Devocionais de Natal
O espírito do Natal


O espírito do Natal

Devocional de Natal da Primeira Presidência

Domingo, 5 de dezembro de 2021

Meus queridos irmãos e irmãs, sinto-me grato por estar com vocês neste devocional mundial de Natal. A música e as palavras sublimes tocaram nosso coração. Elas trouxeram o verdadeiro espírito do Natal, a alegria que advém da adoração e do amor ao Senhor Jesus Cristo. Estamos unidos em nosso amor e em nossa devoção por Ele.

Esse sentimento de adoração aumenta cada vez que leio escrituras que me ajudam a saber quem Ele foi e quem Ele é. Por meio da leitura e da oração, aprendi a conhecer Jesus como Jeová, que, sob a direção de nosso Pai Celestial, foi o Criador de todas as coisas. Paulo descreveu isso da seguinte maneira:

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,

A nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, por quem fez também os mundos.

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?

E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem”. 1

No nascimento de Jesus em Belém, anjos cantaram e, conforme profetizado, uma nova estrela apareceu para iluminar o céu, honrando a entrada do Filho de Deus na vida mortal.

Ele está acima de nós, mas os acontecimentos em Seu nascimento mortal nos trazem a sensação de que Ele está perto de nós. Ele escolheu descer de Seu trono à mão direita do Pai para tomar sobre Si a mortalidade. Ele fez isso por amor a cada filho e filha de Seu Pai que nasceria neste mundo. Ele fez isso por causa do amor que tem por vocês — e por mim.

Ele poderia ter nascido em qualquer outra situação. Mesmo assim, Jesus nasceu em circunstâncias humildes, em uma pequena vila. Os pastores O acolheram. Alguns magos posteriormente foram guiados por inspiração para adorá-Lo. O líder político ordenou que Ele fosse morto. Ele teve que ser levado a um país estrangeiro para que Sua vida fosse preservada. Quando um anjo disse a Seus pais mortais que Ele poderia voltar para Seu país, eles O levaram a Nazaré. Ele passou quase 30 anos lá, crescendo e trabalhando como carpinteiro, antes de Seu ministério público começar.

Vocês talvez se perguntem, assim como eu, por que foi necessário que o Filho perfeito de Deus fosse enviado para tal missão. Lembrem-se de como Ele descreveu Sua humilde aceitação de Seu chamado:

“Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

E a vontade do Pai que me enviou é esta: que de todos quantos me deu nenhum se perca, mas que o ressuscite no último dia.

E a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”. 2

Jesus mostrou Seu amor e Sua humildade. Apesar de Seu lugar de poder e majestade com Seu Pai, Jesus escolheu homens comuns como Seus discípulos terrenos, incluindo pescadores, um coletor de impostos e um zelote.

Ele pregou e se associou com leprosos, enfermos, aleijados e desprezados. Ele amou e aceitou os mais humildes dentre eles, apesar de ter vindo das cortes reais do céu. Ele os serviu; Ele os amou e os elevou.

Sua extraordinária bondade e sensatez aumentaram até no final de Sua missão terrena. Ele enfrentou oposição e ódio, os quais Ele sabia que faziam parte da missão para a qual havia sido chamado e havia aceitado. Sua missão foi sofrer pelos pecados e pelas enfermidades de todos os que vêm à vida mortal.

Vocês se lembram das palavras de Jacó ao ensinar sobre a Expiação de Jesus Cristo:

“Oh! Quão grande é a santidade de nosso Deus! Pois ele conhece todas as coisas e não há nada que não conheça.

E ele vem ao mundo para salvar todos os homens, se eles derem ouvidos à sua voz; pois eis que ele sofre as dores dos homens, sim, as dores de toda criatura vivente, tanto homens como mulheres e crianças, que pertencem à família de Adão.

E ele sofre isto para que todos os homens ressuscitem, para que todos compareçam diante dele no grande dia do julgamento”. 3

O bebê na manjedoura em Belém era o Filho de Deus, enviado pelo Pai para Se tornar nosso Salvador. Ele foi o Filho Unigênito do Pai na carne. Ele é o nosso exemplo.

