Novo Testamento 2023
13 a 19 de novembro. Tiago: “Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes”


“13 a 19 de novembro. Tiago: ‘Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2023

“13 a 19 de novembro. Tiago”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: 2023

Imagem
jovem limpando uma parede

13 a 19 de novembro

Tiago

“Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes”

Ao ler a carta de Tiago, preste atenção nas frases que se destacam para você. Como você acha que poderia ser um “cumpridor” dessas palavras? (Tiago 1:22).

Registre suas impressões

Às vezes, apenas um versículo das escrituras pode mudar o mundo. Tiago 1:5 parece ser somente um conselho simples — se você tem falta de sabedoria, peça-a a Deus. Mas quando o jovem Joseph Smith, de 14 anos de idade, leu aquele versículo, “pareceu entrar com grande força em cada fibra de [seu] coração” (Joseph Smith—História 1:12). Assim inspirado, Joseph agiu de acordo com a admoestação de Tiago e buscou a sabedoria de Deus por meio da oração. E Deus, de fato, deu-a liberalmente, proporcionando a Joseph uma das visões celestiais mais marcantes da história humana — a Primeira Visão. Essa visão mudou o curso da vida de Joseph e levou à Restauração da Igreja de Jesus Cristo na Terra. Hoje em dia, todos nós somos abençoados porque Joseph Smith leu e agiu de acordo com Tiago 1:5.

O que você encontrará em seu estudo da carta de Tiago? Talvez um ou dois versículos poderão causar uma mudança em você ou em alguém que você ama. À medida que buscar cumprir sua missão, você pode encontrar orientação em sua vida. Pode ser que você encontre incentivo para falar com bondade ou ser mais paciente. Você pode se sentir inspirado a alinhar melhor suas ações à sua fé. Seja o que for que o inspire, deixe que essas palavras “[entrem] (…) em cada fibra de [seu] coração”. Então, ao receber “com mansidão a palavra”, como escreveu Tiago, seja um cumpridor dela e não somente ouvinte (ver Tiago 1:21–22).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Quem era Tiago?

Em geral, acredita-se que o autor da carta de Tiago era filho de Maria, a mãe de Jesus Cristo, e era, portanto, meio-irmão do Salvador. Tiago é mencionado em Mateus 13:55; Marcos 6:3; Atos 12:17; 15:13; 21:18 e Gálatas 1:19; 2:9. Com base nessas escrituras, parece que Tiago era um líder da Igreja em Jerusalém e tinha sido chamado para ser um apóstolo (ver Gálatas 1:19).

Tiago 1:2–4; 5:7–11

Suportar as aflições com paciência leva à perfeição.

Depois de ler Tiago 1:2–4; 5:7–11, em sua opinião, seria a mensagem principal de Tiago sobre paciência? Algo que pode ajudar é refletir o que a família do élder Jeremy R. Jaggi aprendeu sobre paciência ao ler esses versículos (ver “Que ‘tenha (…) a paciência a sua obra perfeita’ e que tenhamos ‘grande regozijo’!”, Liahona, novembro de 2020, p. 99). O que é a “obra perfeita” da paciência? (Tiago 1:4). Como você pode demonstrar ao Senhor que está se esforçando para ser paciente?

Tiago 1:3–8, 21–25; 2:14–26; 4:17

A fé requer ação.

Como você sabe se tem fé em Jesus Cristo? Como suas obras demonstram sua fé em Deus? Pense sobre essas perguntas enquanto estuda os ensinamentos de Tiago sobre a fé. Pode ser interessante ler a respeito de Abraão e Raabe, dois exemplos que Tiago mencionou (ver Gênesis 22:1–12; Josué 2). De que maneira eles demonstraram fé em Deus?

Ao ler Tiago 1:3–8; 21–25; 2:14–26; 4:17 pense de que maneiras você pode ser mais cumpridor da palavra. Registre as impressões que receber e faça planos para segui-las.

Ver também Alma 34:27–29; 3 Néfi 27:21.

