Vem, e Segue-Me
14 a 20 de julho: “Eu vos guiarei”: Doutrina e Convênios 77–80


“14 a 20 de julho: ‘Eu vos guiarei’: Doutrina e Convênios 77–80”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Doutrina e Convênios 2025

“Doutrina e Convênios 77–80”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2025

Imagem
Jesus Cristo como pastor

De Volta para Casa, de Yongsung Kim

14 a 20 de julho: “Eu vos guiarei”

Doutrina e Convênios 77–80

Menos de dois anos após a restauração da Igreja de Jesus Cristo, ela tinha mais de 2 mil membros e estava crescendo rapidamente. Em março de 1832, Joseph Smith se reuniu com outros líderes da Igreja “para tratar de assuntos da Igreja”: a necessidade de publicar as revelações, comprar terras para a coligação e cuidar dos pobres (ver Doutrina e Convênios 78, cabeçalho da seção). Para atender a essas necessidades, o Senhor chamou um pequeno número de líderes da Igreja para formar a Firma Unida, um grupo que uniria esforços a fim de “promover a causa” do Senhor (versículo 4) nessas áreas. No entanto, mesmo nesses assuntos administrativos, o Senhor Se concentrou nas coisas da eternidade. Afinal, o objetivo de uma gráfica ou de um armazém — como tudo mais no reino de Deus — é preparar Seus filhos para receber “um lugar no mundo celestial” e “as riquezas da eternidade” (versículos 7, 18). E, se essas bênçãos são difíceis de compreender agora, no meio da agitação da vida cotidiana, Ele nos tranquiliza: “Tende bom ânimo, porque eu vos guiarei” (versículo 18).

Imagem
ícone de estudo

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Doutrina e Convênios 77

Deus dá conhecimento às pessoas que o buscam.

Enquanto Joseph Smith e Sidney Rigdon trabalhavam na tradução inspirada da Bíblia, eles tinham perguntas sobre o livro de Apocalipse, como muitas pessoas têm. E, como Joseph bem sabia, quando lhe faltava sabedoria, podia pedir a Deus. As ideias que ele adquiriu estão em Doutrina e Convênios 77. Ao ler essa seção, anote o que sentir sobre os capítulos relevantes do livro de Apocalipse. O que você aprendeu com seu estudo sobre receber revelação?

Imagem
Joseph Smith e Sidney Rigdon lendo a Bíblia

Tradução da Bíblia, de Liz Lemon Swindle

Doutrina e Convênios 78

O que foi a Firma Unida?

A Firma Unida foi estabelecida para administrar os negócios financeiros e as publicações da Igreja em Ohio e no Missouri. Era formada por Joseph Smith, Newel K. Whitney e outros líderes da Igreja que juntaram esforços para atender às necessidades materiais da Igreja em crescimento. Infelizmente, a Firma Unida ficou endividada e foi dissolvida em 1834, quando as dívidas saíram do controle.

Ver também “Newel K. Whitney e a Firma Unida”, Revelações em Contexto, pp. 146–151; Tópicos da História da Igreja, “Firma Unida (‘Ordem Unida’)”, Biblioteca do Evangelho.

Doutrina e Convênios 78:1–7

Posso ajudar a “promover a causa” de Cristo e Sua Igreja.

O Senhor disse a Joseph Smith e a outros líderes da Igreja que administrar um armazém e uma gráfica ajudaria a “promover a causa que [tinham abraçado]” (Doutrina e Convênios 78:4). Em sua opinião, qual é a “causa” da Igreja do Salvador? Pense sobre isso enquanto lê Doutrina e Convênios 78:1–7. Quais são algumas das várias maneiras pelas quais você pode ajudar a promover essa causa — inclusive em sua família?

Ver também Manual Geral, item 1.2.

Doutrina e Convênios 78:17–18

O Senhor vai me guiar.

Em sua opinião, por que o Senhor, às vezes, chama Seus seguidores de “criancinhas”? (Doutrina e Convênios 78:17.) Você já se sentiu como uma criancinha, talvez por “ainda não [compreender]” alguma coisa ou “não [poder] suportar” algo? (Versículos 17–18.) O que você encontra nesses versículos que possa ajudá-lo a “[ter] bom ânimo” (versículo 18) em momentos como esses. Você pode encontrar uma foto sua de quando era criança e refletir sobre como você cresceu espiritualmente desde essa época. Ou pense em algo que foi difícil para você quando era jovem, mas é mais fácil agora. De que maneiras o Pai Celestial ainda quer que você seja como uma criancinha? (Ver Mosias 3:19.) Como Ele está “[guiando você]”?

Doutrina e Convênios 78:19

Imagem
ícone do seminário
Devo receber todas as coisas com gratidão.

A fim de se preparar para estudar Doutrina e Convênios 78:19, faça uma lista das coisas boas que aconteceram com você hoje. Depois, faça uma lista de coisas que realmente não parecem bênçãos para você. Reflita sobre essas listas enquanto lê Doutrina e Convênios 78:19. Que diferença faz em sua vida se você receber “todas as coisas” com gratidão — mesmo coisas que talvez não pareçam bênçãos?

