Parable Poster - The Sower
Viver o evangelho

Cultivar sementes pode nos ensinar sobre testemunhos.

05/14/23 | 2 min ler
Aqui está o que o Salvador e um apóstolo ensinaram.

As escrituras estão repletas de histórias chamadas de “parábolas” que comparam uma verdade espiritual com algo mais familiar às pessoas. Na parábola do semeador, o Salvador usa a metáfora do plantio de sementes para falar sobre testemunhos.1

Essa parábola nos ensina que podemos ajudar nosso testemunho a crescer em nosso coração como uma semente cresce em um bom solo. O presidente Dallin H. Oaks fez um discurso explicando mais sobre o que as partes dessa história podem significar para nós hoje.2

  • O semeador: Jesus Cristo é o semeador nessa parábola. Ele é quem nos dá a semente da verdade.
  • A semente: A semente representa a palavra de Deus, que podemos encontrar nas escrituras e nas mensagens dos profetas.

Aqui estão alguns exemplos de solo improdutivo ou as atitudes que devemos evitar.

  • Ao pé do caminho: Esse é um solo duro, onde os pássaros devoram as sementes. É como quando a palavra de Deus é dada a alguém cujo coração é duro e que não quer ouvir o Espírito.
  • Solo pedregoso: Uma semente plantada em solo pedregoso pode começar a brotar, mas acabará murchando porque não tem lugar para criar raízes. Isso pode representar alguém que deixa de nutrir seu testemunho e que acaba se afastando de Deus quando acontecem coisas difíceis que testam sua fé.
  • Espinhos: As sementes plantadas em espinhos vão ficar sufocadas e emaranhadas. Isso pode representar alguém que permite que as riquezas do mundo (posses, dependências, etc.) sejam mais importantes do que a palavra de Deus.

Então, o que significa ser plantado em bom solo? É o tipo de atitude que queremos ter.

  • Bom solo: Quando alguém está se esforçando ao máximo para aprender sobre Jesus Cristo e segui-Lo, a palavra de Deus pode ser “plantada” em seu coração. Ao continuarem se esforçando para fazer boas escolhas e nutrir seu testemunho com experiências sagradas, o testemunho criará raízes e se fortalecerá — assim como uma planta cresce e se desenvolve!

Lembrem-se que nossos líderes da Igreja, como o élder Oaks, já foram adolescentes como vocês. O testemunho deles se fortaleceu pouco a pouco, assim como o nosso pode se fortalecer. E eles ainda precisam nutrir seu testemunho todos os dias, como nós.

Procure outra publicação com uma ideia de atividade sobre como criar um bom solo em seu coração!

Verificação do solo

Que tipo de solo melhor representa seu coração neste momento? Nunca é tarde demais para começar a mudar para um bom solo!

NOTA
1. Leia sobre essa parábola em Mateus 13,nullMarcos 4 e Lucas 8.
2. Ver “A parábola do semeador”, Conferência Geral de Abril de 2015.
A imagem acima também pode ser encontrada na última capa da edição de março de 2023 da revista Força dos Jovens.

Comentários
0