Conferência Geral
Uma casa de ordem sequencial
Conferência Geral de Outubro de 2021


Uma casa de ordem sequencial

A “ordem sequencial” é uma maneira simples, natural e eficaz pela qual o Senhor ensina princípios importantes a nós, Seus filhos.

Em minha vida profissional e em meu serviço na Igreja, já discursei milhares de vezes, mas nunca diante dos 15 homens que estão sentados atrás de mim. Sinto a influência das orações de vocês e das orações deles em meu favor.

Irmãos e irmãs, sou natural do Reino de Tonga, no Pacífico Sul, mas fui criado na América do Norte. A pandemia impediu que centenas, talvez milhares de jovens missionários tonganeses que serviam ao redor do mundo retornassem à sua amada pátria por causa do fechamento das fronteiras. Alguns élderes tonganeses estão em missão há três anos, e algumas sísteres há mais de dois anos! Eles esperam pacientemente com a fé pela qual nosso povo é conhecido. Enquanto isso, não fiquem muito alarmados se alguns desses missionários que servem em sua ala ou estaca estiverem cada vez mais parecidos comigo — com rugas e cabelo grisalho. Somos gratos aos missionários em todos os lugares por seu serviço dedicado, mesmo que sua missão seja mais longa ou mais curta do que eles haviam previsto, por causa da pandemia.

Certo domingo, quando eu era diácono, estava no hall de entrada da capela distribuindo a água do sacramento quando uma mulher entrou no edifício. Cumprindo meu dever, eu me aproximei dela e estendi a bandeja. Ela concordou com a cabeça, sorriu e pegou um copinho de água. Ela havia chegado tarde demais para partilhar do pão do sacramento. Pouco tempo depois dessa experiência, meu mestre familiar, Ned Brimley, ensinou-me que muitos aspectos e bênçãos do evangelho de Jesus Cristo são concedidos a nós em ordem sequencial.

Posteriormente naquela semana, Ned e seu companheiro vieram à nossa casa e compartilharam uma lição memorável. Ned nos lembrou de que houve ordem na maneira em que Deus criou a Terra. O Senhor teve muito cuidado ao explicar a Moisés a ordem na qual Ele havia criado a Terra. Primeiro, Ele começou separando a luz das trevas; depois, a água da terra seca. Acrescentou a vida vegetal e os animais antes de incorporar ao recém-formado planeta Sua maior criação: a humanidade, começando com Adão e Eva.

“E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou. (…)

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” (Gênesis 1:27, 31).

O Senhor estava contente. E Ele repousou no sétimo dia.

A ordem sequencial em que a Terra foi criada nos dá uma visão não só do que é mais importante para Deus, mas também do porquê e de para quem Ele criou a Terra.

Imagem
Ned Brimley e família

Ned Brimley enfatizou sua inspirada lição com uma simples declaração: “Irmão Vai, a casa de Deus é uma casa de ordem. Ele espera que você viva sua vida em ordem e na sequência apropriada. Ele deseja que você sirva missão antes de se casar”. Em relação a isso, os líderes da Igreja ensinam atualmente que “o Senhor espera que todo rapaz em boas condições de saúde se prepare para servir (…). Moças (…) que tiverem o desejo de servir também devem se preparar” (Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, item 24.0, ChurchofJesusChrist.org). O irmão Brimley continuou: “Deus deseja que você se case antes de ter filhos. Ele quer que você desenvolva continuamente seus talentos ao obter uma formação acadêmica”. Se vocês optarem por levar sua vida fora de sequência, ela será mais difícil e caótica.

O irmão Brimley também nos ensinou que, por meio de Seu sacrifício expiatório, o Salvador nos ajuda a restaurar a ordem em nossa vida, mesmo que ela esteja caótica ou fora de sequência devido às escolhas ruins que fazemos ou que outras pessoas fazem.

A partir desse momento, fiquei fascinado pela “ordem sequencial”. Desenvolvi o hábito de procurar padrões sequenciais na vida e no evangelho.

O élder David A. Bednar ensinou o seguinte princípio: “Ao estudar, aprender e viver o evangelho de Jesus Cristo, a sequência geralmente é instrutiva. Pensem, por exemplo, nas lições sobre prioridades espirituais que nos ensinam a sequência dos principais acontecimentos da Restauração da plenitude do evangelho do Salvador nestes últimos dias”.

O élder Bednar mencionou a Primeira Visão e a primeira visita de Morôni a Joseph Smith a fim de ensinar ao jovem profeta, primeiramente, a respeito da natureza e do caráter de Deus e, depois, do papel que o Livro de Mórmon e Elias, o Profeta, desempenhariam na coligação de Israel, em ambos os lados do véu, nesta última dispensação.

