Vem, e Segue-Me
5 a 11 de maio: “As promessas (…) serão cumpridas”: Doutrina e Convênios 45


“5 a 11 de maio: ‘As promessas (…) serão cumpridas’: Doutrina e Convênios 45”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Doutrina e Convênios 2025

“Doutrina e Convênios 45”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2025

Imagem
família no templo

5 a 11 de maio: “As promessas (…) serão cumpridas”

Doutrina e Convênios 45

A revelação na seção 45 foi recebida, de acordo com o cabeçalho da seção, “para alegria dos santos”. E há muitos motivos para nos alegrarmos com essa revelação. Nela, o Salvador faz Sua terna promessa de pleitear por nós perante o Pai (ver os versículos 3–5). Ele conta que Seu convênio eterno se espalhou por todo o mundo, como “um mensageiro (…) e [para] preparar o caminho diante [Dele]” (versículo 9). E Ele profetiza sobre Sua gloriosa Segunda Vinda. O Salvador faz tudo isso ao mesmo tempo em que reconhece que esses são tempos difíceis (ver o versículo 34), em parte por causa dos perigos que ocorrerão antes de Sua vinda. Mas esse perigo, essa escuridão não é forte o suficiente para apagar a luz da esperança. “Pois em verdade vos digo”, declarou o Senhor, “que eu sou (…) uma luz que resplandece nas trevas” (versículo 7). Só isso já é motivo para recebermos essa revelação — com quaisquer conselhos, advertências e verdades que Ele deseja dar — com alegria.

Imagem
ícone de estudo

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Doutrina e Convênios 45:1–5

Imagem
ícone do seminário
Jesus Cristo é meu advogado junto ao Pai.

Quando nos sentimos inadequados ou indignos perante Deus, podemos encontrar conforto nas palavras do Salvador em Doutrina e Convênios 45:1–5. Ao pesquisar esses versículos, considere perguntas como estas:

  • Que palavras ou frases desses versículos têm um significado especial para você?

  • Um advogado é alguém que apoia publicamente ou recomenda uma pessoa ou causa. De acordo com esses versículos, como Jesus Cristo faz isso por você? O que O qualifica para fazer isso?

  • O que o impressiona nas palavras do Salvador ao Pai? (Versículos 4–5.)

Você também pode estudar o que o élder Dale G. Renlund ensinou sobre Jesus Cristo, nosso Advogado, em “Escolhei hoje” (Liahona, novembro de 2018, p. 104). De acordo com o élder Renlund, como o propósito do Salvador se compara ao de Lúcifer?

As passagens a seguir podem contribuir para sua compreensão do papel do Salvador como Advogado. Ao estudá-las, considere escrever frases ou verdades que você poderia compartilhar com outras pessoas: 2 Néfi 2:8–9; Mosias 15:7–9; Morôni 7:27–28; Doutrina e Convênios 29:5; 62:1. Por que essas frases são importantes para você?

Ver também “Assombro me causa”, Hinos, nº 112; Tópicos e Perguntas, “Expiação de Jesus Cristo”, Biblioteca do Evangelho; “O Mediador” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Doutrina e Convênios 45:9–10

O evangelho é um estandarte para as nações.

Antigamente, um estandarte era uma bandeira levada para a batalha, usada para reunir e unificar as tropas. Um estandarte também é um exemplo ou preceito que serve como modelo para outras coisas. Ao ler Doutrina e Convênios 45:9–10, pense em como os convênios com o Senhor têm sido um estandarte para você.

Doutrina e Convênios 45:11–75

Jesus Cristo retornará em glória.

A Segunda Vinda do Senhor foi descrita como “grande” e “terrível” (Malaquias 4:5). Em Doutrina e Convênios 45, as duas descrições parecem se encaixar. Essa revelação inclui tanto advertências sóbrias quanto promessas esperançosas sobre a vinda do Senhor. Ao estudar os versículos 11–75, pondere como você pode se preparar para a Segunda Vinda com fé em Cristo em vez de medo. Registre em uma tabela como esta o que encontrar:

Profecia ou promessa

O que posso fazer

Profecia ou promessa

Uma luz (o evangelho) virá aos que se assentam em trevas (versículo 28)

O que posso fazer

Receber a luz — e compartilhá-la (versículo 29)

Profecia ou promessa

O que posso fazer

Profecia ou promessa

O que posso fazer

Profecia ou promessa

O que posso fazer

No vídeo “O Coração dos Homens Falhará” (Biblioteca do Evangelho), que conselho o presidente Russell M. Nelson deu para nos ajudar a enfrentar com paz situações temerosas?

Doutrina e Convênios 45:31–32, 56–57

Posso “[permanecer] em lugares santos” e não ser movido.

