Doutrina e Convênios 2021
20 a 26 de dezembro. Natal: A incomparável dádiva de Seu Filho divino


“20 a 26 de dezembro. Natal: A incomparável dádiva de Seu Filho divino”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Doutrina e Convênios 2021

“20 a 26 de dezembro. Natal”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical, 2021

Imagem
arte: Maria e o bebê Jesus

Nativity in Copper and Umber [A Natividade em Cobre e Marrom], de J. Kirk Richards

20 a 26 de dezembro

Natal

A incomparável dádiva de Seu Filho divino

Lembre aos alunos que o aprendizado mais importante e eficaz é aquele que ocorre na casa deles. Ao se preparar para ensinar, leve em consideração como sua aula da Escola Dominical pode reforçar o estudo pessoal e familiar deles.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Como o estudo de “O Cristo Vivo” (ChurchofJesusChrist.org) esta semana abençoou seus alunos? Leia estas palavras da irmã Jean B. Bingham, presidente geral da Sociedade de Socorro, e depois peça aos alunos que falem de experiências semelhantes que tiveram: “Ao estudar a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo com mais atenção e ao memorizar ‘O Cristo Vivo’ minha gratidão e meu amor pelo Salvador aumentaram. Cada frase desse documento inspirado contém um sermão e melhorou meu entendimento dos papéis divinos do Salvador e de Sua missão terrena. O que aprendi e senti durante esse período de estudo e reflexão confirma que Jesus verdadeiramente ‘é a luz, a vida e a esperança do mundo’” (“Que sua alegria seja completa”, A Liahona, novembro de 2017, pp. 85–86).

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

“Ninguém mais exerceu uma influência tão profunda.”

  • Os alunos poderiam ler o primeiro parágrafo de “O Cristo Vivo” e dizer por que a influência de Jesus Cristo foi e é mais profunda do que a de qualquer outra pessoa. Que outra declaração em “O Cristo Vivo” apoia essa afirmação? Peça aos alunos que digam como Ele os influencia pessoalmente. O vídeo “Por Que Precisamos de um Salvador” (ChurchofJesusChrist.org) pode complementar essa conversa.

  • Os alunos já tiveram de explicar para alguém de outra cultura por que eles comemoram o Natal? Talvez eles possam falar de suas experiências. Ou você pode pedir que imaginem que lhes foi feita essa pergunta por uma pessoa que não conhece o cristianismo. Como poderíamos responder a essa pergunta? Incentive os alunos a reler “O Cristo Vivo” com essa pergunta em mente e peça-lhes que expressem sua opinião. Em classe, vocês poderiam também ler Lucas 2:10–14 ou cantar um hino que expresse a alegria do Natal (como “Mundo feliz, nasceu Jesus”, Hinos, nº 121) e falar dos motivos de sentirmos uma “grande alegria” com o nascimento de Cristo. O que podemos fazer para receber nosso Rei?

    Imagem
    Jesus Cristo

    Light of the World [Luz do Mundo], de Howard Lyon

“Graças damos a Deus [por Sua] incomparável dádiva.”

  • Em “O Cristo Vivo”, os apóstolos se referem ao Salvador como uma “dádiva” de nosso Pai Celestial. Para ajudar os alunos a saber mais a respeito dessa dádiva, escreva no quadro Por meio de Jesus Cristo, Deus nos dá a dádiva de… e peça aos alunos que façam sugestões para completar essa frase, com base no que leram em “O Cristo Vivo” e na citação do presidente Russell M. Nelson nos “Recursos adicionais”. Como obtemos essas dádivas? Você poderia pedir aos alunos que escolham uma delas e se esforcem para receber essa dádiva mais plenamente.

Imagem
ícone de recursos adicionais

Recursos adicionais

Dádivas que o Salvador oferece.

Ao discursar na época de Natal, o presidente Russell M. Nelson mencionou quatro dádivas que o Salvador oferece a todos que desejam recebê-las:

“Primeira, Ele deu a vocês e a mim uma capacidade ilimitada de amar. Isso inclui a capacidade de amar os que não são amados e aqueles que não apenas não os amam, mas que, no momento, os perseguem e os tratam mal.

Com a ajuda do Salvador, podemos aprender a amar como Ele amou. (…)

A segunda dádiva que o Senhor nos oferece é a capacidade de perdoar. Por meio de Sua Expiação infinita, é possível perdoar aqueles que os magoaram e que nunca aceitarão a responsabilidade pela crueldade que demonstraram a vocês. (…)

A terceira dádiva do Salvador é a dádiva do arrependimento. Essa dádiva nem sempre é bem compreendida. (…) O arrependimento é uma dádiva magnífica. É um processo que nunca deve ser temido. É uma dádiva que devemos receber com alegria e que devemos usar — até mesmo abraçar — dia após dia, à medida que procuramos nos tornar mais semelhantes a nosso Salvador. (…)

A quarta dádiva que recebemos de nosso Salvador é, na verdade, uma promessa — uma promessa de vida eterna. (…) A vida eterna é o tipo e a qualidade de vida que o Pai Celestial e Seu Filho Amado têm. Quando nos oferece a vida eterna, o Pai está, na verdade, dizendo: ‘Se você decidir que vai seguir Meu Filho — se seu desejo é realmente se tornar mais semelhante a Ele —, então, com o tempo, você poderá viver como Nós vivemos e presidir mundos e reinos como Nós o fazemos’.

Essas quatro dádivas especiais vão nos trazer cada vez mais alegria à medida que as aceitarmos. Elas se tornam possíveis porque Jeová concordou em vir à Terra como o menino Jesus” (“Quatro dádivas que Jesus Cristo oferece para você”, Devocional de Natal da Primeira Presidência, 2 de dezembro de 2018, broadcasts.ChurchofJesusChrist.org).

Aperfeiçoar o ensino

Preparar-se espiritualmente. “O ensino vigoroso do evangelho não significa apenas preparar uma lição, mas preparar a si mesmo. (…) Os professores eficazes do evangelho — antes de pensarem em preencher o tempo da aula — concentram-se em preencher o coração dos alunos com o Espírito Santo” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 12).

Imprimir