Vem, e Segue-Me
11 a 17 de agosto: “Estabelecei (…) uma casa de Deus”: Doutrina e Convênios 88


“11 a 17 de agosto: ‘Estabelecei (…) uma casa de Deus’: Doutrina e Convênios 88”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Doutrina e Convênios 2025

“Doutrina e Convênios 88”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2025

Imagem
reunião sacramental em uma casa pequena

A Escola dos Profetas era realizada nesta sala.

11 a 17 de agosto: “Estabelecei (…) uma casa de Deus”

Doutrina e Convênios 88

De vez em quando, o Senhor nos dá um vislumbre de Sua ilimitada “majestade e poder” (Doutrina e Convênios 88:47) por meio de revelações extraordinárias. Doutrina e Convênios 88 é esse tipo de revelação, que fala sobre luz, glória e reinos, fazendo com que nossas preocupações terrenas pareçam pequenas. Mesmo que não compreendamos tudo, podemos ao menos sentir que há muito mais na eternidade do que conseguimos perceber. Obviamente, o Senhor não fala dessas grandes verdades para nos intimidar ou nos fazer sentir insignificantes. De fato, Ele prometeu: “Dia virá em que compreendereis até o próprio Deus” (versículo 49; grifo do autor). Talvez tenha sido para esse glorioso fim que o Senhor ordenou a Seus santos em Kirtland que formassem a Escola dos Profetas. “Organizai-vos”, Ele disse. “Preparai todas as coisas necessárias e estabelecei (…) uma casa de Deus” (versículo 119). Mais do que em qualquer outro lugar, é dentro da casa sagrada de Deus — e em nosso lar — que Ele pode ampliar nossa visão para vermos além do mundo mortal, “[desvendar] sua face” e nos preparar para “suportar uma glória celestial” (versículos 68, 22).

Ver Santos, vol. 1, pp. 164–166.

Imagem
ícone de estudo

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Doutrina e Convênios 88

Jesus Cristo me oferece paz.

Poucos dias após advertir que a guerra seria “[derramada] sobre todas as nações” (Doutrina e Convênios 87:2), o Senhor deu uma revelação que Joseph Smith chamou de “folha de oliveira”, que é um símbolo tradicional de paz (Doutrina e Convênios 88, cabeçalho da seção; ver também Gênesis 8:11). Ao estudar a seção 88 esta semana, procure as mensagens de paz que o Senhor envia para você.

Doutrina e Convênios 88:6–67

A luz e a lei vêm de Jesus Cristo.

As palavras luz e lei são repetidas muitas vezes na seção 88. Marque ou anote os trechos em que encontrar essas palavras nos versículos 6–67 e escreva o que aprendeu sobre a luz e a lei — e sobre Jesus Cristo. O que você se sente inspirado a fazer para receber luz e viver a “lei de Cristo”? (Versículo 21.)

Ver também Isaías 60:19; João 1:1–9; 3 Néfi 15:9; Timothy J. Dyches, “A luz se apega à luz”, Liahona, maio de 2021, p. 112; Sharon Eubank, “Cristo: A luz que brilha na escuridão”, Liahona, maio de 2019, p. 73.

Imagem
família lendo as escrituras

As escrituras contêm a lei de Cristo.

Doutrina e Convênios 88:62–64

“Achegai-vos a mim”

Que experiências mostraram a você que as promessas contidas nesses versículos são verdadeiras? Qual é seu próximo passo para “[achegar-se]” a Cristo? Você pode usar o hino “Mais perto quero estar” (Hinos, nº 62) como parte de seu estudo e sua adoração.

Doutrina e Convênios 88:67–76

Posso me tornar limpo por meio da Expiação de Jesus Cristo.

O mandamento do Senhor “santificai-vos” aparece duas vezes na seção 88 (versículos 68, 74). Na sua opinião, o que isso significa? Você pode examinar algumas das passagens no verbete “Santificação” no Guia para Estudo das Escrituras (Biblioteca do Evangelho). Como nos tornamos santificados? Use essa pergunta para guiar seu estudo de Doutrina e Convênios 88:67–76 e registre quaisquer impressões espirituais que receber.

Doutrina e Convênios 88:77–80, 118–126

Imagem
ícone do seminário
“Procurai conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé.”

