Vem, e Segue-Me
28 de abril a 4 de maio: “A lei que governará minha igreja”: Doutrina e Convênios 41–44


“28 de abril a 4 de maio: ‘A lei que governará minha igreja’: Doutrina e Convênios 41–44”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Doutrina e Convênios 2025

“Doutrina e Convênios 41–44”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2025

Imagem
Jesus Cristo

28 de abril a 4 de maio: “A lei que governará minha igreja”

Doutrina e Convênios 41–44

A Igreja cresceu rapidamente em 1830 e 1831, particularmente com um grande número de novos membros se unindo à Igreja em Kirtland, Ohio. Esse crescimento foi emocionante e encorajador para os santos, mas também apresentou alguns desafios. Como se unifica um grupo de fiéis em rápida expansão? Especificamente, o que fazer quando eles trazem doutrinas e práticas de sua religião anterior? Por exemplo, quando Joseph Smith chegou a Kirtland em fevereiro de 1831, ele encontrou novos membros compartilhando propriedades em uma tentativa genuína de imitar os cristãos do Novo Testamento (ver Atos 4:32–37). O Senhor fez algumas correções e esclarecimentos importantes sobre esse e outros assuntos. Ele fez isso em grande parte por meio de uma revelação registrada em Doutrina e Convênios 42, que chamou de “a lei que governará minha igreja” (versículo 59). Nessa revelação, aprendemos verdades que são fundamentais para o estabelecimento da Igreja do Senhor nos últimos dias. Aprendemos também que temos muito mais a aprender: “Se pedires”, prometeu o Senhor, “receberás revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento” (Doutrina e Convênios 42:61).

Ver também Santos, vol. 1, pp. 114–119.

Imagem
ícone de estudo

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Doutrina e Convênios 41

“Aquele que recebe a minha lei e a pratica é meu discípulo.”

No início de 1831, os santos estavam começando a se reunir em Ohio. Eles estavam ansiosos para receber a lei que Deus havia prometido revelar ali (ver Doutrina e Convênios 38:32). Mas, primeiro, Ele ensinou como Seus discípulos deveriam se preparar para receber Sua lei. Que princípios você encontra em Doutrina e Convênios 41:1–6 que poderiam ter ajudado os santos a receber a lei de Deus? Como esses princípios podem ajudar você a receber instruções Dele?

Ver também “Bispo da Igreja”, Revelações em Contexto, pp. 79–85.

Doutrina e Convênios 42

O Senhor me dá mandamentos porque me ama.

Os santos consideraram a revelação em Doutrina e Convênios 42:1–72 como uma das mais importantes que o profeta já recebera. Foi uma das primeiras revelações a serem publicadas. Por muitos anos, os santos a chamaram simplesmente de “a lei”. Embora a seção não inclua todos os mandamentos ou leis dados pelo Senhor, vale a pena ponderar por que esses princípios eram importantes para a Igreja, que havia sido restaurada recentemente. Por que eles são importantes para nós hoje em dia?

Como a seção 42 é relativamente longa, você pode estudá-la em partes menores, como as seguintes. Identifique os princípios ensinados em cada uma destas partes e pense em como estas leis são um sinal do amor do Senhor por Seu povo.

Por que Deus nos dá leis e mandamentos? De que maneira você foi abençoado por conhecer e seguir os mandamentos?

Doutrina e Convênios 42:30–42

“[Lembra-te] dos pobres.”

Como parte da lei revelada na seção 42, o Senhor ensinou a Seus santos como eles poderiam, assim como os seguidores de Cristo no passado, ter “tudo em comum” (Atos 2:44; ver 4 Néfi 1:3) e não ter “pobres entre eles” (Moisés 7:18). O que você aprendeu em Doutrina e Convênios 42:30–42 sobre como os santos viviam a lei da consagração? (Consagrar significa reservar algo para um propósito sagrado.)

Atualmente, embora não tenhamos “tudo em comum”, nos templos, os santos dos últimos dias fazem o convênio de viver a lei da consagração. Como você pode consagrar o que Deus lhe deu a fim de abençoar as pessoas necessitadas? Talvez você possa ter algumas ideias ao cantar uma música como “Eu devo partilhar” (Hinos, nº 135).