O élder Bednar conclui: “Essa inspiradora sequência é instrutiva sobre as questões espirituais de maior prioridade para Deus” (“O coração dos filhos voltar-se-á”, A Liahona, novembro de 2011, p. 24).

Algo que percebi é que essa “ordem sequencial” é uma maneira simples, natural e eficaz pela qual o Senhor ensina princípios importantes a nós, Seus filhos.

Viemos à Terra para aprender e ter experiências que de outra forma não teríamos. Nosso crescimento é específico para cada um de nós individualmente e é um componente vital do plano do Pai Celestial. Nosso crescimento físico e espiritual começa por etapas e se desenvolve lentamente ao adquirirmos experiência de maneira sequencial.

Alma dá um vigoroso sermão sobre a fé ao utilizar a analogia de uma semente que, se cultivada e nutrida adequadamente, brota como uma pequena muda e se torna uma árvore madura e plenamente desenvolvida que produz frutos deliciosos (ver Alma 32:28–43). A lição é que sua fé aumentará à medida que vocês nutrirem a semente — ou seja, a palavra de Deus — e derem lugar a ela em seu coração. Sua fé aumentará à medida que a palavra de Deus começar “a inchar em vosso peito” (versículo 28). A imagem de que a semente incha, brota e começa a crescer (ver versículo 30) é ao mesmo tempo visual e instrutiva. Também é sequencial.

O Senhor nos ensina individualmente, de acordo com a capacidade e a maneira que aprendemos. Nosso crescimento depende de nossa disposição, nossa curiosidade natural, nosso nível de fé e nossa compreensão.

Néfi recebeu um ensinamento que Joseph Smith aprendeu em Kirtland, Ohio, mais de 2.300 anos depois: “Pois eis que assim diz o Senhor Deus: Darei aos filhos dos homens linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali; e abençoados os que dão ouvidos aos meus preceitos e escutam os meus conselhos, porque obterão sabedoria” (2 Néfi 28:30).

O fato de aprendermos “linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali” é, novamente, sequencial.

Pense nas seguintes declarações que ouvimos durante a maior parte de nossa vida: “Primeiro o mais importante” ou “Não colocar a carroça na frente dos bois”. Ou então: “É preciso andar antes de correr”. Todos esses ditados descrevem coisas sequenciais.

Os milagres acontecem de acordo com uma ordem sequencial. Eles só ocorrem após exercermos fé. A fé precede o milagre.

Os rapazes também são ordenados aos ofícios do Sacerdócio Aarônico em sequência, de acordo com a idade daquele que está sendo ordenado: diácono, mestre e sacerdote.

As ordenanças de salvação e exaltação são sequenciais em sua natureza. Somos batizados antes de recebermos o dom do Espírito Santo. As ordenanças do templo são igualmente sequenciais. É evidente que, como meu amigo Ned Brimley tão sabiamente me ensinou, o sacramento é sequencial — ele começa com o pão, seguido da água.

“E quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

E tomando o cálice, e dando graças, deu-o a eles, dizendo: Bebei dele todos;

Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para a remissão dos pecados” (Mateus 26:26–28).

Em Jerusalém e nas Américas, o Salvador instituiu o sacramento exatamente nessa mesma ordem.

“Eis que minha casa é uma casa de ordem, diz o Senhor Deus, e não uma casa de confusão” (Doutrina e Convênios 132:8).

O arrependimento é sequencial. Começa com a fé em Jesus Cristo, mesmo que seja apenas uma partícula de fé. A fé exige a humildade, que é um elemento essencial para se ter um “coração quebrantado e um espírito contrito” (2 Néfi 2:7).

De fato, os primeiros quatro princípios do evangelho são sequenciais. “Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: primeiro, Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo, Arrependimento; terceiro, Batismo por imersão para a remissão de pecados; quarto, Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo” (Regras de Fé 1:4).

O rei Benjamim ensinou esta importante verdade a seu povo: “E vede que todas estas coisas sejam feitas com sabedoria e ordem; porque não se exige que o homem corra mais rapidamente do que suas forças o permitam. E, novamente, é necessário que ele seja diligente, para que assim possa ganhar o galardão; portanto, todas as coisas devem ser feitas em ordem” (Mosias 4:27).

Que vivamos nossa vida em ordem e procuremos seguir a sequência que o Senhor delineou para nós. Seremos abençoados ao buscarmos e seguirmos os padrões ensinados pelo Senhor e a sequência na qual Ele ensina o que é mais importante para Ele. No sagrado nome de Jesus Cristo, amém.