Vem, e Segue-Me
26 de outubro a 1º de novembro. Mórmon 1–6: “E quisera persuadir todos (…) a vos arrependerdes”


“26 de outubro a 1º de novembro. Mórmon 1–6: ‘E quisera persuadir todos (…) a vos arrependerdes’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“26 de outubro a 1º de novembro. Mórmon 1–6”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
Mórmon escrevendo nas placas de ouro

Mormon Abridging the Plates [Mórmon Resumindo as Placas], de Tom Lovell

26 de outubro a 1º de novembro

Mórmon 1–6

“E quisera persuadir todos (…) a vos arrependerdes”

Ao estudar Mórmon 1–6, pondere sobre o que pode aprender com o exemplo de Mórmon. Registre o que se sentir inspirado a fazer.

Registre suas impressões

Mórmon não fez o “relato completo” das “terríveis cenas” de iniquidade e derramamento de sangue que viu entre os nefitas (Mórmon 2:18; 5:8). Mas o que ele registrou em Mórmon 1–6 é suficiente para nos lembrar do quanto uma pessoa justa pode cair. Em meio a essa perversidade generalizada, é possível entender por que Mórmon se sentia fatigado e até mesmo desencorajado. No entanto, apesar de tudo o que viu e vivenciou, ele nunca perdeu a fé na grande misericórdia de Deus e a convicção de que o arrependimento é o caminho para recebê-la. E embora o povo de Mórmon tenha rejeitado seus pedidos para que se arrependessem, ele sabia que tinha uma audiência mais ampla para persuadir. Ele declarou: “Sim, eis que escrevo a todos os confins da Terra”. Em outras palavras, ele escreveu para você (ver Mórmon 3:17–20). E a mensagem dele para você, hoje, é a mesma que poderia ter salvado os nefitas daquela época: “Acrediteis no evangelho de Jesus Cristo. (…) [Arrependei-vos] e (…) vos [prepareis] para comparecer perante o tribunal de Cristo” (Mórmon 3:21–22).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Mórmon 1

Posso viver em retidão apesar da iniquidade que me cerca.

No início do primeiro capítulo de Mórmon, você vai observar uma grande diferença entre Mórmon e as pessoas à volta dele. Ao ler Mórmon 1, faça uma comparação entre as qualidades e os desejos de Mórmon e os de seu povo. Observe as consequências que sobrevieram a cada um deles (você vai encontrar exemplos nos versículos 14–15). O que você aprende que o inspira a viver em retidão em um mundo iníquo?

Enquanto estuda Mórmon 2–6, continue a identificar como Mórmon demonstrou fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo apesar das más influências a seu redor.

Imagem
Batalha entre nefitas e lamanitas

Battle [Batalha], de Jorge Cocco

Mórmon 2:10–15

A tristeza segundo Deus leva à verdade e a uma transformação duradoura.

Quando Mórmon viu a tristeza do povo, sentiu esperança de que eles se arrependeriam. Mas o “pesar [deles] não era para o arrependimento” (Mórmon 2:13) — não era o tipo de tristeza segundo Deus, que leva à verdadeira transformação (ver 2 Coríntios 7:8–11). Em vez disso, os nefitas sentiam a tristeza do mundo (ver Mórmon 2:10–11). Para entender a diferença entre a tristeza segundo Deus e a tristeza do mundo, faça uma tabela para anotar o que Mórmon 2:10–15 ensina sobre esses dois tipos de tristeza. Sua tabela deve ficar semelhante a esta:

Tristeza segundo Deus

Tristeza do mundo

Tristeza segundo Deus

Achega-se a Jesus (versículo 14)

Tristeza do mundo

Amaldiçoa a Deus (versículo14)

Tristeza segundo Deus

Tristeza do mundo

Tristeza segundo Deus

Tristeza do mundo

Ao meditar sobre o que aprendeu, pense em como isso pode influenciar seus esforços para vencer o pecado e se tornar mais semelhante ao Pai Celestial e ao Salvador.

Ver também Dieter F. Uchtdorf, “Você pode fazer isso agora!”, A Liahona, novembro de 2013, p. 55.

