Novo Testamento 2023
11 a 17 de setembro. 2 Coríntios 1–7: “Que vos reconcilieis com Deus”


“11 a 17 de setembro. 2 Coríntios 1–7: ‘Que vos reconcilieis com Deus’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2023

“11 a 17 de setembro. 2 Coríntios 1–7”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: 2023

Imagem
Jesus Cristo

11 a 17 de setembro

2 Coríntios 1–7

“Que vos reconcilieis com Deus”

Ao ler as cartas de Paulo aos coríntios, anote alguns dos princípios do evangelho que você descobriu e reflita sobre como colocá-los em prática em sua vida.

Registre suas impressões

Algumas vezes, ser um líder na Igreja significa ter de dizer certas coisas difíceis. Isso acontecia nos dias de Paulo assim como acontece hoje em dia. Aparentemente uma carta anterior de Paulo aos santos coríntios trazia correções que deixaram alguns membros ofendidos. Na carta que se tornou 2 Coríntios, ele procurou explicar o que havia motivado suas palavras severas: “Porque em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho” (2 Coríntios 2:4). Quando estamos na situação de receber alguma correção de um líder, isso nos ajuda a saber verdadeiramente que foi inspirada por amor cristão. E mesmo nos casos em que não o for, se estivermos desejosos de enxergar as outras pessoas com o mesmo tipo de amor que Paulo sentia, será fácil responder de maneira apropriada a qualquer atitude ofensiva. Conforme o élder Jeffrey R. Holland aconselhou: “Sejam pacientes com as fraquezas humanas — as suas próprias, bem como as daqueles que servem com vocês em uma Igreja que é liderada por homens e mulheres voluntários e mortais. Com exceção de Seu perfeito Filho Unigênito, as pessoas imperfeitas sempre foram tudo o que Deus teve para usar em Sua obra” (“Eu creio, Senhor”, A Liahona, maio de 2013, p. 94).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

2 Coríntios 1:3–7; 4:6–10, 17–18; 7:4–7

Minhas provações podem ser uma bênção.

Considerando tudo o que Paulo enfrentou em sua vida, não é de surpreender que tenha escrito tanto sobre os propósitos e as bênçãos das tribulações. Ao ler 2 Coríntios 1:3–7, 4:6–10, 17–18 e 7:4–7, pense sobre a forma pela qual suas provações podem ser uma bênção. Por exemplo, você pode ponderar sobre como Deus “[o] consola em toda a [sua] tribulação” e como você pode, por sua vez, “consolar os que estiverem em alguma tribulação” (2 Coríntios 1:4). Ou pode colocar o foco na luz de Jesus Cristo, que “é quem resplandeceu em nosso coração” mesmo quando estávamos “atribulados” e “perplexos” (2 Coríntios 4:6, 8).

Ver também Mosias 24:13–17; Henry B. Eyring, “Testados, provados e aperfeiçoados”, Liahona, novembro de 2020, p. 96; Tópicos do Evangelho, “Adversidade”, topics.ChurchofJesusChrist.org.

2 Coríntios 2:5–11

Perdão é uma bênção que dou e recebo.

Não sabemos muito sobre o homem a quem Paulo se referiu em 2 Coríntios 2:5–11 — somente que ele havia transgredido (ver versículos 5–6) e que Paulo desejava que os santos o perdoassem (ver versículos 7–8). Por que falhamos algumas vezes em confirmar nosso amor para com um ente querido que nos ofendeu? (ver versículo 8). Por que a falha em perdoar prejudica as outras pessoas e a nós mesmos? (ver versículos 7, 10–11). Por que a falha em perdoar permite “que (…) sejamos vencidos por Satanás”? (versículo 11).

Ver também Doutrina e Convênios 64:9–11.

2 Coríntios 5:14–21

Por meio da Expiação de Jesus Cristo, posso ser reconciliado com Deus.

