas as Suas promessas a Seu próprio tempo.

Leia 3 Néfi 1:4–7 e pense em como você teria se sentido se fosse um dos fiéis. O que eles fizeram para manter a força de sua fé? (Ver 3 Néfi 1:4–21 e 5:1–3.) Como foram cumpridas as palavras de Samuel? (Ver 3 Néfi 1:19–21.) Como o Senhor cumpriu as palavras Dele em sua vida?

3 Néfi 1:4–15; 5:12–26; 6:10–15; 7:15–26

Sou discípulo de Jesus Cristo.

Mórmon declarou: “Eis que sou discípulo de Jesus Cristo” (3 Néfi 5:13). O que essa frase significa para você? Pesquise 3 Néfi 1:4–15; 5:12–26; 6:10–15 e 7:15–26 em busca de qualidades, crenças e ações dos discípulos de Cristo.

Ver também “Eu quero ser como Cristo”, Músicas para Crianças, pp. 40–41.

3 Néfi 2:11–12; 3:1–26

Quando exerço minha fé em Jesus Cristo, não tenho o que temer.

A experiência dos nefitas com bandos de ladrões pode conter lições que podem ajudá-lo com os perigos espirituais que você enfrenta. Procure essas lições em 3 Néfi 2:11–12 e 3:1–26. Por exemplo, você pode pesquisar as palavras de Gidiâni em 3 Néfi 3:2–10 e compará-las ao modo como Satanás tenta enganá-lo. O que você pôde aprender com o exemplo de Laconeu?

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

3 Néfi 1:4–15, 19–21

Uma nova estrela apareceu quando Jesus nasceu.

3 Néfi 1:4–21

As palavras dos profetas são sempre cumpridas.

  • Quando você e seus filhos lerem 3 Néfi 1:4–10, peça que falem a respeito de como deve ter sido o sentimento dos fiéis que viveram naquela época. Depois, ao lerem o restante da história nos versículos 11–15, peça que façam sugestões de maneiras de completar a frase: “Para mim, a lição dessa história é…”.

  • Talvez seus filhos possam ajudá-lo a pensar em outras ocasiões em que Deus cumpriu Suas promessas dadas por meio de Seu profeta. Eles podem gostar de ver gravuras dessas histórias no Livro de Gravuras do Evangelho (ver, por exemplo, nº 7, nº 8 e nº 81). Peça que contem o que sabem sobre essas histórias, incluindo como as promessas de Deus foram cumpridas. Leiam juntos 3 Néfi 1:20 e compartilhem seu próprio testemunho dessas verdades.

3 Néfi 2:11–12; 3:13–14, 24–26

Somos mais fortes quando nos reunimos.

  • Ajude seus filhos a descobrir os motivos pelos quais os nefitas se reuniram e as bênçãos que receberam em 3 Néfi 2:11–12 e 3:13–14, 24–26. Por que é importante que estejamos com nossa família e nos reunamos na igreja hoje?

  • Você conhece uma lição objetiva que ensine a respeito da força da união? Talvez seus filhos possam tentar quebrar um graveto e depois um feixe de gravetos ou rasgar um pedaço de papel e depois uma pilha de papéis. De que maneira somos parecidos com os gravetos ou os papéis?

3 Néfi 5:12–26; 6:14; 7:15–26

Sou discípulo de Jesus Cristo.

  • Depois de lerem juntos 3 Néfi 5:13, peça a seus filhos que repitam a frase: “Sou discípulo de Jesus Cristo”. Para aprender o que significa ser um discípulo de Jesus Cristo, leiam juntos alguns destes exemplos: os lamanitas convertidos (ver 3 Néfi 6:14), Mórmon (ver 3 Néfi 5:12–26) e Néfi (ver 3 Néfi 7:15–26). Você também pode encontrar ideias em uma canção como “Eu quero ser como Cristo” (Músicas para Crianças, pp. 40–41).

  • Ajude seus filhos a traçar a própria mão em um pedaço de papel e depois recortá-la. Escreva “Sou discípulo de Jesus Cristo” de um lado e peça-lhes que desenhem do outro lado algo que possam fazer para ser um discípulo.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Os nefitas testemunham o dia sem noite

Um Dia, uma Noite e um Dia, de Walter Rane.

Imprimir