Doutrina e Convênios 2021
15 a 21 de fevereiro. Doutrina e Convênios 14–17: “[Servir] de testemunha”


“15 a 21 de fevereiro. Doutrina e Convênios 14–17: ‘[Servir] de testemunha’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Doutrina e Convênios 2021

“15 a 21 de fevereiro. Doutrina e Convênios 14–17”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2021

Imagem
Joseph Smith e as três testemunhas ajoelhadas em oração

15 a 21 de fevereiro

Doutrina e Convênios 14–17

“[Servir] de testemunha”

Como você pode ajudar as crianças a servir de testemunhas do evangelho? As atividades deste esboço dão algumas ideias.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Convide algumas crianças a contar algo que aprenderam esta semana, em casa ou na Primária, que elas acreditam ser verdade.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Doutrina e Convênios 14:1–7

Posso ajudar o Senhor a fazer Sua obra.

Pondere sobre como as palavras do Senhor a David Whitmer podem ajudar as crianças a entender como elas podem participar da obra de Deus.

Atividades sugeridas

  • Fale brevemente a respeito de alguns detalhes sobre a família Whitmer (ver Santos, vol. 1, pp. 68–71 ou o esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Por exemplo, conte quem era David Whitmer e como ele e sua família ajudaram Joseph Smith enquanto ele traduzia o Livro de Mórmon.

  • Ajude as crianças a entender as comparações entre trabalhar em um campo e participar da “obra grande e maravilhosa” de Deus (versículo 1). Por exemplo, ceifar um campo pode simbolizar trazer almas a Cristo. Você pode mostrar a gravura de um fazendeiro, trazer os trajes de um fazendeiro para as crianças experimentarem ou debater as tarefas diárias que os fazendeiros realizam. Explique à classe que David Whitmer era um fazendeiro que queria saber como poderia ajudar o Senhor. Leia Doutrina e Convênios 14:3–4 para as crianças e as ajude a descobrir o que o Senhor disse que David Whitmer deveria fazer. Como podemos ajudar na obra do Senhor?

  • Use um presente para ensinar às crianças sobre a dádiva de Deus da vida eterna. Por exemplo, mostre às crianças um presente com um papel dentro escrito: “Vida eterna” (Doutrina e Convênios 14:7). Peça a uma criança que abra o presente e leia Doutrina e Convênios 14:7 em voz alta. Explique à classe que a vida eterna significa viver para sempre com Deus e ser como Ele. Preste seu testemunho das bênçãos de guardar os mandamentos e receber a vida eterna.

    Imagem
    missionários ensinando uma família

    O trabalho missionário é uma das formas de podermos ajudar o Senhor e Sua obra.

Doutrina e Convênios 15:6; 16:6

Posso ajudar as pessoas a se achegarem mais a Jesus Cristo.

John Whitmer e Peter Whitmer Jr. eram irmãos de David Whitmer. Assim como David, eles queriam saber como poderiam ajudar o Senhor. O Senhor pediu a eles que ajudassem a “[trazer] almas” a Ele.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que descrevam algo importante ou valioso para elas (como um brinquedo, um livro ou um jogo). Leia Doutrina e Convênios 15:6 ou 16:6 e peça a elas que levantem a mão quando ouvirem o que o Senhor disse ser “a coisa de maior valor”.

  • Com as crianças, faça uma lista das várias maneiras como elas podem ajudar alguém a seguir a Jesus Cristo, como ser amigo de outras pessoas, compartilhar as escrituras com um amigo ou orar por alguém necessitado. Para dar ideias às crianças, mostre algumas gravuras relevantes das revistas da Igreja ou do Livro de Gravuras do Evangelho. Ou as crianças poderiam fazer seus próprios desenhos. Peça-lhes que tentem fazer algo de sua lista na próxima semana.

Doutrina e Convênios 17

Posso ser uma testemunha das coisas que Deus tem feito por mim.

