Biblioteca
Vós Sois as Minhas Testemunhas


Vós Sois as Minhas Testemunhas

Programa dos Seminários e Institutos de Religião com Transmissão via Satélite• 4 de Agostode 2015

O Espírito aqui é tão sagrado, e, assim como vocês, sou grata por tudo o que foi ensinado.

Em uma de suas últimas epístolas, Mórmon ensinou:

“Pois eis que Deus, conhecendo todas as coisas, existindo de eternidade em eternidade, eis que enviou anjos para ministrarem entre os filhos dos homens e darem-lhes instruções relativas à vinda de Cristo; e em Cristo virão todas as coisas boas (…)

“Portanto, pelo ministério de anjos e por toda palavra que procedia da boca de Deus começaram os homens a exercer fé em Cristo; e assim, pela fé, apegaram-se a todas as coisas boas; e assim foi até a vinda de Cristo”.1

Na minha opinião, vocês, professores dos Seminários e Institutos matutino e em horário escolar, no lar, nas igrejas, nas escolas, nas faculdades e nas universidades estão entre os anjos enviados por Deus para ministrar a Seus filhos de modo que possam exercer fé em Cristo e assim se apegarem a todas as coisas boas. Agradeço por vocês ensinarem Sua doutrina pura pelo poder do Espírito Santo. Obrigada por estarem lá todos os dias, cedo ou tarde, declarando a palavra de Deus, que é “o poder de Deus para a salvação”.2 Sou grata por seus cônjuges maravilhosos, suas esposas e maridos, que também são anjos por sua influência amorosa e por seu apoio.

É um privilégio sagrado e glorioso declarar a palavra de Deus — servir como uma de Suas testemunhas e ensinar a verdade eterna. O profeta Isaías declarou a palavra do Senhor para todo o Seu povo do convênio:

“Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor (…)

“Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. 

(…) Pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus”.3

É um privilégio sagrado ajudar a nova geração a aprender a palavra de Deus para que ela também exerça a fé e se torne testemunha de Cristo.

Os rapazes e as moças que se sentam nas classes do Seminário e do Instituto no mundo todo fizeram convênios de amar, servir a Deus e de ser Suas testemunhas. Por sua fé em Cristo, eles foram batizados e receberam o Espírito Santo de modo que possam conhecer a verdade e “falar a língua dos anjos”.4 Eles são “os filhos dos profetas; (…) da casa de Israel; (…) [são] do convênio que o Pai fez (…) , dizendo a Abraão: Em tua semente serão benditas todas as famílias da Terra”.5

Pela fé, todo rapaz e toda moça tem a capacidade de falar em nome de Cristo, pelo Espírito e “servir de testemunha [Dele] em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares”.6

Hoje, vamos ponderar o que pode acontecer em uma classe do Seminário ou do Instituto para ajudar a nova geração a realmente se tornar testemunha de Deus. Essa geração, com certeza, tem esse desejo.

Em maio deste ano, em preparação para o evento do Facebook, Cara a Cara, com o Élder David A. Bednar e sua esposa, Susan, os jovens do mundo todo enviaram mais de 11.000 perguntas. Muitas perguntas foram relacionadas a como agir com amigos e familiares a fim de compartilhar, apoiar e defender os ensinamentos do evangelho de Cristo. Eles queriam saber o que dizer e o que fazer. O Élder Bednar explicou que ele e sua esposa não eram capazes de responder a todas as perguntas, dizendo que eles não tinham conhecimento nem experiência suficientes. Mas ele disse aos jovens que se eles interagissem juntos, buscando a companhia do Espírito Santo, receberiam os pensamentos e sentimentos, as impressões e a inspiração pelo poder do Espírito Santo.7

O professor é o Espírito Santo. É Sua atribuição divina ensinar, testificar e dar testemunho do Pai e do Filho8 e revelar “a verdade de todas as coisas”.9 Que grande dom é para os jovens receber o conhecimento certo, pelo Espírito, de que Deus é seu Pai e que Ele os conhece, os ama e tem um plano para eles! Que grande dom é para os jovens receber o conhecimento pelo Espírito de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que pela fé Nele e na Sua Expiação eles podem se arrepender e ser limpos de todo pecado, curados de toda a dor e sofrimento e ser capacitados a crescer, progredir e a atingir seu destino eterno! É por meio do Espírito que sentimos o amor de Deus. Pregamos o evangelho pelo Espírito para que nossos jovens possam receber o Espírito,10 para que vejam, sintam, saibam e prestem testemunho do Salvador e sejam Suas testemunhas como profetizado pelos profetas antigos.11