Imagem
Abraão ora fora de sua tenda

“Creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça” (Tiago 2:23). Abraão nas Planícies de Manre, de Grant Romney Clawson

Tiago 1:263:1–18

As palavras que falo têm poder para ofender ou abençoar as outras pessoas.

Entre as ricas imagens usadas por Tiago ao longo de sua carta, algumas das expressões mais vívidas são encontradas em seu conselho a respeito do que falamos. Faça uma lista de todas as maneiras pelas quais Tiago descreveu a língua ou a boca. O que cada comparação ou imagem sugere sobre as palavras que usamos? Pense em algo que você pode fazer para abençoar alguém com suas palavras (ver Doutrina e Convênios 108:7).

Tiago 2:1–9

Como discípulo de Jesus Cristo, devo amar todas as pessoas, seja qual for a situação delas.

Tiago advertiu os santos especificamente contra o favorecimento do rico e o desprezo pelo pobre, mas sua advertência pode ser aplicada às ideias pré-concebidas ou preconceitos que possamos ter com outras pessoas. Ao estudar Tiago 2:1–9 em espírito de oração, examine seu próprio coração e ouça os sussurros do Espírito Santo. Pode ser útil substituir algumas frases nesses versículos, como “algum pobre com veste sórdida” (versículo 2), por outras palavras ou frases que descrevam pessoas que você pode ser tentado a julgar injustamente. Você consegue perceber alguma mudança que precisa fazer na maneira como trata ou pensa sobre os outros?

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Tiago 1:5.Depois de ler Tiago 1:5, sua família pode fazer um resumo do relato da Primeira Visão (ver Joseph Smith—História 1:8–20) ou assistir ao vídeo “Pedir a Deus: A Primeira Visão de Joseph Smith” (em ChurchofJesusChrist.org). Convide os membros da família a prestar testemunho do profeta Joseph Smith e das experiências quando o Pai Celestial respondeu às suas orações.

Tiago 1:26–27.Vocês podem assistir ao vídeo “O Verdadeiro Cristianismo” (ChurchofJesusChrist.org). Em seguida, leiam a definição de Tiago sobre “religião pura” em Tiago 1:26–27 e conversem sobre as maneiras pelas quais sua família pode praticar a religião com mais pureza.

Tiago 3.Tiago 3 inclui muitas imagens que podem inspirar aulas memoráveis com objetos para ajudar sua família a se lembrar de como falar com mansidão. Por exemplo, vocês podem fazer uma fogueira juntos e conversar sobre como uma pequena palavra rude pode causar um grande problema (ver versículos 5–6). Ou você pode servir algo azedo em algo que geralmente é usado para servir alimentos doces — como suco de limão em uma garrafa de mel. Isso pode levar a uma conversa sobre usar palavras amáveis e edificantes (ver versículos 9–14).

Tiago 4:5–8.Por que devemos nos “[achegar] a Deus” (Tiago 4:8) quando nos defrontamos com a tentação?

Tiago 5:14–16.O presidente Dallin H. Oaks ensinou que “os pais devem incentivar que haja mais bênçãos do sacerdócio na família” (“Os poderes do sacerdócio”, Liahona, maio de 2018, p. 67). Talvez ler Tiago 5:14–16 e contar uma experiência sobre receber uma bênção do sacerdócio possam encorajar os membros da família a pedir bênçãos quando estão doentes ou precisam de força espiritual.

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Neste mundo”, Hinos, nº 136.

Aperfeiçoar o estudo pessoal

Pratique o que aprendeu. Ao estudar, ouça os sussurros do Espírito sobre como aplicar em sua vida o que você está aprendendo. Comprometa-se a seguir esses sussurros e viva mais plenamente o evangelho. (Ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 35.)

Imagem
Joseph Smith lendo a Bíblia

A admoestação de Tiago, “peça-a a Deus” (Tiago 1:5), inspirou Joseph Smith a buscar a sabedoria de Deus. Fotografia: Christina Smith.

Imprimir