2021
Convênios, crocodilos e você
Abril de 2021


Não perca esse devocional

Convênios, crocodilos e você

Extraído de um discurso proferido aos alunos da Ensign College em Salt Lake City, Utah, EUA, em 13 de outubro de 2020. Leia o texto completo em ensign.edu.

A irmã Sharon Eubank compartilha como evitar de modo seguro os crocodilos que estão à espreita na vida e como ajudar outras pessoas a evitá-los também.

Imagem
crocodilo embaixo da água

Às vezes quando viajo, as pessoas me dão algo que é importante para elas. Recentemente estive na casa de uma pessoa e ela me deu de presente um crocodilo de madeira que tinha esculpido. Ele foi pintado de uma forma muito bonita. As unhas e os olhos são brancos e é feito de madeira tingida de verde.

Eu o coloco em um lugar em que possa vê-lo todos os dias. Vou contar a vocês por que eu guardo esse crocodilo. Ele me lembra de algo que é importante para mim e espero que seja para vocês também.

Enfrentar os crocodilos da vida

Alguns de vocês devem conhecer o rio Mara, no Quênia. Muitos tipos de animais selvagens atravessam o rio em certas épocas do ano para chegar à grama doce do outro lado.

Mas o rio também é a morada dos crocodilos-do-nilo, de cinco metros de comprimento. Os crocodilos amam a migração do rebanho e estão sempre atentos à sua próxima refeição.

Muitas vezes, animais inexperientes como o antílope não acham que os crocodilos, de comportamento discreto, apresentam qualquer ameaça. Eles olham para o rio e veem um animal de aparência inofensiva flutuando entre as plantas, por isso pulam e começam a atravessar o rio. Eles não percebem a rapidez dos crocodilos ao se moverem e a força de suas mandíbulas quando mordem algo.

Às vezes somos o antílope e Satanás é o crocodilo. Em nossa inexperiência de atravessar a água, vemos os crocodilos no rio, mas não reconhecemos que são perigosos. Nós os ignoramos e mergulhamos diretamente na correnteza.

E geralmente, um rebanho inteiro nos segue pensando que, se entramos, deve ser porque não há problema algum em entrar também. Satanás espera até que todos fiquem em águas profundas para depois atacar.

Nosso Pai Celestial sabe que somos inexperientes, e ainda assim é provável que tenhamos de atravessar rios em nossa vida, metaforicamente falando. Ele não necessariamente tira os crocodilos da nossa vida, mas realmente nos ajuda a chegar à outra margem do rio.

Hoje eu quero falar sobre três desses auxílios do Pai Celestial.

Zebras e gnus experientes = As escrituras

Imagem
corrida de gnus

O primeiro auxílio que Ele nos oferece são aqueles que atravessaram o rio com sucesso antes de nós. Muitas vezes você verá um rebanho de antílopes pelas margens juntamente com as zebras e os gnus. As zebras e os gnus atravessam o rio com muito mais frequência do que o antílope. Se pudessem se comunicar com o antílope, teriam o que falar, mas o antílope talvez nem sempre estaria interessado.

Onde estão escritas as experiências das pessoas que atravessaram com sucesso o rio? Nas escrituras.

Bem, vocês podem dizer: isso é verdade, irmã Eubank, mas as escrituras não falam sobre as coisas que estão acontecendo na minha vida.

Alma quase virou comida de crocodilo

Gostaria de dar o exemplo de Alma, o filho. Ele passou sua juventude fazendo exatamente o oposto daquilo que seus pais queriam que ele fizesse. Ele se rebelou contra Deus, desistiu de seguir os mandamentos, maltratou e zombou de pessoas boas. E então, um dia algo aconteceu: um anjo apareceu a ele. Nas palavras de Alma:

“Fui torturado com eterno tormento. (…)

Sim, lembrei-me de todos os meus pecados e iniquidades, pelos quais me vi atormentado com as penas do inferno; sim, vi que me havia rebelado contra o meu Deus. (…)

Sim, e que havia assassinado muitos de seus filhos, ou melhor, que os levara à destruição” (Alma 36:12–14).

Em suma, Alma pulou na água como um antílope ignorante e depois maltratou outros antílopes que estavam hesitantes em entrar na água com ele. E quando todos estavam presos na correnteza, os crocodilos os rodearam e começaram a fechar o cerco. Alma foi pego. Mandíbulas poderosas o prenderam. Não havia mais volta. Ele era a comida do crocodilo.

“E aconteceu que enquanto eu estava assim sendo atormentado, (…) me lembrei também de ter ouvido meu pai profetizar (…) sobre a vinda de um Jesus Cristo, um Filho de Deus, para expiar os pecados do mundo.

Ora, tendo fixado a mente nesse pensamento, clamei em meu coração: Ó Jesus, tu que és Filho de Deus, tem misericórdia de mim. (…)

E então, eis que quando pensei isto, já não me lembrei de minhas dores; sim, já não fui atormentado pela lembrança de meus pecados” (Alma 36:17–19).

A lição vinda das escrituras e que se aplica a todos os problemas atuais que vocês estão enfrentando é esta: Jesus pode tirar um antílope ferido das mandíbulas de um crocodilo e restaurar a saúde e a segurança do antílope novamente.