Irmãos e irmãs, tenho muito a aprender sobre ensinar e aprender, mas isso eu sei: Nossos profetas, videntes e reveladores modernos estão nos mostrando que podemos ensinar e aprender juntos com maior poder de conversão e com um propósito ainda mais relevante. Há pouco tempo, no Centro de Treinamento Missionário de Provo, Utah, observei os apóstolos do Senhor implementarem princípios de ensino e aprendizado que permitiram que o Espírito Santo falasse ao coração e à mente dos presidentes de missão e suas esposas, individual e pessoalmente, a fim de responder às suas perguntas e destilar sobre eles a inspiração que atendesse às suas necessidades. Os líderes da Igreja não apenas ficaram ao púlpito proferindo mensagens, como é adequado em certas ocasiões. Eles demonstraram os padrões estabelecidos pelo Senhor para aprender “pelo estudo e também pela fé”.12 O Senhor nos instruiu: “Dentre vós designai um professor e não falem todos ao mesmo tempo; mas cada um fale a seu tempo e todos ouçam suas palavras, para que quando todos houverem falado, todos sejam edificados por todos, para que todos tenham privilégios iguais”.13

O objetivo do aprendizado como descrito pelo Senhor é convidar o Espírito para ser o professor de modo que nossos jovens sejam inspirados com as respostas para suas perguntas e que o Espírito Santo “[lhes] mostre todas as coisas que [eles] deverão fazer”.14

1. Prepare-se para Aprender

Primeiro, prepare-se para aprender. A maioria das coisas que fazemos na vida exige preparação prévia. Para obtermos uma educação eterna, devemos fazer mais do que apenas comparecer às aulas. O Salvador ensinou ao povo nefita que eles deveriam ponderar as Suas palavras e orar para obter entendimento.15 Quando era um rapaz, Joseph Smith viu Deus, o Pai e Jesus Cristo em uma visão por ter buscado as escrituras e refletido repetidamente sobre suas palavras, “repetidamente” (…)16 O Presidente Joseph F. Smith recebeu a visão da redenção dos mortos porque ponderou os versículos das escrituras que tinha lido e estudado.17

Antes mesmo de entrar na sala de aula, convidamos os alunos a orar e a refletir sobre as palavras de Cristo, a fim de que sua mente e coração sejam preparados para receber conhecimento pelo poder do Espírito Santo. O Senhor disse: “Primeiro procura obter minha palavra e então tua língua será desatada; e então, se o desejares, terás meu Espírito e minha palavra, sim, o poder de Deus para convencer os homens”.18

2. Interagir para Edificar

Segundo, interaja para edificar. Ao prover oportunidades de participação em aula, damos voz aos jovens. Enquanto aprendem juntos as palavras dos profetas, respondem a perguntas inspiradas, debatem seus pensamentos e sentimentos e respondem às perguntas e preocupações de seus colegas, o Espírito do Senhor ilumina sua mente e amplia seu entendimento.19 Eles aprendem a falar em nome do Senhor “com cuidado e por indução do Espírito”.20 Compartilhar o que o Espírito do Senhor lhes têm ensinado os ajuda a vencer o medo e os fortalece na defesa dos padrões morais mais elevados e da retidão. Eles se preparam para responder às pessoas que questionam sua fé, os ridicularizam ou os acusam de ser ultrapassados ou de mentalidade limitada.

É interessante observar que muitas vezes, nas escrituras, um profeta recém-chamado se sente inadequado ao falar. Enoque exclamou: “Sou … apenas um menino e todo o povo odeia-me”.21 Mas o Senhor não parece muito preocupada a respeito de fraquezas e obstáculos. Ele responde: “Vai e faze o que te ordenei. (…) Abre tua boca e ela encher-se-á e dar-te-ei as palavras”.22

O Senhor espera que todos guardem seus convênios de servir como Suas testemunhas. Ele diz: “Abri vossa boca e ela encher-se-á e tornar-vos-ei como Néfi de outrora”.23

Sobre Néfi de outrora, o Pai Leí explicou: “Eis porém que não foi ele, mas sim o Espírito do Senhor que estava nele que lhe abriu a boca para falar, de maneira que não podia fechá-la”.24

Além do lar, não há talvez lugar melhor para fortalecer os jovens no falar em nome do Senhor “com solenidade de coração, com espírito de mansidão”,25 do que com seus colegas nas classes do Seminário e do Instituto. Nós os convidamos a interagir para edificar a fim de que possam “estar sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”.26

3. Convide a Agir

Terceiro, convide a agir. É pela vivência do evangelho que as palavras ditas por um rapaz ou por uma moça soam verdadeiras. O convite para agir é um convite para guardar seus convênios de seguir ao Salvador e agir “sem hipocrisia e sem dolo diante de Deus”.27 É um convite para que nossos jovens atendam aos sussurros do Espírito e apliquem os princípios do evangelho de modo prático. O Salvador ensinou: “Se alguém quiser fazer a vontade [de Deus], pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus”.28 Para serem testemunhas de Deus, nossos jovens precisam viver em harmonia com o que sabem.

