Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
Introdução


Introdução

Jesus disse: “Aprendei de mim”. (Mateus 11:29) Aprender com o Salvador as Suas verdades é uma parte essencial da aplicação prática do evangelho. Seus esforços em estudar diariamente as escrituras o ajudarão a aproximar-se Dele, pois “foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”. (João 20:31)

Este manual de estudo está dividido em seções numeradas que correspondem às lições do curso de Doutrina do Evangelho — Novo Testamento. Cada seção fornece as designações de leitura da semana e perguntas para ajudar seu estudo. Use as perguntas para melhorar a aplicação prática das escrituras em sua vida, promover debates em família sobre temas do evangelho e preparar-se para participar de modo significativo das discussões em classe.

Este manual de estudo será uma fonte de referência importante para a família. Cada seção contém uma sugestão para uma atividade ou discussão a fim de aumentar o interesse e a criatividade no estudo do evangelho no lar.

Também está incluída em cada seção uma seqüência de escrituras: uma lista de passagens das escrituras relacionadas com a designação de leitura. Você poderá copiar essas listas na contracapa de suas escrituras. Também poderá criar suas próprias seqüências de escrituras, usando as listas do Guia para Estudo das Escrituras.

Para ressaltar uma seqüência de escrituras em seus livros, marque em suas escrituras a primeira passagem da lista. A seu lado escreva a referência da segunda passagem. Abra na segunda passagem, marque-a e escreva a referência da terceira. Continue assim, até ter marcado a última passagem da lista e completando a seqüência, escrevendo ao lado da última a referência da primeira passagem. Você poderá usar essas seqüências de escrituras para encontrar rapidamente as passagens das escrituras relacionadas a um princípio do evangelho.

Uma seção adicional no final do manual contém declarações dos profetas destes últimos dias a respeito das bênçãos do estudo das escrituras.

Você compartilha com o professor de Doutrina do Evangelho a responsabilidade de ajudar a classe a ser bem-sucedida. O Senhor disse que os professores precisam “pregar (…) no Espírito da verdade” e que aqueles que recebem a “palavra da verdade” devem “[recebê-la] pelo Espírito da verdade”. (D&C 50:17, 19) Vá para a aula preparado para contribuir com reflexões, fazer perguntas, contar experiências, prestar testemunho e ouvir atentamente ao professor e aos outros alunos. Se tiver estudado a designação de leitura e ponderado as perguntas de seu manual de estudo, estará melhor preparado para ver o cumprimento das palavras do Senhor quando disse: “Aquele que prega e aquele que recebe se compreendem um ao outro e ambos são edificados e juntos se regozijam”. (D&C 50:22)