Devocionais de Natal
“Dons não tão aparentes”


“Dons não tão aparentes”

Devocional de Natal da Primeira Presidência — 2021

Domingo, 5 de dezembro de 2021

Introdução

Quando eu era jovem, o ponto alto do Natal era a chegada da vovó e do vovô Lundgren. Todos os anos, eles faziam uma longa viagem em um carro velho para nos visitar. Nós os amávamos, e gostávamos muito das panquecas suecas da vovó, feitas com creme de leite fresco que ela comprava de um fazendeiro local de sua cidade natal. Ela ficava em frente ao fogão por horas, fazendo panquecas até não aguentarmos mais comer. Outras duas gerações de crianças cresceram se banqueteando com as panquecas suecas. E toda vez que as fazemos, lembramo-nos da vovó Lundgren e de sua dádiva de amor.

Algumas das melhores dádivas são as dádivas de nosso tempo e de nossos talentos. Creio que essas dádivas são dádivas sagradas.

Dons

Esta é uma época em que se espera ganhar muitos presentes. Mas esta noite, vamos fazer uma pausa para refletir sobre os dons que recebemos — e quem nos deu essas dádivas e por quê.

Deus concedeu dons a cada um de nós. Talvez vocês sintam que não são talentosos, mas têm dons espirituais de Deus para abençoar outras pessoas e se aproximarem Dele. 1

Que dons Deus lhe deu?

Para ser honesta, nunca me considerei uma pessoa muito talentosa. Não sou uma boa cantora, ou dançarina, ou atleta, ou artista, ou matemática, entre outras coisas. Sou apenas bem normal.

Houve vezes em que observei os excelentes dons de outras pessoas e me senti insignificante. Mas estou aprendendo que essas comparações não têm sentido e são até destrutivas. O mais importante foi começar a perceber o poder sagrado dos “dons não tão aparentes” de Deus e a me regozijar neles como evidência de Seu amor e de Sua confiança.

O élder Marvin J. Ashton ensinou que os dons espirituais de Deus incluem aqueles que são “dons não tão aparentes”, incluindo “o dom de pedir, o dom de ouvir, o dom de escutar e acatar a voz mansa e delicada, o dom de chorar, o dom de evitar contendas, o dom de ser agradável, (…) o dom de buscar a retidão, o dom de não julgar, o dom de buscar a orientação de Deus, o dom de ser um discípulo, o dom de se importar com o próximo, o dom da ponderação [e] o dom de orar”. 2

Essa lista os ajuda a ver seus dons por uma nova perspectiva? Ela certamente me ajuda.

Esses dons não tão aparentes tanto ajudam a edificar os filhos de Deus quanto outras pessoas que reconhecemos e celebramos com mais frequência 3 — esses dons nos ajudam a cumprir nossos propósitos mais importantes na vida. Mas, infelizmente, às vezes deixamos de apreciar ou de compartilhar nossos dons, temendo que eles não sejam tão requintados, perfeitos ou encantadores quanto gostaríamos.

Quando deixamos de apreciar esses dons não tão aparentes, perdemos a oportunidade de elevar Seus filhos — e perdemos a oportunidade de sentir o amor de Deus. 4

Tocar a canção dos seus dons

Gostaria de mostrar a vocês uma outra dádiva — uma dádiva do vovô Lundgren. O vovô sempre teve vontade de tocar violino. No entanto, o violino ficou sem uso e empoeirado na estante dele, e depois na minha, por muitos anos — e a música daquelas cordas ficou em silêncio.

Comparem esse violino ao violino de minha neta, Scarlett, de 6 anos de idade. Ela tem um dom para compartilhar conosco esta noite.

[Scarlett tocando violino]

Obrigada, Scarlett. Foi muito lindo. Eu amo você.

Os dons que recebemos do Pai Celestial devem ser compartilhados. O violino da Scarlett não é caro, e podemos encontrar falhas no instrumento ou na técnica, mas, por ter se dedicado tanto, ela nos deu uma dádiva e nos trouxe alegria.

Não permitam que os dons que Deus concedeu a vocês, mesmo os não tão aparentes, fiquem sem uso ou não sejam apreciados. Tirem da estante os dons que Ele lhes concedeu. Se vocês os guardaram por causa de dúvidas, tirem a poeira e tentem. Ofereçam-nos a Deus e a Seus filhos. Os dons que nosso Pai Celestial concedeu a nós devem ser usados e compartilhados. Todos os dons que recebemos de Deus, mesmo que sejam utilizados de modo imperfeito, trazem alegria e são, quando oferecidos a Ele, um hino de louvor.

Utilizem seu dom de ouvir com amor e visitem um amigo solitário. Vocês têm o dom de evitar contendas e de ser agradáveis? Esses dons nunca foram tão necessários. Ofereçam-nos à sua família e a seus amigos e vizinhos. Digam a uma pessoa que está sofrendo que vocês a amam e a convidem para sua casa. Ensinem uma lição inspirada. Escrevam um bilhete gentil. Utilizem seus dons para estender a mão e edificar Sião e as pessoas ao seu redor. Deus precisa de todos os tipos de pessoas. Ele deu todos os dons para edificar Seus filhos. Não deixem de cantar a música que há em vocês, de demonstrar amor e de oferecer perdão.

Receber Sua dádiva

No Natal de 1832, os santos da antiguidade, que estavam passando por dificuldades, enfrentaram agitações civis e políticas. O profeta Joseph Smith tinha acabado de profetizar sobre uma guerra civil. 5 Isso não é muito animador.

Mas em 27 de dezembro, Joseph recebeu uma outra revelação — uma “mensagem de paz” do Senhor. 6 Naqueles tempos difíceis, o Senhor lembrou a Joseph das dádivas que Ele tinha dado a Seus santos — a mais importante delas era a dádiva do Salvador Jesus Cristo e a esperança de vida eterna.

A maneira de se regozijar naquela época de Natal era vendo e recebendo as dádivas de Deus; a primeira e mais importante delas era a “incomparável dádiva” 7 de um Salvador. O mesmo se aplica a esta época de Natal.

Na revelação recebida por Joseph, o Senhor fez a ele a seguinte pergunta:

“Pois de que vale a um homem ser-lhe conferida uma dádiva e não a receber? Eis que ele não se regozija no que lhe foi dado nem se regozija naquele que faz a doação”. 8

Conclusão

Espero que cada um de nós possa ver e receber os dons que Deus nos concedeu — mas, especialmente, espero que todos possamos nos regozijar em Deus, o doador desses dons.

Sou grata pela incomparável dádiva de Seu Filho — um Filho que veio à Terra como um bebê, envolto em panos por uma jovem mãe e colocado em uma manjedoura. Um bebê que aprenderia linha sobre linha e se desenvolveria de graça em graça até dar Sua vida como uma oferta por meus pecados. Por seus pecados. Pelos pecados de todos os que já viveram ou que ainda viverão na Terra.

Cantamos as seguintes palavras de um hino muito querido:

“Mundo feliz, nasceu Jesus. Nasceu trazendo a luz!” 9

A dádiva de Jesus, o Cristo, foi dada. E que preço foi esse! A pergunta é: nós vamos recebê-Lo? Vamos dar lugar a Ele e permitir que Ele prevaleça? Como?

Testifico que receber Sua luz e Seus dons trará verdadeira alegria — alegria para o mundo e no mundo.

“Graças a Deus, pois, pelo (…) dom inefável” 10 de Seu Filho, no santo nome de Jesus Cristo, amém.

Imprimir