Assim como vocês, noto a fé dos nossos jovens que entendem o que significa estar zelosamente ocupados em “fazer muitas coisas (…) e realizar muita retidão”.29 Uma dessas ocasiões ocorreu em uma trilha dos pioneiros, da qual participei recentemente.

Os jovens puxaram seus carrinhos de mão por uma parte da trilha pioneira original no Wyoming, EUA. Eles chegaram em Gravel Hill, “a descida mais longa e íngreme (…) desde [a saída de] Winter Quarters”.30 Pouco antes, em 9 de julho de 1847, a companhia original dos pioneiros de Brigham Young colocou correntes nas rodas das suas carroças para que parassem de girar de modo a fazer a descida. Mas para as jovens famílias pioneiras puxando os carrinhos de mão naquele dia, alguns membros de cada grupo conduziam o carrinho pela frente enquanto os demais se agarravam na parte de trás para impedir que descesse sem controle pela ladeira.

Foi apavorante. O chão era instável e traiçoeiro, e segurar-se aos carrinhos exigia toda a força que eles tinham. Eu não servia da ajuda alguma, então fiquei no pé do morro para observar, com uma fervorosa oração em meu coração para que tudo ocorresse bem.

Tropeçando em uma grande pedra, o primeiro carrinho de mão fez a descida em segurança. Assim que me virei para observar a descida do próximo carrinho, vi quatro rapazes passarem correndo por mim de volta ao topo do morro. Meus olhos se encheram de lágrimas e meu coração transbordou de gratidão quando percebi que assim que seu carrinho estava em segurança em terreno plano, sem uma palavra, esses rapazes fiéis correram para ajudar o próximo carrinho. Repetidamente eles ajudaram com o trabalho de levar os carrinhos em segurança para baixo. Seus esforços inspiraram diversos outros a fazerem o mesmo, e rapidamente, todos os carrinhos de mão estavam a caminho do seu local de acampamento noturno.

O que nossos jovens não perceberam foi que seu exemplo justo em Gravel Hill e em muitos outros momentos de testemunho ao longo da trilha, tanto em palavras quanto em ações, foi um testemunho para um rapaz que não é membro de nossa crença. Jack mais tarde compartilhou que enquanto estava na trilha aprendeu que os mórmons não eram os hipócritas que ele tinha pensado. Ele viu e sentiu que eles são verdadeiros. Eles vivem o que acreditam. Jack sentiu o Espírito e planeja ouvir as palestras dos missionários.

Nossos jovens não precisam conduzir carrinhos de mão por descidas rochosas para servir de testemunhas de Deus, mas com frequência, eles enfrentam grande oposição enquanto se esforçam corajosamente para defender a verdade e a retidão. Os professores na sala de aula podem ajudar todos os rapazes e moças a exercer fé em Cristo e receber o Espírito Santo. Ajudá-los na preparação ao aprender a banquetear-se com as palavras de Cristo. Interagir para edificar ao falar as palavras de Cristo. E convidar a agir ao obedecer as palavras de Cristo de modo que possam ser cheios do Espírito do Senhor. E, pelo poder do Espírito Santo, eles podem ser testemunhas de Cristo que dizem o que Ele diria, fazem o que Ele faria e se tornem como Ele é.

Testifico que Deus é nosso Pai e que Seu amor por cada um de nós é perfeito. Testifico que Jesus Cristo é o Filho santo de Deus, nosso Salvador e nosso Redentor, e que Seu amor por nós é perfeito. Testifico que em perfeito amor, o Pai e o Filho apareceram ao Profeta Joseph Smith e restauraram as leis e ordenanças do evangelho de Jesus Cristo à Terra. O Presidente Thomas S. Monson é um verdadeiro profeta que dirige hoje A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Presto testemunho de que, ao exercermos fé em Cristo e recebermos o Espírito Santo, vamos poder juntos ser testemunhas Dele. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Imprimir