O que Doutrina e Convênios 45:31–32, 56–57 ensina sobre se preparar para a vinda do Senhor? Quais são seus “lugares santos”? O que significa “não ser movido”? Como você pode tornar mais santo o lugar onde está?

Observe que o Senhor Se referiu à parábola das dez virgens, comparando o azeite da parábola com a verdade e o Espírito Santo. Você pode ler a parábola em Mateus 25:1–13 com isso em mente. Que percepções você obtém?

Ver também David A. Bednar, “Se vós Me conhecêsseis a Mim”, A Liahona, novembro de 2016, p. 102.

Imagem
cinco virgens sábias

A Parábola das Dez Virgens, de Dan Burr

Doutrina e Convênios 45:11–15, 66–71

Sião é um lugar de segurança para os santos de Deus.

Os santos da época de Joseph Smith estavam ansiosos para edificar Sião, a Nova Jerusalém (ver Éter 13:2–9; Moisés 7:18, 62–64). O que é ensinado sobre Sião — tanto a antiga cidade nos dias de Enoque como a cidade nos últimos dias — de acordo com Doutrina e Convênios 45:11–15, 66–71? Hoje, o mandamento de estabelecer Sião se refere ao estabelecimento do reino de Deus onde quer que vivamos. O que você pode fazer para ajudar a construir Sião onde quer que você viva?

Pessoas, lugares, eventos

Clique para ver mais

Imagem
ícone da seção infantil 01

Sugestões para ensinar as crianças

Doutrina e Convênios 45:3–5

Jesus Cristo é meu advogado junto ao Pai.

  • Você pode ajudar seus filhos a entender que um advogado é alguém que apoia outra pessoa. Em seguida, você pode falar sobre exemplos de como ser um advogado com os quais eles possam estar familiarizados (como defender um amigo). Ao lerem juntos Doutrina e Convênios 45:3–5, ajude seus filhos a descobrir quem é nosso Advogado e como Ele nos ajuda.

Doutrina e Convênios 45:32

Posso “permanecer em lugares santos”.

  • Pode ser divertido colocar gravuras de uma casa, de um edifício da Igreja e de um templo ao redor da sala. Depois, você pode dar às crianças pistas que descrevam esses lugares e convidá-las a ficar perto da gravura que você está descrevendo. Peça-lhes que fiquem paradas enquanto você lê a primeira linha de Doutrina e Convênios 45:32. Quais são alguns lugares santos que Deus nos dá? Ajude seus filhos a entender que “[permanecer] em lugares santos e não [ser] movidos” significa escolher o certo em todos os momentos, não importa o que esteja acontecendo. Como podemos fazer de nosso lar um lugar mais santo?

Doutrina e Convênios 45:9

O evangelho de Jesus Cristo é um estandarte para o mundo.

  • Você pode explicar para seus filhos que antigamente eram carregadas flâmulas ou bandeiras para a batalha. Isso ajudava os soldados a saber onde se reunir e o que fazer. Leiam juntos Doutrina e Convênios 45:9 e debatam de que maneira o evangelho é como um estandarte. Seus filhos podem gostar de fazer seu próprio estandarte ou bandeira, incluindo imagens ou palavras que expressem seus sentimentos sobre o Salvador.

Imagem
levantar um estandarte

O evangelho é como um estandarte, uma flâmula ou uma bandeira.

Doutrina e Convênios 45:44–45

Jesus Cristo voltará.

  • A destruição que ocorrerá antes da Segunda Vinda pode deixar as crianças com medo. Direcioná-las a Jesus Cristo pode ajudá-las a olhar para frente com fé! Você pode convidá-las a pensar sobre como se sentem quando alguém especial vem visitá-las, como um avô ou amigo. Como elas se preparam para a visita? Depois, você poderia mostrar uma gravura do Salvador e ler Doutrina e Convênios 45:44–45. Compartilhem uns com os outros como se sentem em relação à vinda do Salvador.

  • Para ajudar seus filhos a se sentirem entusiasmados com a Segunda Vinda do Salvador, você pode escrever em pedaços de papel algumas das promessas de esperança da seção 45 (ver, por exemplo, os versículos 44–45, 51–52, 55, 58–59, 66–71). Dê a seus filhos os papéis e peça-lhes que levantem a mão quando a promessa que estão segurando for mencionada enquanto você lê os versículos. Discuta o significado dessas promessas. Você também pode cantar com seus filhos uma música sobre a Segunda Vinda do Salvador, como “Quando Jesus voltar” (Músicas para Crianças, pp. 46–47).

Ajude as crianças a reconhecer o Espírito. Ao ensinar seus filhos, conte a eles quando você sentir o Espírito Santo. Converse com eles sobre como você reconhece a influência Dele. Você pode, por exemplo, ter um sentimento de paz ou alegria ao cantar um hino sobre o Salvador.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imprimir