Para aprender mais sobre como a gratidão a Deus pode influenciar sua vida, explore estas escrituras e faça uma lista das verdades que encontrar: Salmos 107:8–9; Lucas 17:11–19; Filipenses 4:6–7; Mosias 2:19–24; Alma 34:38; 37:37; Doutrina e Convênios 46:32; 59:7, 15–21.

Você pode procurar na mensagem do presidente Dieter F. Uchtdorf “Gratos em quaisquer circunstâncias” (A Liahona, maio de 2014, p. 70) conselhos sobre como ser grato. Você pode procurar conselhos semelhantes no vídeo “Presidente Russell M. Nelson: Uma Oração Profética de Gratidão, Esperança e Cura para o Mundo” (Biblioteca do Evangelho). Como a gratidão pode afetar seu relacionamento com Jesus Cristo?

Pesquisar e compartilhar. Se você for designado para ensinar, procure maneiras de ajudar as pessoas a examinar as escrituras ou as palavras dos profetas — por conta própria ou em pequenos grupos — e compartilhar o que aprenderam. Por exemplo, nessa atividade você pode dar a cada pessoa ou grupo uma seção da mensagem do presidente Uchtdorf e pedir-lhes que compartilhem uma frase ou sentença que eles acham que resume o que ele ensinou.

Ver também “Conta as bênçãos”, Hinos, nº 57; Tópicos e Perguntas, “Gratidão”, Biblioteca do Evangelho.

Doutrina e Convênios 79–80

O chamado para servir a Deus significa mais do que o chamado em que sirvo.

A respeito de Doutrina e Convênios 80, o élder David A. Bednar ensinou: “Talvez o que o Senhor esteja tentando nos ensinar nessa revelação é que a designação para trabalhar em um determinado lugar é importante e necessária, mas não está acima de um chamado para trabalhar” (“Chamados ao trabalho”, A Liahona, maio de 2017, p. 68). Que experiências o ajudaram a aprender que as palavras do élder Bednar são verdadeiras? Que outras lições você consegue identificar em Doutrina e Convênios 79–80 que podem ajudar alguém que acabou de receber um chamado?

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Pessoas, lugares, eventos

Clique para ver mais

Imagem
ícone da seção infantil 03

Sugestões para ensinar as crianças

Doutrina e Convênios 77:2

Deus criou todas as criaturas da Terra.

  • À medida que você e seus filhos leem juntos Doutrina e Convênios 77:2, vocês podem ver gravuras de animais, inclusive répteis e pássaros. Seus filhos podem apontar para as gravuras quando você ler as palavras “animais”, “répteis” e “aves do ar”. Compartilhem uns com os outros como as criações de Deus os ajudam a sentir Seu amor.

Imagem
uma borboleta

Deus criou todas as criaturas da Terra.

Doutrina e Convênios 78:4

Posso ajudar a “promover a causa” de Jesus Cristo.

  • Para ajudar seus filhos a pensar em seu papel na obra do Senhor, leia com eles Doutrina e Convênios 78:4 para identificar a “causa que [abraçamos]” (aceitamos ou escolhemos apoiar) quando fomos batizados. Ajude-os a procurar passagens das escrituras como estas para possíveis respostas: Mosias 18:8–10; Doutrina e Convênios 20:37; Moisés 1:39. Seus filhos podem gostar de fazer uma dramatização de como podem ajudar na obra do Senhor. Por exemplo, como é “carregar os fardos uns dos outros” ou “tomar sobre [nós] o nome de Jesus Cristo”? Como isso pode “promover a causa” de Cristo?

Doutrina e Convênios 78:6

Posso compartilhar com outras pessoas as coisas que tenho.

  • Para ensinar o que significa ser “iguais em coisas terrenas” (versículo 6), você pode dar a seus filhos gravuras de pessoas necessitadas (com fome, machucadas ou com frio) e objetos que as ajudariam (como comida, um curativo ou um cobertor). Depois, seus filhos podem combinar as gravuras com os objetos. O que podemos compartilhar para ajudar as pessoas necessitadas?

  • A fim de obter um contexto para a seção 78, leia com seus filhos as frases abaixo das duas primeiras gravuras do “Capítulo 28: O profeta Joseph vai de novo para o Missouri” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 108–112, ou o vídeo correspondente na Biblioteca do Evangelho). Depois, seus filhos podem fingir que estão ajudando alguém a construir uma casa, compartilhando comida ou prestando serviço de outra forma.

Doutrina e Convênios 78:18

Jesus Cristo vai me guiar.

  • Pode ser divertido para seus filhos falar sobre o que significa ser um líder e depois liderar uma atividade. Depois de lerem juntos Doutrina e Convênios 78:18, vocês podem debater ocasiões em que precisamos que Jesus nos lidere. Você pode cantar uma música como “Quero andar com Cristo” (Biblioteca do Evangelho).

Doutrina e Convênios 78:19

Devo receber “todas as coisas com gratidão”.

  • Leia com seus filhos Doutrina e Convênios 78:19 para descobrir o que o Senhor promete às pessoas que são gratas. Ajude seus filhos a entender o que significa “centuplicadas”, talvez mostrando um pequeno objeto e depois 100 unidades do mesmo objeto. Talvez eles possam fazer desenhos de coisas que receberam de Deus “com gratidão”.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imprimir