Vocês podem dizer que isso é impossível. Que não faz sentido nem é fácil.

Mas é verdade!

Aconteceu na minha própria vida. Tenho cicatrizes, mas me sinto completa. Este é o milagre do arrependimento e do perdão. O evangelho faz exatamente isso. Isso aconteceu com Alma e pode acontecer com vocês. O Senhor Deus não vai mais Se lembrar de seus pecados, e vocês estarão livres. Nunca é tarde demais se vocês clamarem a Jesus Cristo por misericórdia e abandonar seus pecados.

Todos nós precisamos ler histórias metafóricas de zebras e gnus e de antílopes resgatados. Elas estão escritas para nós nas escrituras. Precisamos delas porque cometemos muitos erros e elas nos apontam para o arrependimento e o perdão de Jesus Cristo.

Botes = Convênios

Imagem
bote com remo

O segundo auxílio que o Senhor nos dá ao atravessar a água é um bote. O bote nos leva por cima da água e é rodeado por uma barreira de proteção que afasta os crocodilos. Botes podem ter velas para canalizar o vento ou motores para movê-los pela correnteza, além de lemes para facilitar ainda mais a direção.

Há alguns anos, fui passear em um pequeno caiaque com uma amiga.

Queríamos atravessar o mar onde os barcos de lagosta estavam pescando e visitar uma pequena ilha. Não tínhamos muita experiência com barcos, mas logo descobrimos que os pedais do caiaque funcionavam como um pequeno leme. O leme era uma pequena barbatana na parte traseira que conduzia o caiaque na direção que desejávamos.

Chegamos à ilha e nos divertimos muito, depois o mar começou a ficar agitado e achamos que deveríamos voltar para o continente. Assim, entramos no caiaque e começamos a atravessar o canal de volta, mas, de repente, ficou muito difícil de guiá-lo.

Demorei um pouco para perceber que tinha me esquecido de colocar o leme para baixo novamente depois de puxá-lo para cima na ilha. Isso me mostrou como aquela pequena barbatana é importante.

Nossos convênios são como botes. Eles nos cercam com uma camada protetora ao atravessarmos o rio e nos mantêm longe da água agitada e dos crocodilos. Quando nos empenhamos arduamente para guardar nossos convênios do batismo e do templo, o Espírito Santo (assim como a pequena barbatana na traseira do bote) pode nos orientar e nos conduzir a águas tranquilas.

Mas precisamos nos lembrar do Espírito Santo e não esquecer de envolvê-Lo em nossa vida. Nossa navegação se torna terrível sem a ajuda Dele.

Provérbios 3:5–6:

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.

Eu imploro a vocês que não menosprezem seus convênios. Eles são muito mais poderosos do que imaginamos. Vocês podem achar que suas promessas são apenas um pequeno bote a remo, mas ele vai se transformar em um transatlântico capaz de resgatar centenas de outras pessoas.

Por mais que seus convênios sejam voltados a vocês, eles também têm muito a ver com outras pessoas.

A vista de cima do rio = As palavras dos profetas

Imagem
vista da paisagem africana

O terceiro auxílio é a vista de cima. Do nosso ponto de vista da margem do rio, é quase impossível ver crocodilos astutos escondidos, mas de cima, eles são facilmente visíveis.

Os profetas podem ser comparados a um pequeno drone. O Senhor mostra as coisas para eles de um ângulo diferente, e eles nos dizem onde estão os crocodilos e como se movimentam na nossa vida.

A escritura de Amós 3:7 é tão verdadeira hoje como tem sido por milhares de anos: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”.

Os profetas compartilham conosco a visão de cima, na conferência geral. Uma coisa que ouvi do presidente Nelson em uma conferência geral anterior foi que o povo de Israel não foi chamado para ser melhor do que todos os outros povos, nem para ser o único povo “escolhido” e capaz de ser salvo, mas em vez disso, ele foi chamado para ser uma bandeira, um estandarte para outros povos a fim de lhes mostrar onde o povo de Israel está sendo reunido.

Todos os que estão dispostos a deixar Deus prevalecer em sua vida estão sendo reunidos para encontrar seu Deus.

Jesus convocou todas as pessoas: “Vem, segue-me”. Quando entramos nas águas do batismo, tomamos o sacramento ou recebemos a investidura no templo, tomamos sobre nós o nome de Jesus Cristo. Podemos nos tornar os estandartes Dele.

Nosso trabalho como estandarte é:

  • Sugerir experiências nas escrituras que possam ensinar às pessoas o que fazer.

  • Ajudá-las a se preparar e a construir seus próprios botes por meio de convênios.

  • Ouvir as instruções que vêm da visão superior.

Isso não diz respeito somente a vocês. Diz respeito a todas as pessoas que vocês podem ajudar a atravessar em segurança.

Presto meu testemunho pessoal de que Deus conhece vocês. Ele conhece seu nome e seus medos, e também seus desejos e pontos fortes. Testifico que vocês têm um trabalho a fazer. Ergam-se e sejam um estandarte para as nações. Que o Senhor os abençoe à medida que tentarem.

Imprimir