Edições anteriores
1: Exercer Fé em Jesus Cristo


1

Exercer Fé em Jesus Cristo

Pondere:Como minha fé em Jesus Cristo afeta minha autossuficiência?

“Fé Simples e Pura” (Disponível em srs.LDS.org. Se você não tiver acesso ao vídeo, leia o roteiro na página seguinte.)

Debata:O que esta família fez para exercer fé em Jesus Cristo?

Leia:Leia Doutrina e Convênios 104:15 (à direita).

Prática:Escolha uma declaração abaixo e leia para si mesmo. Pense em como a escritura se aplica a você em sua busca de autossuficiência. Compartilhe seus pensamentos com o grupo.

Escrituras sobre Fé em Ação

Como Daniel não quis deixar de orar, ele foi jogado na cova dos leões, mas “Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões (…) e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus”. Daniel 6:22–23 (Ver também versículos 16–21)

“Tudo é possível ao que crê. (…) E ficou (…) como morto (…) Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou”. Marcos 9:23, 26–27 (Ver também versículos 17–22, 24–25)

“Clamai pelos rebanhos de vossos campos, para que aumentem.” Alma 34:25

O Senhor deu a Leí a Liahona para guiar sua família, e ela “funcionava para eles segundo a fé que tinham em Deus. (…) [Quando] eles foram negligentes e esqueceram-se de exercitar sua fé e diligência (…) eles não progrediram em sua jornada”. Alma 37:40-41

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, (…) e depois fazei prova de mim nisto (…) se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” Malaquias 3:10

Durante uma época de fome, Elias pediu a uma viúva que lhe desse a última refeição dela. Elias prometeu que por causa da fé exercida por ela o Senhor lhe proferia alimentos, e nunca faltou comida para ela. Ver I Reis 17

“E te (…) sustentou com o maná [por 40 anos], (…) para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.” Deuteronômio 8:3

Prática:Escreva duas maneiras específicas pelas quais você pode exercer fé em Jesus Cristo.

Imagem
mulher carregando máquina de costura

Comprometer-se:Durante a semana, pondere o restante das declarações e escrituras acima, comprometendo-se a fazer o seguinte. Assinale os quadrinhos ao completar cada tarefa:

  • Pratique exercer fé em Jesus Cristo todos os dias.

  • Ensine esse princípio para sua família.

Fé Simples e Pura

Se você não puder ver o vídeo, em vez disso, escolha um papel e leia este roteiro.

Imagem
moça das Filipinas

MOÇA DAS FILIPINAS: Está escrito em Éter 12:12: “Pois, se não houver fé entre os filhos dos homens, Deus não pode fazer milagres entre eles; portanto ele não apareceu senão depois que tiveram fé”.

PAI: Sempre que me refiro à fé, penso no poder do Pai Celestial, que quando Ele ordena a uma montanha que se mova, ela pode se mover.

MOÇA: No verão passado, meu pai havia viajado a trabalho. Geralmente quando ele recebe seu salário, ele nos envia dinheiro para nossas necessidades. Mas o dinheiro não veio, e restavam-nos apenas duas notas de 20 pesos. Era noite de sábado, e ainda precisávamos comprar as coisas para preparar-nos para o Dia do Senhor. Eu tinha minha lista e o dinheiro na mão, mas sabia que não havia como comprar as coisas de que precisávamos e ainda ter dinheiro para pagar o ônibus para ir à Igreja no dia seguinte.

Por isso, perguntei à minha mãe, e ela me disse para ir comprar o que estava na lista, porque não podíamos ficar sem aquelas coisas. E quanto a nossa passagem de ônibus, ela me disse simplesmente que Deus proveria.

A caminho da loja, fui orando para que Ele provesse um meio para que eu pudesse comprar as coisas de que precisávamos e ainda ter dinheiro para pegar o ônibus para ir à Igreja. A primeira coisa que eu precisava comprar era carvão, mas quando perguntei à vendedora, ela me disse que o saco custava 10 pesos. Da última vez que eu comprara carvão, o preço era de apenas cinco pesos. Mas eu sabia que tinha de comprar dois sacos, porque o usamos para cozinhar. E assim o fiz. Paguei 20 pesos e fui orando em silêncio para que houvesse um modo de irmos à Igreja no dia seguinte. E o Espírito me disse que fosse comprar tudo o mais de que necessitávamos.

Na lista havia água, fraldas para meu irmão e sardinhas — porque é o alimento mais barato que há. Pus a mão no bolso e senti um grande maço de papel, então o tirei do bolso e vi que havia mais cinco notas de 20 pesos enrolados na nota que restara. Consegui comprar todas as coisas de que necessitávamos e ainda havia o suficiente para pagar o ônibus no dia seguinte.

Sinto-me realmente grata pelas provações pelas quais passamos, porque naquela época pude realmente sentir a ajuda e o amor de Deus e Seu desejo de abençoar todos os Seus filhos. Dei-me conta de que se exercermos fé diariamente em tudo o que fazemos em nossas decisões cotidianas e depositarmos nossa confiança em nosso Pai Celestial, Ele vai manifestar-Se a nós. Ele vai mostrar-nos que por meio de nossa fé, Ele é capaz de abençoar-nos e de prover-nos um meio para as coisas que precisamos realizar, desde que confiemos em Seu poder.

MÃE: Faz-nos sentir humildes saber que nosso grandioso Pai Celestial Se importa com pessoas simples e comuns como nós.

Imprimir