Mórmon 3:3, 9

Devo sempre reconhecer a mão de Deus em minha vida.

Mórmon escreveu sobre uma iniquidade que viu nos nefitas: eles falharam em reconhecer as bênçãos do Senhor. O presidente Henry B. Eyring nos admoestou a “achar maneiras de reconhecer e recordar a bondade de Deus. (…) Sugiro que orem, ponderem e façam a pergunta: Deus mandou uma mensagem específica para mim? Vi Sua mão agir em minha vida e na vida dos meus filhos? (…) Testifico que Ele nos ama e nos abençoa, mais do que a maioria de nós consegue reconhecer” (“Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos”, A Liahona, novembro de 2007, pp. 67, 69).

Ao ler Mórmon 3:3, 9, pondere sobre como você tem reconhecido a influência de Deus em sua vida. Quais bênçãos você recebe quando reconhece Sua influência? Quais são as consequências de não reconhecer o que Ele tem feito? (Ver Mórmon 2:26.)

Mórmon 5:8–24; 6:16–22

Jesus Cristo está de braços abertos para me receber.

Os nefitas rejeitaram os ensinamentos de Mórmon, mas ele esperava que o registro que fez tivesse influência sobre você. Ao ler Mórmon 5:8–24 e 6:16–22, o que você aprende sobre as consequências do pecado? O que aprende nessas passagens sobre os sentimentos do Pai Celestial e de Jesus a seu respeito mesmo quando peca? De que modo você sentiu que Jesus Cristo Se manifestou em sua vida de braços abertos? O que você se sente inspirado a fazer como resultado disso?

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas ideias.

Mórmon 1:2

O que significa ter “percepção rápida”? Veja algumas explicações do élder David A. Bednar no artigo “Percepção rápida”, em A Liahona, dezembro de 2006, p. 14. Como o dom da percepção rápida abençoou Mórmon? Como esse dom pode nos abençoar?

Mórmon 1:1–6, 15; 2:1–2

Seus filhos compreendem que podem desenvolver grandes qualidades espirituais e poder mesmo enquanto ainda são jovens? O exemplo de Mórmon pode ajudá-los a entender. Faça uma linha do tempo desde a infância até a juventude de Mórmon, usando as idades e os acontecimentos descritos em Mórmon 1:1–6, 15 e 2:1–2. Enquanto conversam sobre as qualidades e as experiências de Mórmon, saliente as qualidades de seus filhos que inspiram você e as pessoas ao redor deles.

Mórmon 2:18–19

Que palavras Mórmon usou para descrever o mundo em que ele vivia? De que modo ele manteve a esperança apesar da iniquidade que o cercava? Como nossa família pode fazer o mesmo?

Mórmon 3:12

Qual era o sentimento de Mórmon a respeito das pessoas à sua volta mesmo quando eram iníquas? O que podemos fazer para desenvolver o tipo de amor que ele possuía?

Mórmon 5:2

Por que, às vezes, hesitamos em pedir ajuda ao Pai Celestial quando enfrentamos dificuldades? O que podemos fazer para confiar mais no Pai Celestial?

Mórmon 5:16–18

Para ajudar sua família a entender o que significa ser “levados de um lado para outro, como palha ao vento” versículo 16, faça pequenas tiras de papel e deixe que os membros da família as soprem. Explique-lhes que palha é o que cobre uma semente e é leve o suficiente para ser espalhada pelo vento. De que modo estar “sem Cristo e sem Deus no mundo” (versículo 16) pode ser comparado à palha ao vento?

Para alguns exemplos de como ensinar as crianças, veja o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o ensino

Ensinar a doutrina clara e simples. O evangelho do Senhor é belo em sua simplicidade (ver D&C 133:57). Em vez de entreter sua família com lições extremamente elaboradas, centralize seu ensino na doutrina pura e simples.

Imagem
Mórmon assistindo à batalha entre os nefitas e os lamanitas

Mormon’s Miraculous Book [O Milagroso Livro de Mórmon], de Joseph Brickey

Imprimir