Mais do que ninguém, Paulo sabia o que significava se tornar uma “nova criatura” (2 Coríntios 5:17). Ele passou de perseguidor dos cristãos para um destemido defensor de Cristo. Ao ler 2 Coríntios 5:14–21, reflita sobre as seguintes perguntas: O que significa reconciliar? O que significa se reconciliar com Deus? Pondere sobre o que pode estar causando separação entre você e Deus. O que você precisa fazer para estar mais plenamente reconciliado com Ele? De que maneira o Salvador torna isso possível?

Pense também no que significa sermos “embaixadores da parte de Cristo” no “ministério da reconciliação” (versículos 18, 20). Quais percepções o élder Jeffrey R. Holland lhe traz na mensagem “O ministério da reconciliação”? (Liahona, novembro de 2018, p. 77).

Ver também 2 Néfi 10:23–25.

2 Coríntios 7:8–11

A tristeza segundo Deus conduz ao arrependimento.

Geralmente não pensamos na tristeza como uma coisa agradável, mas Paulo fala sobre a “tristeza segundo Deus” (2 Coríntios 7:10) como uma parte importante do arrependimento. Pense no que você pode aprender sobre a tristeza segundo Deus ao ler as seguintes mensagens: 2 Coríntios 7:8–11; Alma 36:16–21; Mórmon 2:11–15 e a mensagem da irmã Michelle D. Craig “Descontentamento divino” (Liahona, novembro de 2018, p. 52). Em que ocasião você sentiu a tristeza segundo Deus e qual foi o efeito dela em sua vida?

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

2 Coríntios 3:1–3.Alguma vez um membro de sua família chegou a pedir que alguém escrevesse uma carta de recomendação para ele, tal como para um emprego ou matrícula escolar? Peça que esse familiar conte como foi tal experiência. Paulo ensinou que a vida dos santos é semelhante a uma carta de recomendação para o evangelho de Jesus Cristo, “escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo”. Ao ler 2 Coríntios 3:1–3 juntos, conversem sobre como nossos exemplos são como cartas que podem ser “[conhecidas e lidas] por todos os homens”, demonstrando a verdade e o valor do evangelho. Talvez cada membro da família possa escrever uma carta ou “epístola” explicando de que maneira outro familiar tem sido um bom exemplo como discípulo de Jesus Cristo. Eles poderiam ler as cartas para a família e dá-las de presente para a pessoa sobre a qual escreveram. Por que é importante entender que nossa vida é como uma “carta de Cristo”?

2 Coríntios 5:6–7.O que significa dizer que “andamos por fé, e não por vista”? O que estamos fazendo para demonstrar que acreditamos no Salvador ainda que não possamos vê-Lo?

2 Coríntios 5:17.Sua família consegue pensar ou encontrar exemplos na natureza de coisas que passam por transformações notáveis e se tornam novas criaturas? (ver gravura no final deste esboço). Como o evangelho de Jesus Cristo pode nos transformar?

2 Coríntios 6:1–10.De acordo com 2 Coríntios 6:1–10, o que significa sermos “ministros de Deus”? (versículo 4). Quais qualidades um ministro de Deus tem?

2 Coríntios 6:14–18.De que maneira podemos seguir o conselho de Paulo de “retirai-vos do meio [dos iníquos], e apartai-vos”, ao mesmo tempo tendo amor por aqueles ao nosso redor?

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Música sugerida: “Faze-me, ó Pai, perdoar”, Músicas para Crianças, p. 52.

Aperfeiçoar o ensino

Compartilhe atividades com objetos. Alguns conceitos do evangelho, tal como a Expiação, podem ser difíceis de entender. Você pode usar gravuras ou objetos que ajudem sua família a compreender os princípios descobertos nas escrituras.

Imagem
Lagarta, casulo e borboleta

Quando somos convertidos ao evangelho de Cristo, nossa transformação é tão profunda que Paulo a descreve como o surgimento de uma “nova criatura” (2 Coríntios 5:17).

Imprimir