David Whitmer se tornou uma das três testemunhas do Livro de Mórmon e quatro de seus irmãos estavam entre as oito testemunhas. Assim como David e seus irmãos, cada um de nós pode “[servir] de testemunha” da verdade (Doutrina e Convênios 14:8).

Atividades sugeridas

  • Conte às crianças sobre as três e as oito testemunhas [ver “Capítulo 7: As testemunhas veem as placas de ouro” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 31–33) ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org]. Peça que as crianças façam um desenho das testemunhas vendo as placas.

  • Peça-lhes também que pintem a página de atividades da semana e a usem para contar o relato das três testemunhas.

  • Segure um exemplar do Livro de Mórmon e leia para as crianças a última linha de Doutrina e Convênios 17:6: “Assim como vive vosso Senhor e vosso Deus, ele é verdadeiro”. Diga às crianças que você sabe que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Incentive as crianças a serem testemunhas do Livro de Mórmon, lendo-o e orando para saber se ele é verdadeiro e, depois, compartilhando seu testemunho com as pessoas.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Doutrina e Convênios 14–16

Posso ajudar o Senhor a fazer Sua obra.

Ao debater as revelações para os irmãos Whitmer, você pode mencionar algumas maneiras por meio das quais o Senhor nos convida a ajudá-Lo em Sua obra.

Atividades sugeridas

  • Conte histórias sobre David Whitmer e sua família que você sente que serão inspiradoras para as crianças (ver Santos, vol. 1, pp. 68–71). Como o Senhor usou os Whitmer para ajudar a edificar Seu reino?

  • Em tiras de papel, escreva perguntas simples e referências de escrituras relacionadas a Doutrina e Convênios 14–16. Por exemplo: Como é a palavra de Deus? (14:2.) Qual é o maior dom de Deus? (14:7.) O que o Senhor diz ser de grande valor? (15:6; 16:6.) Peça a cada criança que selecione uma pergunta e encontre as respostas nos versículos.

  • Escreva dois títulos no quadro: Trabalho na fazenda e Obra do Senhor. Ajude as crianças a encontrar em Doutrina e Convênios 14:3–4 frases relacionadas ao trabalho na fazenda e as escreva embaixo do primeiro título. O que essas frases nos ensinam sobre a obra de Deus? Escreva as respostas das crianças embaixo do segundo título. Como podemos ajudar na obra do Senhor?

Doutrina e Convênios 17

Posso ser uma testemunha das coisas que Deus tem feito por mim.

Em Doutrina e Convênios 17, o Senhor disse a Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris que eles poderiam ser as três testemunhas do Livro de Mórmon. Ajude as crianças a aprender como elas podem ser uma testemunha da verdade também.

  • Peça às crianças que venham preparadas para falar sobre as três testemunhas [ver “Capítulo 7: As testemunhas veem as placas de ouro” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 31–33) ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org]. O que podemos aprender com esse relato sobre como ser testemunhas valentes?

  • Leiam juntos a promessa do Senhor em Doutrina e Convênios 17:1–3 e ajude as crianças a encontrar seu cumprimento no “Depoimento de três testemunhas”, no Livro de Mórmon.

  • Leiam juntos Doutrina e Convênios 17:3–5 para descobrir o que foi pedido que Oliver Cowdery, Martin Harris e David Whitmer fizessem depois de verem as placas. Quais são algumas verdades das quais podemos testificar? Comente sobre como você tem compartilhado seu testemunho com outras pessoas e peça às crianças que contem uma experiência que elas tiveram.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça-lhes que sirvam de testemunhas sobre algo que aprenderam na aula hoje. Peça também que contem na aula da próxima semana como foi essa experiência.

Aperfeiçoar o ensino

Deixar que as crianças sejam ativas. Tire proveito da natureza ativa das crianças, convidando-as a encenar uma história ou a fazer gestos que correspondam à letra de um hino ou a uma passagem de escritura (ver Ensinar à Maneira do Salvador, pp. 25–26).

Imprimir