O Senhor disse aos santos que estabelecessem uma “escola dos profetas” em Kirtland (Doutrina e Convênios 88:137). Grande parte das instruções na seção 88 lhe ensinou como fazê-lo. Essa instrução também pode ajudá-lo a “[estabelecer] (…) uma casa de aprendizado” (versículo 119) em sua própria vida. Na verdade, você pode encarar os versículos 77–80 e 118–126 como um modelo para “transformar seu lar [ou sua vida] em um centro de aprendizado do evangelho” e um “local santificado de fé” (Russell M. Nelson, “Tornar-nos santos dos últimos dias exemplares”, Liahona, novembro de 2018, p. 113). Pode ser interessante esboçar como deve ser sua “transformação” pessoal, inclusive frases desses versículos que você sente que precisa aplicar.

Também pode ser útil explorar estas perguntas: Por que o aprendizado e a educação são importantes para o Senhor? O que Ele quer que eu estude? Como Ele quer que eu aprenda? Procure respostas para essas perguntas nos versículos 77–80 e em “A verdade o libertará” (Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas, pp. 30–33).

O que você acha que significa aprender “pelo estudo e também pela fé” (versículo 118)? Que ideias você obtém com a mensagem do élder Mathias Held, “Procurar conhecimento pelo Espírito”? (Liahona, maio de 2019, p. 31.)

Ver também Tópicos e Perguntas, “Buscar a verdade e evitar falsidades”, Biblioteca do Evangelho; “Uma escola e uma investidura”, Revelações em Contexto, pp. 180–188.

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Pessoas, lugares, eventos

Clique para ver mais

Imagem
ícone da seção infantil 01

Sugestões para ensinar as crianças

Doutrina e Convênios 88:33

O Pai Celestial concede boas dádivas.

  • Para iniciar um debate sobre Doutrina e Convênios 88:33, peça a seus filhos que falem sobre presentes que eles ganharam — tanto os que receberam com alegria quanto os que não apreciaram. Talvez eles possam encenar como receberiam um presente com alegria. Depois, você pode falar sobre os dons (ou presentes) que o Pai Celestial nos dá (como o dom do Espírito Santo). Como recebemos esses dons com alegria?

Doutrina e Convênios 88:63

Se eu buscar o Salvador, vou encontrá-Lo.

  • Doutrina e Convênios 88:63 contém palavras de ação que podem inspirar algumas atividades divertidas para incentivar seus filhos a buscar a presença do Senhor na vida deles. Por exemplo, você e seus filhos podem pensar em um jogo para debater a frase “procurai-me diligentemente e achar-me-eis” (grifo do autor) ou “batei e ser-vos-á aberto”?

As crianças precisam de variedade. “A maioria das crianças aprende melhor quando vários sentidos estão sendo usados. Encontre maneiras de ajudar as crianças a usar os sentidos da visão, da audição e do tato enquanto aprendem. Em algumas situações, você pode até encontrar maneiras de incluir os sentidos do olfato e do paladar” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 32).

  • Para enfatizar o convite do Salvador de “[achegar-se] a mim”, peça a uma criança que segure uma gravura de Jesus (como a gravura no final deste esboço) de um lado da sala enquanto as outras crianças estão do outro lado. À medida que seus filhos pensarem em coisas que podem fazer para se aproximarem do Salvador, eles podem dar um passo em direção à gravura, e a criança que está segurando a gravura pode dar um passo em direção às outras crianças. Converse com seus filhos sobre como você se aproxima do Salvador e como Ele Se aproxima de você. Você também pode cantar com eles uma música sobre esse assunto, como “O amor do Salvador” (Músicas para Crianças, pp. 42–43).

Doutrina e Convênios 88:77–80, 118

O Pai Celestial quer que eu aprenda.

  • Peça a seus filhos que contem o que estão aprendendo na escola ou na Primária. Você também pode compartilhar algumas coisas que está aprendendo. Depois, você pode mostrar a seus filhos as palavras o que, por que e como. Ajude-os a pesquisar Doutrina e Convênios 88:77–79 para descobrir o que o Senhor deseja que aprendamos. Depois, examinem juntos o versículo 80 para descobrir por que Ele quer que aprendamos e o versículo 118 para descobrir como devemos aprender.

Imagem
família lendo as escrituras

“Procurai conhecimento (…) pelo estudo e também pela fé.”

Doutrina e Convênios 88:119

Nosso lar pode ser santo como o templo.

  • Ao ler Doutrina e Convênios 88:119 para seus filhos, eles podem fazer uma torre do templo com os braços toda vez que ouvirem a palavra “casa”. Explique-lhes que o Pai Celestial quis que Joseph Smith e os santos construíssem um templo, ou uma “casa de Deus”.

  • Você pode pedir a seus filhos que escolham sete palavras que descrevam seu lar. Depois, ajude-os a encontrar em Doutrina e Convênios 88:119 as sete palavras que o Senhor usa para descrever Sua casa. Como podemos fazer de nosso lar uma “casa de Deus”?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imprimir