Ver também Sharon Eubank, “Oro para que Ele nos use como instrumentos”, Liahona, novembro de 2021, p. 53; “A lei”, Revelações em Contexto, pp. 95–100.

Imagem
Cristo e o jovem rico

Cristo e o Jovem Rico, de Heinrich Hofmann

Doutrina e Convênios 42:61, 65–68; 43:1–16

Imagem
ícone do seminário
Deus dá revelação para guiar Sua Igreja — e para me guiar.

Imagine que você está conversando com um membro novo da Igreja que está ansioso para saber como a Igreja é guiada por revelação. De que modo você poderia usar Doutrina e Convênios 43:1–16 para ajudá-lo a aprender sobre o padrão do Senhor para guiar Sua Igreja por meio de Seu profeta? Como você usaria Doutrina e Convênios 42:61, 65–68 a fim de ensinar sobre como receber revelação pessoal?

Quais são algumas das “coisas pacíficas” e das coisas alegres que você recebeu do Senhor por meio de Seu Espírito?

Para aprender a respeito de como líderes da Igreja ouviram a voz do Senhor, você pode assistir a um dos vídeos da coleção “Ouvir o Senhor!” na Biblioteca do Evangelho. Você pode criar seu próprio vídeo, explicando como o Senhor Se comunica com você.

Ver também Russell M. Nelson, “Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Liahona, maio de 2018, p. 93; “Todas as coisas devem ser feitas em ordem”, Revelações em Contexto, pp. 51–54.

Use atividades com objetos. Lições com objetos ou auxílios visuais podem ajudar as pessoas a quem você ensina a entender melhor as verdades do evangelho e se lembrar delas por mais tempo. Por exemplo, você pode usar um quebra-cabeça, montado peça por peça, para ensinar sobre receber “revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento” (Doutrina e Convênios 42:61).

Pessoas, lugares, eventos

Clique para ver mais

Imagem
ícone da seção infantil 3

Sugestões para ensinar as crianças

Doutrina e Convênios 41:5

Um discípulo é alguém que recebe a lei de Deus e obedece a ela.

  • A fim de ajudar seus filhos a saber o que significa ser um discípulo de Jesus Cristo, você pode copiar Doutrina e Convênios 41:5 em uma folha de papel, deixando um espaço em branco onde a palavra discípulo estaria. Depois, eles podem procurar no versículo 5 a palavra que falta. De acordo com esse versículo, o que significa ser um discípulo de Jesus Cristo? Como estamos tentando ser melhores discípulos de Cristo?

Doutrina e Convênios 42:2

Fico feliz quando obedeço ao Senhor.

  • Seus filhos podem gostar de participar de um jogo que exija que ouçam atentamente e sigam instruções. Você pode usar esse jogo para falar sobre o que significa escutar, dar ouvidos e obedecer ao Senhor (ver Doutrina e Convênios 42:2). Que instruções Ele nos deu? Como somos abençoados ao obedecermos a Suas leis e Seus mandamentos?

  • Você pode completar a página de atividade desta semana com seus filhos. Vocês também podem cantar um hino sobre obedecer às leis de Deus, como “Eu quero viver o evangelho” (Músicas para Crianças, p. 72). Conversem a respeito de como a obediência às leis de Deus traz felicidade a vocês.

    Imagem
    Classe da Primária

Doutrina e Convênios 42:38

Sirvo a Jesus Cristo quando sirvo ao próximo.

Doutrina e Convênios 43:1–7

Somente o profeta pode receber revelação para toda a Igreja.

  • Peça a seus filhos que imaginem que alguém se levanta durante a reunião de testemunho e diz que recebeu uma revelação para toda a Igreja (por exemplo, uma revelação de que não devemos mais comer cenouras ou que devemos lavar as mãos com leite em vez de água). Ele fala que devemos dar atenção ao que ele diz e não ao profeta. O que há de errado nisso? Vocês podem então estudar Doutrina e Convênios 43:1–7 juntos para descobrir como o Senhor dá mandamentos a Sua Igreja.

  • Mostre uma foto do profeta vivo e convide seus filhos a compartilhar algo que ele ensinou recentemente. Se precisarem de ajuda, compartilhe um vídeo ou uma mensagem de uma conferência geral recente. Por que é uma bênção termos um profeta vivo hoje?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imprimir