Para ter o espírito do Natal, precisamos amar como Ele amou. Suas palavras para vocês e para mim são as seguintes: “Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. 4

Vocês podem sentir o espírito do Natal, como eu senti, nessas palavras. Sinto a luz e o otimismo que advêm da influência do Espírito Santo sempre que me lembro do exemplo do Salvador do mundo e pondero sobre ele.

Para mim, talvez a lembrança mais doce seja a de que o Senhor está pronto para nos ajudar em qualquer situação. Como Mórmon ensinou,

“pois eis que Deus, conhecendo todas as coisas, existindo de eternidade em eternidade, eis que enviou anjos para ministrarem entre os filhos dos homens e darem-lhes instruções relativas à vinda de Cristo; e em Cristo virão todas as coisas boas.

E Deus declarou também aos profetas, pela própria boca, que Cristo viria.

E eis que, de diversas maneiras, manifestou coisas aos filhos dos homens; e eram boas; e todas as coisas boas vêm de Cristo; de outro modo os homens estariam decaídos e nada de bom lhes poderia advir.

Portanto, pelo ministério de anjos e por toda palavra que procedia da boca de Deus, começaram os homens a exercer fé em Cristo; e assim, pela fé, apegaram-se a todas as coisas boas; e assim foi até a vinda de Cristo.

E depois que ele veio, os homens também foram salvos pela fé em seu nome; e pela fé tornam-se os filhos de Deus. E tão certo como Cristo vive, falou ele a nossos pais, dizendo: Tudo o que for bom, se pedirdes ao Pai em meu nome, com fé e crendo que recebereis, eis que vos será concedido”. 5

Nesta época, muitos de vocês oram pedindo forças para suportar as provações que os testam até o que pode parecer para vocês o seu limite. Testifico que o Salvador e o Pai ouvem suas petições, pedindo por alívio e pelo que é bom para vocês e para aqueles a quem vocês amam e servem.

As respostas virão como vieram ao profeta Joseph Smith. Vocês reconhecerão a oração de Joseph buscando ajuda como se fosse a sua. E vocês sentirão o amor do Senhor por Joseph e por vocês em Sua resposta consoladora ao clamor de Joseph. Joseph orou:

“Ó Deus, onde estás? E onde está o pavilhão que cobre teu esconderijo?

Até quando tua mão será retida e teu olho, sim, teu olho puro, contemplará dos eternos céus os agravos contra teu povo e contra teus servos e teu ouvido será penetrado por seus lamentos?” 6

E o Senhor respondeu da mesma forma que responderá para mim e para vocês:

“Paz seja com tua alma; tua adversidade e tuas aflições não durarão mais que um momento;

E então, se as suportares bem, Deus te exaltará no alto; triunfarás sobre todos os teus inimigos.

Teus amigos apoiam-te e tornarão a saudar-te com coração caloroso e com mãos amistosas”. 7

Sei por mim mesmo que as promessas são verdadeiras para vocês, para mim e para aqueles a quem amamos. O Senhor sentiu nossas dores. Ele escolheu passar por essas coisas por causa do amor que Ele tem por nós. Ele sabe como nos ajudar a sentir paz em meio às adversidades, mesmo enquanto a prova continua. Ele enviará amigos como anjos para ficar ao seu lado “com um coração caloroso e com mãos amistosas”. Nosso próprio coração será mudado para melhor à medida que suportarmos nossas provações pessoais por meio da fé Nele. 8 E com essa mudança, nós mesmos nos tornaremos os amigos que o Senhor pode enviar como anjos para outras pessoas.

Como Sua testemunha, testifico que o bebê nascido em Belém é Jesus Cristo, o Amado Filho de Deus. Prometo que, se pedirem ao Pai Celestial com fé e em nome de Jesus Cristo, o Espírito trará sentimentos de paz a vocês e a seus entes queridos.

Expresso meu amor a vocês com meu desejo de que tenham um feliz Natal — neste ano e sempre. No sagrado nome de Jesus Cristo, amém.

Imprimir